Loja

Dicas pra escolher bons cafés no supermercado


• 3 mins de leitura
Dicas pra escolher bons cafés no supermercado

A vida é muito curta pra tomar cafés ruins, não é verdade? Por isso bons cafés vem de boas dicas que vamos dar por aqui. Ei, você que não dispensa aquele cafezinho matinal e em todas as horas do dia 😉

Quem não sai de casa sem antes tomar uma xícara, sabe bem o que é isso e ainda quem conta com a linda cafeína pra enfrentar um dia de trabalho e/ou estudos e tem que tomar qualquer café que sirvam nesse meio tempo… Ah é uma sofrência para os amantes de café.

Por isso, vamos dar algumas dicas simples pra você comprar aquele pó de qualidade e sair de casa bem feliz pra começar o dia. Andei dando uma pesquisada e reuni algumas orientações bacaninhas pra não errar na mão.

Foco no tipo de grão

São basicamente dois tipos que encontramos no mercado: o arábica e o robusta. Os melhores cafés são os do tipo arábica, pois o grão carece de mais cuidados na plantação; além de ter menos amargor e um aroma muito rico. Então já vai no rótulo e confere o tipo de grão, beleza?

Qualidade tem selo

Em qualquer rótulo: procure pelo selo de qualidade da Abic! Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) criou um selo, que não é obrigatório, mas que confere notas (numa escala de 4,5 a 10), distinguindo os tipos tradicional, superior e gourmet. O tradicional costuma ser um blend entre os dois tipos de grão e o gourmet é o arábica total, com composição mais pura.

Café: a origem

Outras questões que podem ajudar a identificar um bom grão são a região produtora, a variedade e a altitude do cultivo. Nenhuma fazenda vai querer se vincular a uma marca de cafés ruins, por isso, quanto mais detalhes, mais garantia de cuidado na produção e, consequentemente, um café mais gostosinho pra gente. Alguns cafés além de gourmets são orgânicos e já venceram váarios concursos nacionais e internacionais, vale provar.

Quando torraram?

Essa é uma questão e tanto! A partir do momento em que é torrado, o café mantém suas características no máximo por um mês. Passado esse prazo, o aroma vai se perdendo e aos poucos o sabor também.

A gente sabe que o café mais gostoso é o moído na hora e esse é seu modo ideal de preparo. Mas nem sempre é fácil ter o moinho em casa, né? Por isso, como já estamos de olho na data da torragem, vamos ficar de olho também e comprar embalagens menores buscando um consumo mais rápido, evitando a perda de qualidade que já é inerente ao pó. O ideal é o consumo em uma semana.

Otras cositas para casa

  • Guarde seu coffee em um armário fechado, quanto mais luz, mais rápido há oxidação e perda de sabor;
  • Mantenha o café em embalagens de vidro vedadas, isso auxilia a manter as características naturais;
  • Antes de passar o cafezinho, use água quente no filtro de papel (a famosa escaldada); isso vai ajudar a tirar o gosto intrínseco do passador e deixar seu café mais puro.

Pra mais fatos curiosos sobre essa bebida dos deuses, clique aqui! E você, tem alguma dica sobre café que não está na lista? Compartilha com a gente 😀

Fui lá tomar um cafezinho e garantir meu Balaio Café ☕


Tags

café, coffee, dicas