Loja

"Día de los Muertos" e o protagonismo de um dos fragmentos da latinidade.

Descubra como essa celebração de grande importância cultural e espiritual se tornou fonte de inspiração para uma nova estampa.


• 2 mins de leitura
"Día de los Muertos" e o protagonismo de um dos fragmentos da latinidade.

O "Día de Los Muertos" é uma celebração mexicana que acontece entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro,  e marca o momento de honrar a memória daqueles que já se foram. Além da já esperada visita aos túmulos nos cemitérios das cidades, as famílias também montam altares que homenageiam essas almas viajantes.

Um baita exemplo de cultura e espiritualidade, e, desde 2003 considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a comemoração inspirou nossa estampa que ganhou o nome de “Noche de Los Muertos”. E para mergulharmos um pouquinho mais nas diversas expressões de latinidade a partir dos nossos hermanos, aqui vão mais detalhes sobre essa tradicional festividade!


Desde os tempos dos maias e astecas a comemoração acontecia durante todo o mês de agosto, mas, por ser uma prática ligada aos povos indígenas, logo sofreu com a influência dos colonizadores europeus, que buscaram aproximá-la de datas importantes para o catolicismo, como o Dia de todos os Santos e o Dia de finados - comemorados, respectivamente, em 1º e 2 de novembro.

Diferente do que muita gente pode pensar, o feriado não tem nada de mórbido não, viu? Pelo contrário: as pessoas comemoram bastante e preparam tudo com muita alegria, já que, somente nestes dias, os mortos poderão voltar a este plano para visitar suas famílias!

Por isso toda a preocupação em receber cada um da melhor forma: sempre com muita comida, música e decorações especiais, cheias de significados e memórias.

As flores representam a beleza e efemeridade da vida. Os retratos e quitutes que compõem os altares das casas, mantêm vivas as memórias dos entes queridos, reforçando ainda mais a visão sagrada da família e daqueles que vieram antes de nós.

As famosas caveiras mexicanas estão por toda a parte. Uma de suas formas muito características é feita a partir do açúcar, criando um doce típico que deve ser ofertado a alguém que já se foi. Dessa maneira, você garante também o seu lugar no paraíso.

Tem ainda um bocado de esqueletos preenchendo as cidades, e eles não estão ali por acaso: decorados com cores vibrantes e roupas reais, eles exercem o importante papel de recepcionar todas as almas vindas do outro plano.

Toda essa alegria e, de certa forma, vitalidade para celebrar um dia dedicado aos mortos parece muito diferente do que a maioria das pessoas estão acostumadas. Mas a verdade é que, mesmo cada região do México tendo alguma particularidade nesta comemoração, o período se tornou uma forma de aceitar e encarar a partida com mais leveza e menos tristeza.


Tags

coleção latinidade, día de los muertos


Escrito por

Tainara Mello

Redatora | Especialista em Marketing Criativo | Gerente de Marca | Estrategista de Conteúdo