Loja

Dia do Quadrinho Nacional: O que não falta no Brasil é assunto!

O legado de Flavio Colin para os quadrinhos brasileiros.


• 2 mins de leitura
Dia do Quadrinho Nacional: O que não falta no Brasil é assunto!

No dia 30 de janeiro é comemorado o Dia do Quadrinho Nacional, uma data criada para celebrar a arte de contar histórias por meio de desenhos, a partir de narrativas gráficas, compostas por personagens envolventes, desenhos em sequência, balões de fala e frases marcadas por onomatopeias. Uma curiosidade envolvendo a data é que nesse mesmo dia, no ano de 1869, o cartunista Angelo Agostini publicava a primeira história em quadrinho registrada no país: “As aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte”, o que permitiu que o exercício da nona arte ganhasse espaço no Brasil.

De lá pra cá, muita coisa mudou, mas o fato é que as histórias em quadrinhos seguem fazendo sucesso até os dias de hoje e, nesse ponto, é impossível falar sobre a trajetória dos quadrinhos nacionais sem mencionar a importância de Flavio Colin, um dos mais influentes cartunistas do país.

No tempo em que tudo ainda era mato, Colin já apresentava histórias com um estilo único que traziam referências da xilogravura e da narrativa dos cordéis nordestinos. Como já dizia o grande Colin, “o que não falta no Brasil é assunto” e ao retratar o país por meio de sua arte, ele apresentou ao mundo as histórias, lendas e costumes do nosso Brasil. Multitalentoso como ele só, também trabalhou como publicitário, ilustrador, escultor e quadrinista, dedicando-se ao lápis e a caneta até o raiar dos anos 2000.

Ao longo de sua carreira, Flavio Colin não mediu esforços para expandir as produções de histórias com temáticas 100% nacionais, criando a Cooperativa Editora de Trabalho de Porto Alegre (Cetpa), em parceria com outros artistas brasileiros, que tinha como objetivo dar destaque à nossa cultura por meio dos quadrinhos. Algumas pessoas têm o poder de continuar com a gente mesmo após sua partida. É um talento especial de fazer-se presente de outras formas e nós podemos afirmar que a arte do Colin segue sendo contada e admirada por aqui!

Para comemorar o Dia do Quadrinho Nacional, a coleção oficial do Flavio Colin ganhou novas estampas que vão te ajudar a carregar essa arte por onde você for.


Tags

flavio colin, camiseta, dia do quadrinho nacional