Loja

Dicas de conservação de livros


• 2 mins de leitura
Dicas de conservação de livros

Aos acumuladores e aos leitores de plantão, esse aqui é um post pra vocês. Se sua estante anda lotada de livros, se muitos deles já foram lidos (mas estão sendo comidos pelas traças) e se você enxerga mais páginas amarelas do que brancas… calma!

A gente sabe que nāo tem nada mais prazeroso do que ler um livro e estar em contato com ele, essa história de ler pelo computador ou pela tela do celular até se torna a salvação quando é a nossa única opção de leitura, mas nunca irá substituir a relação que um livro físico constrói com o leitor.

Parte de toda essa magia dos livros está na sua** formataçāo:** na capa, na escolha das fontes utilizadas, nas imagens e até mesmo na gramatura do papel. Em posse desse amontoado de folhas o leitor se vê guardião daquelas palavras e daquele objeto que vira um companheiro para todas as horas.

Como bons guardiões desejamos ver nosso livros inteiros no final das jornadas que nos propormos a fazer com eles, e para que isso aconteça existem algumas dicas que facilitam a nossa vida e garantem uma vida útil maior aos nossos exemplares.

  1. 1. Use e abuse

O livro deve ser constantemente manuseado. O simples fato de virar as páginas do seu livro faz com que haja uma oxigenação do material, evitando que as folhas se ressequem e fiquem quebradiças, assim sempre que tiver um tempo é válido fazer com que a obra respire.

**      2. Fluxo de ar**

Deixe sempre um espaço entre estante e parede, e entre os próprios livros na estante, já que a parede transmite umidade aos livros trazendo** fungos**.

**     3. Posicionamento**

A posição considera ideal para um livro é a vertical. Mas se não tem como você mante-los guardados nessa posição coloque-os horizontalmente (em forma de pirâmide) do maior para o menor (evite sobrepor mais de 3 volumes).

**    4. Pé na estrada**

Se você lê quando enfrenta filas ou em transportes públicos tente levar o livro numa** “bag”** própria para que não surjam orelhas, manchas de maquiagem, de canetas nas suas folhas ou de qualquer coisa comestível que esteja na sua bolsa.

**         5. Jeitinho**

Para que as folhas não se soltem, nunca tire o livro da estante pela parte superior. Puxe-o pelo meio da lombada.

6. Marcas

Não use clipes como marcadores de páginas, a longo prazo o metal se oxida, manchando e estragando o papel.

**         7. Divirta-se**

Essas dicas nos ajudam na conservação dos livros para que eles ainda estejam bacanudos e em bom estado depois de anos de uso, mas a gente não deve nunca se esquecer de se divertir com a experiência de uma boa leitura.

Para os apaixonados por livros, assim como nós, temos uma** biblioteca** de estampas literárias esperando para serem exploradas.


Tags