Loja

Quantos estilos de rock existem? Conheça seus nomes e suas características

Conheça alguns dos principais estilos de rock n' roll. Confira no blog da Chico Rei.


• 7 mins de leitura
Quantos estilos de rock existem? Conheça seus nomes e suas características

Nada deu mais pano pra manga que o Rock N’ Roll. Iniciado nos anos 50, o rock foi muito mais do que um gênero musical, sendo considerado um dos principais movimentos de contracultura. Ao longo dos anos ele foi se aprimorando e passando por diversas modificações que deram vida aos sub gêneros mais plurais, consagrados por grandes bandas e nomes da música.

Camisetas-de-banda

O rock conta histórias, se mistura com as modificações sociais e se recria como um organismo vivo. Por isso, hoje nós decidimos falar sobre esse gênero musical tão famosos e os diversos estilos de rock que existem. Vem com a gente conferir!!

Década de 50

QUANTOS-ESTILOS-DE-ROCK-EXISTEM--1--1

Rockabilly: O Rockabilly foi um dos primeiros subgêneros do Rock. Esse nome se deu pela junção com a palavra hillbilly, que faz referência à música country americana. O estilo teve como principais expoentes: Carl Perkins, Gene Vincent, Jonhy Cash, Eddie Cochran, Johnny Burnette e Dorsey Burnette.

Classic rock: Um estilo eclético de rock, que une diversas referências musicais, como o country, jazz e blues. Os principais expoentes foram: Elvis Presley, Chuck Berry, Bo Diddley.

Década de 60

QUANTOS-ESTILOS-DE-ROCK-EXISTEM--2-

Psicodelismo/Acid rock: Estilo que veio da tentativa de transmitir as afetações causadas pelo uso do LSD. As distorções no som, somadas aos efeitos, buscava reproduzir os efeitos da droga. Seus principais expoentes foram: The Doors, Jefferson Airplane, Grateful Dead, Love e Jimi Hendrix.

Rock experimental: Com grande complexidade musical, o rock experimental misturava elementos de vários gêneros e costumava ser confundido com o rock progressivo. Sua principal caracteristíca era a complexidade musical elevada e o estulo tinha como principais expoentes: Beatles (fase final), Iron Butterfly, Jimi Hendrix, Frank Zappa e Nação Zumbi.

Rock progressivo: Caracterizado pelas músicas de longa duração, essa é uma das linhas mais complexas do rock e nasceu no final da decáda de 60, início de 70, com o objetivo de romper com os limites de composição da época. Um ponto interessante sobre esse estilo é que ele também utilizava instrumentos musicais que saiam do da linha comum, como violins, flautas, sintetizadores e efeitos tecnológicos. Principais expoentes: Yes, Genesis, Emerson, Lake & Palmer, Pink Floyd, Marillion, King Crimson, Rush e Janis Joplin.

QUANTOS-ESTILOS-DE-ROCK-EXISTEM--3-

Surf music: Com pegadas fortes de distorção e um grande uso do reverb, algumas das principais bandas do Surf Music são apenas instrumentais, podendo ter a “perda” de uma guitarra de base ou do baixo. Principais expoentes: Dick Dale, Surfaris, Los Straitjackets e Retrofoguetes. É importante salientar que é Surf Music, não Surf Rock, estilo esse dos aclamados Beach Boys.

Ópera rock: Esse estilo de rock não diz respeito a toda uma geração, mas a uma opção estética utilizada por algumas bandas. O lance é contar uma história em uma única canção, unindo os elementos líricos com a pegada rock. Principais expoentes com suas obras são: “Tommy” e “Quadrophenia”, do The Who, “Arthur”, do The Kinks, “S.F. Sorrow”, do The Pretty Things e “The Wall”, do Pink Floyd e “Bohemian Rhapsody”, do Queen.

QUANTOS-ESTILOS-DE-ROCK-EXISTEM--4-

Garage rock: Aqui o underground fica muito mais interessante. O Garage Rock diz respeito a um estilo mais independente de produção e composição. O estilo é conhecido, basicamente, pelas composições “Wild Thing”, da banda inglesa The Troggs, e “Leader of the Pack”, das americanas The Shangri-Las.

Blues rock: Com uma forte influência do Blues, esse estilo originou o hard rock, com caráter mais vintage e purista. Principais Expoentes: Rolling Stones, Janis Joplin, Doors, Cream e The Who.

Country rock: A fusão rock e country seguiu por todos os anos da década de 1950. Esse nome específico, Country Rock, serviu para denominar os artistas que surgiram no final dos anos 1960 e início dos 1970. Principais expoentes: Bill Halley, Jerry Lee Lewis e Bob Luman.

Década de 70

QUANTOS-ESTILOS-DE-ROCK-EXISTEM--5-

Hard rock: O grande estilo da época, saudosista e clássico, é o auge do estilo rock n’ roll mais puro. Principais expoentes: Led Zeppelin , Black Sabbath, Deep Purple, AC/DC, KISS, Queen, Rainbow, Whitesnake, Grand Funk Railroad, Blue Cheer, Aerosmith, Guns N’ Roses e Van Halen.

CAMISETA-ROCK

Glam rock: O Glam Rock é um estilo subversivo, muito caraterizado pelas produções excessivas, com uso de cores metalizadas, brilhos, maquiagens chamativas e saltos altos! Mas, é interessante destacar que esse carater marcante também era visto nas atitudes dos artistas. Seus principais expoentes são: New York Dolls, Gary Glitter, T-Rex, David Bowie, Roxy Music, Slade, Heart e Secos & Molhados.

Punk rock: O punk rock nasce no final dos anos 70, no auge da Guerra Fria que tornou impopular diversas práticas das bandas mais famosas, como o enriquecimento exacerbado, o luxo e as ostentações. A subversividade do rock foi uma exigência para os fãs e as letras pregavam revolução e mudança. Principais expoentes: Iggy Pop & The Stooges, The Troggs, Sex Pistols, The Clash, Television, Ramones e Bad Religion.

Década de 80

QUANTOS-ESTILOS-DE-ROCK-EXISTEM--8-

Heavy metal: Por muitos entendido como um estilo a parte, o Heavy Metal tem influências do Hard Rock , mas ao longo dos anos se concretizou como um estilo próprio, primando pela qualidade musical e destreza de seus músicos, sem perder a força das letras. Principais expoentes: Iron Maiden, Judas Priest, Helloween, Motörhead, Saxon, King Diamond e Accept.

Thrash metal: É mais um subgênero do heavy metal caracterizado por seu ritmo rápido e mais agressivo. As canções usualmente têm batidas rápidas e riffs de guitarra que regem a música, intercalados com solos ao estilo shred. As letras geralmente são sobre violência e repúdio ao estado e a economia. No geral, as canções são mais gritadas como uma manifestação ou pedido de socorro. Principais Expoentes: Metallica (primeiros trabalhos), Megadeth, Slayer, Sodom, Anthrax, Pantera e Sepultura.

Black metal: O Black metal tipicamente agrega guitarras muito distorcidas, tocadas com técnicas como palm muting e tremolo picking, ritmo extremamente rápido e mudanças abruptas de tempo. As letras falam de misticismos, tortura e violências. Muitas bandas nesse estilo pregam falas contra religiões e sobre o satanismo e paganismo. Principais Expoentes: Venom, Mayhem, Burzum, Dimmu Borgir e Cradle of Filth.

QUANTOS-ESTILOS-DE-ROCK-EXISTEM--9-

Death metal: O death metal é bem semelhante ao Black Metal, porém sua temática é mais ligada às aflições do corpo. Torturas, doenças, expurgos em geral. Principais Expoentes: Entre os exemplos citam-se Death, Morbid Angel, Cannibal Corpse, Carcass e Napalm Death.

Gothic: Esse é um estilo de rock tocado em melodias mais baixas. A intenção é criar uma tensão quase como um sussurro. Tem uma pegada lírica e a utilização de sons eletrônicos. Sua temática é a comum ao tema: melancolia, dor e perda. Principais expoentes: Joy Division (considerados os precursores do estilo), The Cure, Bauhaus, Echo & The Bunnymen, Sisters of Mercy, Siouxsie & The Banshees.

Hardcore: Variante do Punk, o hardcore é barulhento e politicamente orientado pelo Anarquismo de Bakunin. No meio da ascensão do capitalismo, eles se autodenominam o lixo que sobra da sociedade. Principais expoentes: Minor Threat, Dead Kennedys, Discharge, Exploited e Ratos de Porão.

Década de 90

QUANTOS-ESTILOS-DE-ROCK-EXISTEM--10-

Britpop: O Britpop marca o surgimento das bandas britânicas mais comerciais e com uma pegada pop intensa. Principais Expoentes: Blur, Oasis, Pulp, Suede, The Stone Roses e Supergrass.

Grunge: O estilo tem forte influência do punk, com melodia intensa e poucos acordes, somado à polidez do som e letras relacionadas a depressão e angústia. Principais Expoentes: Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden e Mudhoney.

Funk metal: A mistura do balanço do "funky" americano com a pegada rap urbano deu origem ao funk metal. Sucesso dos anos 90, carregou o mundo com a sua mistura elétrica. Principais expoentes: Red Hot Chili Peppers, Living Colour, Faith No More e Rage Against the Machine.

Indie rock: As bandas “independentes” cganham mais destaque nos anos 90. O legal era gostar de coisas que ninguém gostava. Nessa onda underground, as bandas de garagem foram se popularizando e as canções românticas chegaram fortes. Principais Expoentes: Radiohead, Pixies, The Strokes, White Stripes, Coldplay, Travis e Belle & Sebastian, além de algumas bandas britpop.

QUANTOS-ESTILOS-DE-ROCK-EXISTEM--11-

New metal: A mistura dos sons urbanos chega intensa no rock dos anos 90. O rap e a música eletrônica viram influências para diversas bandas de rock e a sonoridade pesada se mistura com as letras faladas do rap. Principais Expoentes: Korn, Linkin Park, Static-X, Limp Bizkit e Slipknot.

Pop punk: Uma mistura fofa entre o punk rock, straight edge e grunge. As letras chegam falando basicamente sobre o estilo de vida adolescente branco sem compromisso. Romances e galãs, as maiores “boybands” do rock vieram dessa galera. Principais Expoentes: Green Day, Blink-182, NOFX e Offspring (essas duas bandas mais enraizadas no hardcore).

Década de 00

QUANTOS-ESTILOS-DE-ROCK-EXISTEM--12-

Riot grrrl: Um dos expoentes mais punk rock das últimas décadas, com sons pesados e orientadas politicamente é feminino e feminista. Principais Expoentes: Bikini Kill, Pussy riot e Bratmobile.

Pop Rock: O pop rock é um estilo que conta com uma abordagem mais leve e suave, semelhante à música pop mainstream. Ele inicia nos anos 50, mas é nos 2000 que encontra seu habitat natural. Principais Expoentes: Coldplay, U2, Goo Goo Dolls e Bon Jovi.

CAMISETA-ROCK--1--1

Rock + Chico Rei

Agora que você já conhece alguns estilos que compõem o mundo do rock n' roll, que tal carregar o amor pelas suas bandas preferidas no peito? Na nossa categoria de camisetas de rock você encontra centenas de estampas exclusivas que passam pelas mais diferentes eras do rock para levar as peças mais originais até você!

Além disso, nossas camisetas (adultas e infantis) são feitas 100% de algodão e conta com o selo de qualidade Chico Rei, prometendo ficar ao seu lado por muito tempo e te acompanhar por onde você for.Além disso, nossas camisetas (adultas e infantis) são feitas 100% de algodão e conta com o selo de qualidade Chico Rei, prometendo ficar ao seu lado por muito tempo e te acompanhar por onde você for.

Acesse o site e confira também nossa linha de decoração com posters de rock, canecas, bandeiras e muito mais!


Tags

estilos de rock, músicas, rock