Loja

Easter Eggs Chilling Adventures of Sabrina


• 19 mins de leitura
Easter Eggs Chilling Adventures of Sabrina

Pois é, esta que vós fala assistiu esse novo HINO de série. Chilling Adventures of Sabrina, obviamente que durante o meu feriado inteiro e três vezes.

Amei muito, fiquei obcecada e já cheguei no trabalho pronta pra falar sobre essa série linda.

Pensei em fazer comentários sobre cada episódio, além de apontar questões que pra mim ficaram um pouco esvaziadas, mas antes de tudo, como super amante do terror, saquei VÁRIOS easter eggs de filmes que amo, principalmente os clássicos 'Rosemary's Baby', 'Suspiria' de Dario Argento e 'The Witch', de Robert Eggers, que saiu há alguns anos.

Descobri que o amor ao terror está no sangue de Roberto Aguirre-Sacasa, criador da série.

Nessa procura doida, achei uns textos da INDIE WIRE, em inglês com uma seleção monstruosa de easter eggs. Traduzimos essa seleção e ainda colocamos alguns que passaram batidos pelos gringos.

Se preparem.

(alerta spoiler, tem pra todos os lados)

"Capítulo um: October Country"

  • "The October Country": A antologia de horror de Ray Bradbury em 1955 é a inspiração para o título do episódio. Dois dos 19 contos macabros da coleção se centram nos Elliotts, uma família de pessoas sobrenaturais, muito parecidas com a Família Addams ou os Spellmans.
  • Logo durante os créditos de abertura, vemos a versão em quadrinhos da personagem sabrina com personagens do mesmo universo em Riverdale, Archie e Betty.
  • Filmes clássicos de terror: No teatro da Paramount, onde Sabrina e suas amigas assistem a “Noite dos Mortos-Vivos”, de George A. Quatro cartazes anunciam as outras ofertas de horror como os clássicos: “O Mundo em Perigo” ficção cientifica em preto e branco,  “Monstros”, e o filme britânico de 1970 “O Sangue de Drácula”. Mais tarde, Harvey (Ross Lynch) cita uma linha do filme de zumbis que eles assistiram: “Eles estão vindo pegar você, Bárbara.”
  • Thriller: Sabrina se assemelha ao personagem de Michael Jackson em no clipe "Thriller" durante o cinema, ambos vestindo vermelho e alegremente mastigando suas pipocas, enquanto o resto da platéia está visivelmente perturbado pelo horror na tela. "Thriller" é uma obra-prima de videoclipe dirigida por John Landis, com uma voz assustadora da lenda do horror, Vincent Price.
  • Filme Halloween: Quando Sabrina cumprimenta sua professora, a Sra. Wardwell (Michelle Gomez) no saguão do cinema, ela se surpreende que a professora goste de filmes de terror. A Sra. Wardwell responde: “Quem não gosta de um bom susto de vez em quando, especialmente nesta época do ano?” Essa é  uma das frases mais famosas do filme de 1978 de John Carpenter, quando, após surpreender Laurie Strode (Jamie Lee Curtis), Sheriff Brackett (Charles Cyphers) diz: "É Halloween, acho que todo mundo tem direito a um bom susto".
  • Dr. Cerberus: Aguirre-Sacasa escreveu uma peça com o mesmo nome sobre um adolescente obcecado com o apresentador do programa Saturday Night Horror Movie, Dr. Cerberus. Em “Sabrina”, este também é o nome do dono da loja Cerberus Books, onde Sabrina e suas amigas se encontram após o filme. Cerberus é também uma mitologia grega de cães de três cabeças que guarda os portões do Mundo Inferior, e uma imagem da criatura pode ser vista na sinalização. Poderia ser por isso que os olhos do Dr. Cerberus brilham no episódio final?
  • Família Putnam: A amiga de Sabrina, Susie (Lachlan Watson), compartilha o mesmo nome dos Putnams, família envolvida nos julgamentos das Bruxas de Salem.
  • Wardwell: Professora de Sabrina A Sra. Wardwell (Michelle Gomez) tem esse sobrenome  provavelmente por causa de Samuel Wardwell, um homem acusado e posteriormente executado por feitiçaria durante os testes  das Bruxas de Salem em 1692.
  • Dr. Saperstein: A Sra. Wardwell diz que levará a garota que encontrou na estrada para ver esse médico, que leva  o mesmo nome do médico maligno recomendado em “Rosemary's Baby”.
  • "Hellraiser": Elementos da casa de Ms. Wardwell, do papel de parede aos vitrais, são inspirados na casa da família Cotton no filme de Clive Barker de 1987.
  • "Suspiria": Quando um morcego voa pela janela de Sabrina, ela o esmaga com um livro em uma cena que lembra muito Suzy matando um morcego com um banquinho durante sua estada na academia de dança.
  • "A Casa das Sete Torres": O exterior da casa dos Spellmans é inspirado na casa do filme de terror gótico de 1940 adaptado do romance de mesmo nome de Nathaniel Hawthorne. A porta da frente até ostenta os “spikes” de ferro que caracteristicos do filme. O livro faz referência a um homem que foi executado por bruxaria no século XVII.
  • Vinegar Tom: Tia Zelda (Miranda Otto) faz referência a seu falecido cachorro Vinegar Tom, que atuou como seu familiar. “Vinegar Tom” é a peça britânica de 1976 de Caryl Churchill que fala das relações de gênero e poder através da perspectiva dos julgamentos de feitiçaria do século XVII na Inglaterra.
  • Diretor Hawthorne: O nome do diretor de Sabrina é uma homenagem a John Hathorne, um dos principais juízes dos Julgamentos das Bruxas de Salem. Seu descendente, autor Nathaniel Hawthorne, adicionou um “w” à grafia do nome.
  • The Archies: Sabrina carrega uma garrafa térmica vintage com uma versão em quadrinhos da banda inglesa, The Archies.
  • Stolas: O corvo familiar de Wardwell compartilha o mesmo nome de um demônio listado no livro “Ars Godetia” que é um grande Príncipe do Inferno, descrito como sendo “uma coruja coroada com pernas longas, um corvo ou um homem”.
  • Decoração de Sabrina: Alguns dos toques inteligentes vistos no quarto de Sabrina incluem um pôster de “Nosferatu”, uma garrafa de bruxa na sua penteadeira e um pôster de David Bowie, um camaleão que se apresentou de maneira fluida ao gênero e adotou imagens do ocultismo.
  • “The Witch”: Ao tentar convencer Sabrina a assinar o livro do Lorde das Trevas, Zelda diz que é o preço a pagar pelos “extraordinários e deliciosos presentes que ele nos concede”. Isso é uma reminiscência da frase “The Witch” quando Black Phillip pergunta a Thomasina: “Você gostaria do sabor da manteiga? Um lindo vestido? Você gostaria de viver deliciosamente?
  • Papel de parede de Gibson Girl: A casa de Spellman é adornada com imagens feministas, mas uma das mais proeminentes é a cabeça da Gibson Girl repetida em um papel de parede atraente na sala de estar principal. A Gibson Girl foi inicialmente concebida pelo artista Charles Dana Gibson como o ideal da beleza feminina no final de 1800, e ao longo de seu uso, ela enviou mensagens confusas que poderiam minar ou apoiar a mudança sociopolítica das mulheres. O pano de fundo preto e branco também imita o papel de parede floral preto e branco visto no apartamento do companheiro de quarto de Lucy em "Suspiria".
  • Zodiac”: Quando Ambrose (Chance Perdomo) leva o corpo de Connor Kemper ao necrotério para embalsamar ele, “Hurdy Gurdy Man” de Donovan está tocando, complementado com a ação em câmera lenta e um filtro amarelo. Isso lembra muito a cena de abertura de "Zodiac", de David Fincher, onde a música toca durante o ataque brutal a Darlene Ferrin e Michael Mageau. O sobrenome de Connor é de outro serial killer, Ed Kemper.
  • Mágico de Oz e Branca de Neve: Enquanto um espantalho demoníaco persegue e ataca Sabrina através de um labirinto de feno, é mostrado que a Sra. Wardwell está controlando o espantalho de longe através de um boneco - um boneco feito para representar uma pessoa e lançar feitiços . Ela diz: "Não haverá escolha de maçã para você, minha querida". Esta seqüência parece canalizar tanto a Bruxa Malvada do Oeste, que tentou lançar problemas no caminho de Dorothy através da magia, como a Rainha Má em "Branca de Neve", que se transformou em uma velha e ofereceu à princesa uma maçã envenenada.
  • The Shining” : O labirinto de feno em que Sabrina se encontra é semelhante ao labirinto de jardim em que Danny atravessa enquanto tenta escapar de Jack na versão de Stanley Kubrick sobre o romance de Stephen King.
    Malum Malus: Literalmente traduzida como “maçã do mal”, esta fruta supostamente dará a Sabrina um vislumbre do futuro se ela a comer. Isto é semelhante a Eva mordendo a maçã da Árvore do conhecimento.
  • Faustus Blackwood: O Sumo Sacerdote (Richard Coyle) é provavelmente nomeado para Faust, um lendário personagem alemão que fez um acordo com o diabo para o conhecimento ilimitado e prazeres mundanos.

"Capítulo Dois: Black Batism"

  • "Sabbath das bruxas": Uma imagem do mural de Goya aparece na casa do Spellman e mostra um grupo de bruxas se reverênciando Satanás, que tem a cabeça de uma cabra.
  • O Lorde das Trevas : Quando Sabrina usa o termo O Diabo e diz que ele é a personificação do mal, o Padre Blackwood a corrige e diz que o Lorde das Trevas é na verdade a personificação do livre-arbítrio. Isto está de acordo com Anton LaVay e a interpretação da Igreja satânica a Satanás como um símbolo de iluminação, assim como o termo “Falso Deus”.
  • “Haxan”: Um pôster para o filme de terror silencioso sueco-dinamarquês de 1922 pode ser visto pendurado na parede do quarto de Sabrina. O filme é parte documentário, parte ficção e explora a história da feitiçaria, demonologia e satanismo em vinhetas estilizadas com elementos de terror.
    Artistas de quadrinhos:  Ambrose (Chance Perdomo), primo de Sabrina, conversa com Harvey depois de ver suas ilustrações. Cita como seus quadrinistas favoritos  Alan Moore, Neil Gaiman e Grant Morrison.

  • "Macbeth": Ao convocar Prudence, Agatha e Dorcas, Sabrina canta um feitiço que inclui as linhas:
    Três vezes para o teu e três vezes para o meu
    E três vezes, para completar nove.
    Paz! O encanto acabou.

    Esta é uma citação direta de um dos cantos de bruxas em "Macbeth", em que eles também se referem a si mesmos como as irmãs estranhas.
  • “Rosemary's Baby”: o vestido vermelho de Sabrina com gola de renda Peter Pan parece inspirado no vestido que Mia Farrow usa no clássico de terror de 1968.
  • “Riverdale”: Quando Sabrina e as Weird Sisters atraem os jogadores de futebol para as minas, eles perguntam se elas frequentam a escola  Baxter High. Sabrina diz que não, e as irmãs falam de uma outra escola, sem citar nomes. Um dos jogadores de futebol pergunta se eles são de Riverdale, a cidade vizinha de Greendale.
  • Caim e Abel: Quando Zelda atinge sua irmã mais nova, Hilda, na cabeça com o martelo e a mata , isso lembra o famoso fratricídio da Bíblia, onde Caim assassinou seu irmão mais novo, Abel.
  • “Kill Bill: Vol. 2 ”: Quando Hilda finalmente volta dos mortos, ela está coberta de sujeira e sangue, parecendo-se com A Noiva (Uma Thurman), quando ela foge de ser baleada no peito com sal e é enterrada viva.
  • "Tia Mame" e "Whatever Happened to Baby Jane?": Ambrose chama as duas tias de "Tia Mame e Baby Jane" em uma demonstração de deboche e ressentimento. Enquanto Tia Mame é um personagem de espírito livre, mas amado, Baby Jane é uma atriz infantil idosa.
  • Narciso Negro: O bode obtido como sacrifício pelo batismo sombrio de Sabrina é uma referência a Black Phillip, Satanás disfarçado de bode de “A Bruxa”. No entanto, o nome em si é derivado do filme de 1947 de Michael Powell e Emeric Pressburger sobre freiras que montam uma escola e hospital no Himalaia, mas são seduzidas pela sensualidade de sua vizinhança. As freiras, como Sabrina, são tentadas por uma vida mais tentadora.
  • Eddie Munster: Susie se veste como o filho de “The Munsters” para a festa de Halloween de Roz. Esta é também uma referência maliciosa para a edição de quadrinhos "Chilling Adventures of Sabrina", número 7, que investiga o passado do pai de Sabrina, Edward Spellman. Quando menino, ele se parece com Eddie Munster, desde a roupa até o estilo do cabelo com bico de viúva.
  • “As Ruinas”: Quando Sabrina foge do seu “Dark Batism”  é capturada por videiras bespelled, esta cena imita aquela em que o personagem de Laura Ramsey tenta escapar das vinhas predatórias no filme de terror de 2008 ambientado em uma selva mexicana. Também é semelhante à cena de árvore infame em "The Evil Dead" de 1981. O primeiro e o segundo, são baseados em obras clássicas da literatura de terror.
  • "Poltergeist": Quando o diretor Hawthorne chama Sabrina pelo intercomunicador, Roz (Jaz Sinclair) diz: "He is ba-ack!" Da mesma maneira que Carol Anne diz: "Eles estão aqui!" E "Eles está de volta! ”nos filmes de“ Poltergeist ”.
  • Meninas Malvadas: Durante o próprio teste, a atriz que leva o papel de prudence, foi orientada a interpretar pensando uma versão dark de Regina George. O tempo todo, as irmãs estranhas se posicionam e tem características parecidas com as personagens.

“Capítulo Três: The Trial of Sabrina Spellman”

  • "O diabo e Daniel Webster": Stephen Vincent Benét escreveu este conto que sobre uma reviravolta no tribunal, o conto clássico de Faustian, um fazendeiro que faz um acordo com o diabo e contrata o advogado da vida real Daniel Webster para defendê-lo. Neste episódio, Sabrina está sendo julgada por não ter passado pelo batismo sombrio e o advogado que contrata é também chamado Daniel Webster. Acontece que ele também fez um acordo com o diabo em um ponto. Mais tarde, é revelado que o pai de Sabrina também fez um acordo com Satanás para se casar com um mortal.
  • Advogado do Diabo : Daniel Webster, lembra muito também o personagem Kevin Lomax, do filme “O advogado do Diabo”. Ele também é um advogado em ascensão que passa a defender casos dificílimos que envolvem pessoas que cometeram crimes hediondos. E como Kevin, Daniel Webster passa a ter visões e um fim trágico.
  • "Carrie": No banheiro feminino da Baxter High, um panfleto diz: "Conserve a água: Plug it up, plug it up, plug it up!!" Esta é uma referência ao início de "Carrie", na qual as garotas assediam, provocando e jogando produtos femininos em Carrie, quando ela “surta” após ter menstruado pela primeira vez.
    The Dishonors: Os juízes durante o julgamento bruxo de Sabrina se assemelham a os Cenobites da série “Hellraiser” de Clive Barker.
  • “A Nightmare on Elm Street”: Quando Sabrina está na aula, ela olha para o corredor e vê a filha morta de Daniel Webster, e começa a segui-la em uma sequência sonhadora. Isso lembra muito a cena famosa em "A Nightmare on Elm Street", quando Nancy (Heather Langenkamp) está em sala de aula e vê sua amiga morta, Tina (Amanda Wyss), em um saco preto no corredor de sua escola.
  • "Hellraiser": Uma mesa de acentuação no escritório do Padre Blackwood é projetada para parecer com a caixa de quebra-cabeças "Hellraiser".

“Capítulo Quatro: Witch Academy”

  • "A mosca": os amigos de Sabrina debatem o subtexto em ambas as versões do filme de terror: o clássico filme de ficção científica de 1958 e a versão de terror corporal de David Cronenberg estrelada por Jeff Goldblum em 1986.
    Stand by Me: Em seu primeiro dia na Academia de Artes Invisíveis, Sabrina caminha ao longo de trilhos de trem, lembrando  os meninos viajantes em
  • "Stand by Me", o filme é sobre maioridade baseado no conto de Stephen King, O corpo."
  • Gehenna: A Academia é rotulada Estação Gehenna. Gehenna é um pequeno vale em Jerusalém, onde alguns dos reis de Judá sacrificaram seus filhos pelo fogo, de acordo com a Bíblia hebraica. Isso é um bom presságio para a educação de Sabrina. Gehenna também pode ser um sinônimo para o inferno.
  • Garoto assustador: Quentin (Liam Hughes) é o garoto que cumprimenta Sabrina na escola, mas seu traje antiquado é uma dica de que algo está acontecendo. Ele está vestido quase como o sobrinho da diretora de “Suspiria” de Dario Argento.
  • Clive Barker: O mestre do horror emprestou 150 pinturas originais à série para revestir as paredes da Academia.
  • Baphomet: A escultura gigante de Satanás, com cabeça de bode, no centro da Academia, tem como modelo Baphomet, uma divindade que os Cavaleiros Templários foram falsamente acusados ​​de adorar. Tornou-se um símbolo do oculto. Curiosidades: “Baphomet” (na verdade, “Baa-phomet”) é também o nome dos sacrifícios de cabra Sabrina na revista em quadrinhos “Chilling Adventures”.
  • Charles Manson: O coral está cantando “Eu nunca vou dizer nunca e sempre”, uma das músicas escritas por Charles Manson. Aqui estão as letras abaixo:
    Sempre é sempre para sempre
    Contanto que um seja um
    Dentro de si para o seu pai
    Tudo não é nada, nem tudo é um.
    É hora de colocarmos nosso amor atrás de você
    A ilusão tem sido apenas um sonho
    O vale da morte e eu vou te encontrar
    Agora é quando em um raio de sol
    Então nos traga a perfeição jovem
    Pois lá nós certamente seremos
    Nenhuma roupa, lágrimas ou fome
    Você pode ver que pode ver que pode ser.
  • Nicholas Scratch: O novo colega de escola de Sabrina tem um nome que funciona como apelidos ingleses para o diabo - Old Nick e Mr. Scratch -, mas ele também compartilha o nome de um supervilão warlock dos quadrinhos de “Quarteto Fantástico”.
  • O Parque Macabro: Roz e Susie assistem ao filme de terror independente de 1962 de Herk Harvey, que inspirou artistas como David Lynch e George Romero.
    "The Blackcoat's Daughter": Kiernan Shipka também estrelou o filme de terror de Oz Perkin em 2015, no qual seu personagem usa um telefone público em seu colégio interno, assim como Sabrina faz na Academia.
  • Caixa de quebra-cabeça Acheron Configuration: A caixa de quebra-cabeça azul que Sabrina deve resolver é chamada de Acheron (Aqueron), um dos cinco rios do submundo na mitologia grega.
  • Leve como uma pluma, dura como madeira:  Este jogo de levitação remonta ao século XVII e foi visto em “Jovens Bruxas” . Quentin e as outras crianças mortas fazem esse canto angustiante e praticam um feitiço de levitação.

“Capítulo cinco: Dreams in a Witch House”

  • "Dreams in a Witch House": O título do episódio é inspirado por uma história de HP Lovecraft sobre um homem que aluga um apartamento no sótão em uma casa que abrigou uma pessoa acusada de bruxaria, mas desapareceu da prisão em 1692. O homem é perturbador e passa a ter sonhos cada vez mais violentos com o passar das noites.
  • Batibat: O nome do demônio do sono é inspirado por um demônio no folclore filipinense que é moldado após o aparecimento do demônio Bangungot, que significa "pesadelo" em tagalo.
  • "Um pesadelo em Elm Street": Batibat assombrando os sonhos de todos, transformando seus piores medos em pesadelos mortais é semelhante aos ataques do vilão Freddy Krueger.
  • Buffy the Vampire Slayer: O enredo do episódio é muito próximo ao do final da quarta temporada, "Restless", que mostra Buffy e seus amigos presos em seus sonhos após a convocação acidental de “The First Slayer”. Batibat também é semelhante ao The First Slayer.
  • "Suspiria": Zelda abre uma porta secreta na parede que é pintada para se parecer com o mural de "Suspiria", que abriu em uma passagem secreta girando a íris pintada de azul.
  • O pesadelo de Sabrina: ela sonha que Harvey propõe a ela casamento na escola e, na revista em quadrinhos original, Harvey realmente propôs na vida real.
  • “Sleepy Hollow”: Quando Sabrina é forçada a ir ao “Iron Maiden”, ponto de tortura do século XVII e o sangue escorre, lembra a cena de flashback de “Sleepy Hollow” de Tim Burton, onde Ichabod Craine (Johnny Depp) se lembra da morte de sua mãe, que acredita-se ser uma bruxa, pelas mãos de seu próprio pai hiper-religioso.
  • "Hamlet": Na sala de embalsamamento em seu sonho, Ambrose parafraseia parte do discurso de Hamlet sobre um companheiro morto: "Ai pobre, Ambrósio, eu o conhecia bem".
  • Gêmeo parasita: No pesadelo de Hilda, ela imagina o diretor Hawthorne confessando ter um gêmeo parasita chamado Bob, que existe como parte do tronco do diretor.“Eu o absorvi no útero, o comi, meu próprio irmão. Eu o devorei como um pequeno porquinho ganancioso ”. Isso já foi visto na ficção científica, incluindo uma história de Philip K. Dick é horrorizante. O fraseado de Hawthorne também joga é uma referência ao canibalismo que as bruxas participam ao longo da série.
  • “Suspiria”: A sala de estar que Zelda está lendo para as crianças tem a mesma janela de vidro manchada da primeira cena de morte em “Suspiria”.
  • Caim e Abel: No pesadelo de Zelda, ela mata Hilda novamente, esperando que ela ressuscite em seu terreno especial no cemitério. Mas quando o Lorde das Trevas a questiona sobre o paradeiro de Hilda, ela usa as mesmas palavras de Caim depois que ele matou Adam: “E eu sou o guardião da minha irmã?”

"Capítulo Seis: An Exorcism in Greendale"

  • "Um Pesadelo em Elm Street": Harvey vestindo uma camisa de futebol com os fones de ouvido na cama é uma homenagem ao personagem de Johnny Depp em "Elm Street".
  • Cartazes de Harvey: Como fã de quadrinhos, Harvey tem dois cartazes de “Archie's Madhouse” em seu quarto.
  • A história da dor de Wardwell : Sra. Wardwell, também conhecida como Madame Satã, afirma que ela se apaixonou por um mortal que estava noivo para se casar e foi assim excomungada da Igreja das Sombras, em New Hampshire. Aprendendo com o pai de Sabrina, Eduardo, a fim de reformar a igreja, ela se apaixonou por ele. Na história em quadrinhos, Madame Satanás se apaixonou por Edward, que a rejeitou para se casar com a mãe mortal de Sabrina.
  • Anfitriões de TV de terror: Como Aguirre-Sacasa, Hilda é uma grande fã do Dr. Cerberus porque ela ama os apresentadores de TV de terror, incluindo Svengoolie, Count Gore de Vol e Vampira.
  • "The Exorcist": A posse do tio Jesse de Susie imita a posse em "The Exorcist", de William Friedkin, inclusive tê-lo amarrado à cama e vômito de projétil.
  • "The Goonies": Sabrina pede a Harvey para desenhar um mapa de onde ele viu a criatura nas minas, mas ele é resistente e faz referência à comédia de aventura de 1985: "Um mapa?Para quê? Não são os Goonies.
  • "Suspiria": O teto de vidro colorido da casa de Spellman parece exatamente com o teto da abertura horripilante de "Suspiria", através da qual uma pobre garota da academia de dança mergulha depois de brigar com um agressor brutal.
  • Bruxas: Ao invocar as bruxas para o exorcismo, numerosos praticantes fictícios e da vida real são nomeados: Lilith de Aradia, Morgan le Fey do mito arturiano, a bruxa de olhos azuis ou bruxa Black Annis, segunda esposa de Henry VIII Anne Boleyn, a bruxa de Endor, deusa da magia Hecate, deusa grega da caça Artemis, a deusa romana Luna, Hildegard de Bingen, rainha vudu de Nova Orleans Marie Laveau, Tituba, Mary Bradbury, Badb, Neman e Macha, Circe, acusaram a bruxa Moll Dyer, A deusa romana Juventas e a bruxa inglesa Sybil Leek.
  • A noiva de Frankenstein: Hilda está vestida como a versão de Elsa Lanchester da noiva de Frankenstein como parte de seu traje /uniforme trabalhando na Cerberus Books.
  • Chalfont: A paixão de Ambrose Luke (Darren Mann) revela que seu sobrenome é "Chalfont", que poderia ser uma referência aos Chalfonts na franquia "Twin Peaks", de David Lynch.
  • "Afterlife With Archie": Luke está lendouma edição de "Afterlife With Archie", outra história em quadrinhos do Archie Horror, além de "Chilling Adventures of Sabrina". Neste título, Riverdale passou por um apocalipse zumbi depois que Sabrina usa o livro dos mortos para ressuscitar o animal de estimação de Jughead, Hot Dog.

“Capítulo sete: Feast of Feasts”

  • A loteria de Ação de Graças: A Festa das Festas das bruxas soa como uma das muitas loterias de rituais na literatura onde uma pessoa é escolhida como bode expiatório ou sacrifício.Isso foi mais notoriamente visto no conto de Shirley Jackson, “The Lottery”, mas também nos romances distópicos “The Hunger Games”, de Suzanne Collins, e no conto de Ursula K. Le Guin, “Os que se afastam de Omelas”.
  • ”Freaks”: Luke e Ambrose assistem “Freaks” de Tod Browning, onde o famoso “One of us!Um de nós! ”O canto pode ser ouvido na televisão.
  • Riverdale: O personagem Ben Button (Moses Thiessen) entrega uma pizza para a Sra. Wardwell para o Feast, pouco sabendo que ele seria seu verdadeiro jantar. Sua presença é um cruzamento confuso, porque seu personagem em "Riverdale" foi visto pela última vez se matando.
  • Perséfone: Ben trabalha para a Pizza de Perséfone, uma referência à figura mitológica grega que é a esposa de Hades e rainha do Submundo, onde ela efetua as maldições dos homens sobre as almas dos mortos.
  • Suicídio de um amor frustrado: o padre Blackwood admite que é o pai de Prudence, mas a mãe dela está morta porque se jogou em um rio depois que ele se recusou a casar com ela. Essa horrível reação exagerada soa como as ações da Madame Satã da revista em quadrinhos. Depois que ela foi rejeitada por Edward Spellman, ela se jogou no poço dos leões no zoológico, onde foi morta ao ser rasgada em pedaços.

“Capítulo oito: The Burial”

  • Caim e Abel: Esses paralelos entre Zelda e Hilda e Caim e Abel não são por acaso.O solo fértil da trama do cemitério que ressuscita tudo o que está enterrado lá é do "jardim de Caim encharcado com o sangue de Abel".
  • "American Vampire": Harvey está lendo uma edição de "Lord of Nightmares", a segunda minissérie da série "American Vampire" da Vertigo Comics, sobre várias espécies de vampiros.
  • Aleister Crowley: As bruxas realmente envelhecem devagar. Ambrose menciona que certa vez ele saiu com um “jovem Crowley”, que provavelmente se refere ao ocultista inglês Aleister Crowley, que viveu de 1874 a 1947.
  • "A Pata do Macaco": O conto de WW Jacobs é famoso por sua visão sombria da fórmula dos "três desejos", na qual alguém morto está de volta vivo. O único problema é que a pessoa ressuscitada é a pior para o desgaste, e assim outro desejo tem que colocá-los de volta no chão. No programa, Sabrina ressuscitou o irmão de Harvey, Tommy (Justin Dobies), que morreu na mina. Infelizmente, apenas o corpo dele voltou; sua alma estava perdida no limbo.

Capítulo 9: The Returned Man

  • Doctor Phibes: Harvey refere-se frequentemente ao conselho dado por Doc Phibes, que é uma referência ao personagem interpretado por Vincent Price nos filmes de comédia britânicos de terror “The Abominable Dr. Phibes” e “Dr.Phibes se eleva novamente.
  • "American Psycho": Mr. Bateman é o nome do motorista da UPS no bairro de Harvey.Esta é provavelmente uma referência a Patrick Bateman, protagonista do romance “American Psycho”, sua adaptação cinematográfica, e o musical de palco que Aguirre-Sacasa escreveu.
  • "Orlando": Susie, que parece não ser binária na série, tenta contrabandear uma cópia para o romance de Virginia Woolf que explora a não-conformidade de gênero através de um conto de aventura que se estende por séculos. Tilda Swinton estrelou a adaptação cinematográfica, como o nobre que permanece sempre jovem, mas depois se torna uma mulher.
  • "I walk like a zombie": Este filme de terror de 1943 está tocando na televisão dos Kinkles quando o ressuscitado Tommy tenta estrangular seu pai.
    Parando uma bruxa em suas trilhas: Nick impede Prudence (Tati Gabrielle) e Dorcas (Abigail F. Cowen) de interferir com o Kinkles, cravando um pico através de sua pegada. Isso foi visto no filme de 1991 “Warlock”, estrelado por Julian Sands.
  • "Poltergeist": Sabrina segurando uma extremidade de um novelo de lã enquanto caminha por um portal no limbo é uma referência  de "Poltergeist", em que uma mãe entra em um portal para salvar sua filha Carol Anne. Uma corda é passada pelos dois mundos.

“Capítulo dez: The Witching Hour”

  • Superstição sobre a chegada da empresa: No episódio, Hilda comenta: "Se uma colher cai, um bebê chama", referindo-se a uma superstição popular, uma de reclamações chegará dependendo do tipo de talheres que forem acidentalmente deixado cair: se for uma faca, um homem vai visitar; um garfo significa que uma mulher visitará; e a colher indica a chegada de uma criança. Isso funciona como prenúncio de quando Zelda ajuda a entregar os gêmeos do Padre Blackwood, mas rouba a menina para se afastar de sua influência.
  • Loomis: Ms. Wardwell seduz o estudante Steve Loomis, que compartilha o mesmo sobrenome do psiquiatra do filme original de “Halloween”
  • Lilith: A Sra. Wardwell revela que ela é na verdade Lilith, a primeira esposa de Adam que o deixou depois de se recusar a ser subserviente a ele.
    Judas: Embora a história de Zelda sobre o gêmeo do padre Blackwood consumindo a garota gêmea no útero seja uma mentira, o Sumo Sacerdote parece apreciar essa versão dos acontecimentos, alegando que o bebê é “fortificado pelo outro, como deveria ser”. traição percebida de irmão contra o irmão Blackwood inspirado para nomear seu filho Judas, um discípulo que traiu Jesus.

    Obrigada INDIEWIRE por esse primor, obrigada menino que escreveu tudo isso e eu esqueci o nome, obrigada deus por me deixar ter tanto tempo livre vendo filmes e séries e obviamente, obrigada Sabrina!

    Até a próxima!

Tags

sabrina, séries de tv, terror