Loja

Dicas e receitas para comemorar o Dia do Hambúrguer


• 3 mins de leitura
Dicas e receitas para comemorar o Dia do Hambúrguer

No Dia do Hambúrguer, convidamos um parceiro  da Chico que é especialista em chapa quente e em receitas “rápidas e descontraídas”. Com a palavra, Tadeu, do Canal Rango!  

E se a gente fizer um hambúrguer só com o que tem na geladeira? Uma maneira muito legal de fazer hambúrguer em casa é reinventando os ingredientes que já temos prontos: sabe aquela carne moída congelada, ou aquele tomate esquecido na gaveta da geladeira, vamos reinventar esses ingredientes e fazer um hambúrguer incrível. Carnes como acém e fraldinha costumam funcionar muito bem na receita caseira. Não tem pão de hambúrguer? Não tem problema, podemos fazer ao estilo Grilled Cheese.

Para isso, separe: 4 fatias de pão de forma, 2 fatias do queijo que você tiver, separe a sua carne moída em bolinhas de 150 gramas e corte os seus tomates ao meio. Polvilhe o lado da polpa do tomate com um pouco de sal, pimenta-do-reino e um pouquinho de açúcar, leve-os ao forno a 160° até murcharem. Retire-os do forno, amasse com um garfo e reserve. Temos aí um ketchup rústico. Agora vamos preparar o pão: monte 2 mistos quentes usando 2 fatias de pão e uma fatia de queijo em cada um e reserve para a hora da montagem. Pegue a bolinha de carne moída, bata algumas vezes de uma mão para outra, achate a sua carne moída entre as mãos até criar o formato de hambúrguer, tempere com sal. Leve à frigideira bem quente com um fio de azeite. Para a carne ficar ao ponto, 2 minutos e meio de cada lado devem bastar. Monte o seu hambúrguer na seguinte ordem: um queijo quente, o hambúrguer, o ketchup rústico e por fim o segundo queijo quente. Esse preparo é muito tradicional nos Estados Unidos, faz parte do começo da história do hambúrguer e agora também fará parte das suas hamburgadas.

Não come carne, não se preocupe, também temos um hambúrguer para você. Para preparar os vegetarianos, eu gosto muito de usar cogumelos, pois eles têm uma textura muito legal e fogem daquela massa estranha que costumam usar em hambúrgueres vegetarianos. Sempre que for criar um hambúrguer vegetariano, lembre que a experiência de quem vai comer precisa ser muito legal.

Para a receita, vamos utilizar 2 cogumelos tipo shitake ou o Portobello, uma colher de chá de manteiga, 30 ml de molho shoyu. Corte os cogumelos na metade e em uma frigideira coloque a manteiga, espere derreter, junte os cogumelos e o molho shoyu, cozinhe rapidamente para os cogumelos não ficarem moles demais, nossa ideia é que eles tenham uma textura interessante na hora da mordida. Se você for vegano, substitua a manteiga dos cogumelos por um fio de azeite e também escolha um pão da sua preferência.

Se você gostar, pode usar o mesmo molho ketchup que fizemos na receita anterior, ele também funciona perfeitamente nesse preparo. Uma outra sugestão é achar aquelas folhas de couve que estão começando a amarelar na geladeira, cortar em tiras bem fininhas e fritar rapidamente em óleo quente. Esse processo vai deixar a couve super crocante e vai ser um complemento muito interessante no nosso preparo, trazendo um contraste com a suavidade de textura dos cogumelos.

Esse preparo combina muito com queijos do tipo estepe ou queijo do Reino, mas não tem nenhum problema em usar aquele queijo prato que está dando sopa por ali. Se você tiver pão de hambúrguer, essa é a hora de usar. Toste eles rapidamente em uma frigideira e monte o seu hambúrguer na seguinte ordem: ketchup rústico, cogumelos salteados no shoyu, o queijo de sua preferência, a couve crispy e para finalizar você pode usar algumas gotas de mel ou um outro molho adocicado de sua preferência.

Tem também dicas espertas de vídeos do Rango para te ajudar nessa jornada hamburgueira!


Tags

Dia do Hambúrguer, Receita hambúrguer vegetariano, Grilled Cheese, canal rango, Hambúrguer de guerrilha


Escrito por

Chico Rei

Chico Rei é uma marca que alia criatividade e tecnologia para a produção de camisetas que geram impacto social através de suas vendas.