Loja

Dicas para adquirir o hábito de leitura


• 4 mins de leitura
Dicas para adquirir o hábito de leitura

Para algumas pessoas ler é quase tão natural quanto comer ou dormir, mas não se engane! Leitura não é um dom que se tem, leitura é uma questão de hábito. Sim, você precisa se educar até que vire uma rotina. Tem gente que já gosta e facilmente já se torna um leitor, outras pessoas precisam se treinar, seja pra ler algo para faculdade ou trabalho, ou porque acham importante.

No ano passado o Instituto Pró-Livro divulgou uma pesquisa que apontou que 56% da população brasileira tem tem o hábito de ler e que os brasileiros leem em média 2,54 livros a cada 3 meses. Essas informações representam um avanço significativo, mas ainda muito restrito em geral.
Mas vamos pensar localmente: quantas pessoas próximas a você possuem o hábito de leitura? O que elas leem? E você, quantos livros você leu no último ano?
Na hora que essas perguntas começam a gente percebe que nem tudo são flores né? Então, vamos que vou dar umas dicas pra você se tornar uma criatura devoradora de livros (no melhor sentido da coisa, pelo amor).

Descubra o que você gosta – e o que você não gosta!

É fundamental fazer uma separação entre assuntos do seu interesse. Não que ao longo da vida você só vá ler o que gosta, sabemos que nem sempre é assim. Mas pra começar, por que não pegar um autor que escreveu o livro que virou aquele filme que você curte? Ou aquela obra que sempre te chamou atenção? É um bom começo! J. K. Rowling, a autora dos livros Harry Potter (obrigada eterno a essa deusa que me fez leitora <3), tem uma frase ótima pra você começar:* “Se você não gosta de ler, você ainda não encontrou o livro certo.”* Que tal partir pra caça?

Quantas páginas?

O tamanho de um livro pode assustar, verdade. Se você não tem o hábito de leitura, pegue leve! Que tal começar com crônicas e contos? Tem muitos livros de bolso que tem pequenos textos, de Edgar Allan Poe a Agatha Christie! Pequenas coletâneas podem te conquistar.

Se falta tempo, sobra oportunidade

Não, eu não to ficando doida. Sabe aquelas horas que você perde no busão todo dia passeando pelo facebook? Que tal ler? Fila de banco, esperando as crianças saírem da aula, horário de almoço, pontos de ônibus, aulas inúteis (mentira, não faça isso!). O que to querendo dizer é que a oportunidade tá bem aí no seu dia lotado. Ah sem falar que ler antes de dormir é um calmante natural! O hábito de leitura pode te salvar da insônia, mas cuidado! Você pode começar a ler 20h e quando olhar de novo vão ser 4h da manhã. Vamos com calma, jovem.

Dê um pulo em uma livraria ou biblioteca.

A atmosfera desses lugares é indescritível! Bata um papo com o atendente, fale do que você gosta, peça indicações e se aventure. Se você curte um café então, os mistos de cafeteria e livraria estão cada vez mais populares e são ambientes de leitura inspiradores. Sem falar que é aquele tipo de programa que dá pra fazer sozinho e de boas.

Converse sobre o que está lendo.

Se você tem aqueles migos que gostam de ler, troque ideias! Conte o que está lendo, pergunta o que eles leem. É ótimo fazer críticas e analisar personagens em conjunto, dá mais vontade ainda de ler! Quando você tem alguém pra ler o livro ao mesmo tempo e a pessoa avança mais rápido, você fica louca pra terminar e sobreviver sem spoiler. Claro que é um ótimo assunto pra puxar com crushes também, né? 😉

Procure filmes!

Muitas produções cinematográficas que são amor vieram das páginas. E não é por nada não, mas segundo estatísticas criadas por mim 90% das vezes o livro é melhor do que o filme. Então, pesquise sucessos do cinema baseados em livros. Caso você já tenha visto, cace a obra e te garanto que vai ter surpresa. Se não viu ainda, aproveita pra ler antes. As duas experiências vão ser ótimas, sério.

Leia de graça 😀

Não me venha com a desculpa de que livro é caro. Eu sei que muitas vezes é mesmo :´( Mas existem excelentes alternativas! Hoje em dia tem muito livro online pra baixar em pdf, muito livro mesmo. Sempre tem as boas e velhas bibliotecas, os clássicos fazem bem pra cachola. Sem falar em pegar emprestado e cuidar com carinhos dos livros de coleguinhas, minha gente. Ah e os sebos que são demais! Sempre tem livros em boas condições e o melhor de tudo, cheios de histórias. Vale a pena um passeio pela cidade, certeza de que você vai encontrar um livro te esperando.

Leve curiosidade: uma biblioteca fechou em uma cidade vizinha a minha há alguns anos, meu tio trouxe alguns livros pra mim. Eram edições da década de 40 da Agatha Christie e dentro de algumas páginas amareladas tinham anotações de pessoas tentando desvendar os casos policiais. Pensa quanta história aqueles livros tinham?

Espero que as dicas ajudem vocês a criarem o hábito de leitura, ou pelo menos ajudem nas metas de cada dia! Ah não deixem de dar uma passada na nossa categoria de camisetas de literatura, elas também vão dar aquela inspirada marota.


Tags

hábito de leitura, literatura