Quantos estilos de rock existem? Conheça seus nomes e suas características

Nada deu mais pano pra manga que o Rock N’ RollIniciado nos anos 50, passou décadas se modificando e se aprimorando, mas são tantas influências, tantos estilos de rock, que nessa semana especial a gente não podia faltar com essa delicadeza de listá-los para vocês.

O rock conta uma história, se mistura com as modificações sociais e se recria como um organismo vivo. Agora vem que vem se aprofundar nesse estilo tão amado, mas tão amado que merece uma semana inteira de comemoração.

Década de 50

Rockabilly: Um dos primeiros subgêneros do Rock. Esse nome se deu pela junção com a palavra hillbilly, que faz referência à música country americana. Principais expoentes: Carl Perkins, Gene Vincent, Jonhy Cash, Eddie Cochran, Johnny Burnette e Dorsey Burnette.
****

High-School rock: um estilo racista que nasceu do pós-segunda guerra. Ele nasce com uma pegada segregacionista, se aproveitando das melodias e batidas contagiantes da música negra da época. Uma boa parte das gravadoras lançavam cantores e cantoras brancas regravando os sucessos dos negros. Seus expoentes não merecem ser citados.

Classic rock: Um estilo eclético de rock, que busca misturar diversos estilos. Com uma pegada country, um dos estilos de rock mais conformistas. Principais expoentes:  Elvis Presley, Chuck Berry, Bo Diddley.

Década de 60

Psicodelismo/Acid rock: Estilo que veio da tentativa de transmitir as afetações causadas pelo uso do LSD. As distorções no som, somadas aos efeitos, buscava reproduzir os efeitos da droga. Seus principais expoentes : The Doors, Jefferson Airplane, Grateful Dead, Love e Jimi Hendrix.

Rock experimental: Mais um som de mistura. Com grande complexidade musical, costumava ser confundido com rock progressivo, mas sua diferença está nas pegadas regionalistas e religiosas, além da utilização de outros instrumentos. Principais expoentes: Beatles (fase final), Iron Butterfly, Jimi Hendrix, Frank Zappa e Nação Zumbi.

Rock progressivo: Caracterizado pelas músicas de longa duração, além das misturas apropriadas de cada pátria da banda que desenvolve as canções. Uma das linhas mais complexas do rock, nasce durante a conjuntura de liberdade do pós-guerra e início da Guerra Fria. Clama por liberdade e amor. Principais expoentes: Yes, Genesis, Emerson, Lake & Palmer, Pink Floyd, Marillion, King Crimson, Rush e Janis Joplin

Surf music: Com pegadas fortes de distorção e o principal traço: o reverb (eco). Algumas das principais bandas são apenas instrumentais, podendo ter a “perda” de uma guitarra de base ou do baixo. Principais expoentes: Dick Dale, Surfaris,  Los Straitjackets e Retrofoguetes. É importante salientar que é Surf Music, não Surf Rock, estilo esse dos aclamados Beach Boys.

Ópera rock: Estilo de rock que não diz respeito a toda uma geração, mas a uma opção estética utilizada por algumas bandas. O lance é contar uma história em uma única canção se utilizando dos elementos líricos e da pegada rock. Principais expoentes com suas obras são: “Tommy” e “Quadrophenia”, do The Who, “Arthur”, do The Kinks, “S.F. Sorrow”, do The Pretty Things e “The Wall”, do Pink Floyd e “Bohemian Rhapsody”, do Queen.

Garage rock:  Aqui o underground fica muito mais interessante. Uma guitarra na mão e uma ideia na cabeça. Aqui inicia todo o processo do “submundo” do rock. A música vira libertação, o som e a força do instrumento sem se preocupar muito com as letras. O estilo é conhecido, basicamente, pelas composições “Wild Thing”, da banda inglesa The Troggs, e “Leader of the Pack”, das americanas The Shangri-Las.

Blues rock: Com uma forte influência do Blues, esse estilo originou o hard rock, um estilo mais vintage e purista. Principais Expoentes: Rolling Stones, Janis Joplin, Doors, Cream e The Who .

Country rock: A fusão rock e country seguiu por todo os anos 50. Esse nome específico, Country Rock, serviu para denominar os artistas que vieram do início do final dos anos 1960 e início dos 70. Principais expoentes: Bill Halley, Jerry Lee Lewis e Bob Luman.

Década de 70

Hard rock: O grande estilo da época, saudosista e clássico. É o auge do estilo rock n’ roll mais puro.  Principais expoentes: Led Zeppelin , Black Sabbath, Deep Purple, AC/DC, KISS, Queen, Rainbow, Whitesnake, Grand Funk Railroad, Blue Cheer, Aerosmith, Guns N’ Roses e Van Halen.

Glam rock: o auge da liberdade sexual, o rock vem todo subversivo e mostrando que homem também se preocupa com o estilo e com o brilho! A voz fina e cabelo longo nos acompanham até hoje. Seus principais expoentes são: New York Dolls, Gary Glitter, T-Rex, David Bowie, Roxy Music, Slade, Heart e Secos & Molhados.

Punk rock: O punk rock  nasce no final dos anos 70. O auge da Guerra Fria tornou impopular diversas práticas das bandas mais famosas, como o enriquecimento exacerbado, o luxo e as ostentações. A subversividade do rock foi uma exigência para os fãs, as letras pregavam revolução e mudança. O rock aqui virou crítica social. Principais expoentes: Iggy Pop & The Stooges, The Troggs, Sex Pistols, The Clash, Television, Ramones e Bad Religion.

Década de 80

**Heavy metal: Por muitos entendido como um estilo a parte, nessa década veio a se tornar um movimento contra o punk rock, primando pela qualidade musical e destreza de seus músicos, sem perder a força das letras. Principais expoentes: Iron Maiden, Judas Priest, Helloween, Motörhead, Saxon, King Diamond e Accept.


**

Hair Metal: É um subgênero do heavy metal, que combina elementos do hard rock com o punk rock e a música pop. Os integrantes cultivavam uma aparência andrógina não só com cabelos longos, mas também um guarda-roupa em que as cores e o brilho ressaltaram. As performances no palco mudaram radicalmente. Principais Expoentes: Kiss, Van Halen, Poison, Bon Jovi, Mötley Crüe, Guns N’ Roses, Mr. Big, Skid Row, Quiet Riot e Twisted Sister.

Thrash metal: É mais um subgênero do heavy metal caracterizado por seu ritmo rápido e agressividade. As canções usualmente têm batidas rápidas e riffs de guitarra que regem a música, intercalados com solos ao estilo shred. As letras são sempre sobre violência e repúdio ao estado e a economia. De linguagem agressiva as letras são quase sempre gritadas, como uma manifestação ou pedido de socorro. Principais Expoentes: Metallica (primeiros trabalhos), Megadeth, Slayer, Sodom, Anthrax, Pantera e Sepultura.

**Black metal: **Tipicamente agrega guitarras muito distorcidas, tocadas com técnicas como palm muting e tremolo picking, ritmo extremamente rápido e mudanças abruptas de tempo. As letras falam de misticismos, tortura, violências e sevícias em geral. Muitas bandas nesse estilo pregam falas contra religiões e sobre o satanismo e paganismo. Principais Expoentes: Venom, Mayhem, Burzum, Dimmu Borgir e Cradle of Filth.

Death metal: O death metal é bem semelhante ao Black Metal, porém sua temática é mais ligada às aflições do corpo. Torturas, doenças, expurgos em geral. Principais Expoentes: Entre os exemplos citam-se Death, Morbid Angel, Cannibal Corpse, Carcass e Napalm Death.

Gothic: O rock tocado em melodias mais baixas. A intenção é criar uma tensão quase como um sussurro. Tem uma pegada lírica e a utilização de sons eletrônicos. Sua temática é a comum ao tema: melancolia, dor e perda. Principais expoentes: Joy Division (considerados os precursores do estilo), The Cure, Bauhaus, Echo & The Bunnymen, Sisters of Mercy, Siouxsie & The Banshees.

Hardcore: Variante do Punk, o hardcore é barulhento e politicamente orientado pelo Anarquismo de Bakunin. No meio da ascensão do capitalismo, eles se autodenominam o lixo que sobra da sociedade. Principais expoentes: Minor Threat, Dead Kennedys, Discharge, Exploited e Ratos de Porão

Década de 90

Britpop: No início do surgimento das bandas britânicas super comerciais e com uma pegada pop intensa. Principais Expoentes: Blur, Oasis, Pulp, Suede, The Stone Roses e Supergrass.

**Grunge: **O desprendimento visual do punk, com a união do clássico. Melodia intensa com poucos acordes, somadas à polidez do som e letras relacionadas a depressão e angústia. Principais Expoentes: Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden e Mudhoney.

Clique aqui e conheça mais da história do grunge!

**Neo-Psicodelismo: **A onda paz e amor vem com tudo, agora bem mais comecial que ideológica. Principais expoentes: Smashing Pumpkins, Cake, Black Crowes e R.E.M.

Funk metal: A mistura do balanço do funky americano com a pegada rap urbano bem higienizado. Sucesso dos anos 90, carregou o mundo com a sua mistura elétrica. Principais expoentes: Red Hot Chili Peppers, Living Colour, Faith No More e Rage Against the Machine.

**Metal melódico/Prog Metal: **Um heavy metal mais leve e cadenciado. Pegada lírica e gótica, uma retomada aos metaleiros dos anos 80.  Principais Expoentes: Angra, Stratovarius, Nightwish, Dream Theater, Blind Guardian e Rhapsody.

Indie rock: As bandas “independentes” chegam bem famosas nos anos 90. O legal era gostar de coisas que ninguém gostava. Nessa onda underground, as bandas de garagem foram se popularizando. As canções românticas chegaram fortes. Principais Expoentes: Radiohead, Pixies, The Strokes, White Stripes, Coldplay, Travis e Belle & Sebastian, além de algumas bandas britpop.

New metal: A mistura dos sons urbanos chegam intensas no rock dos anos 90. O rap e a música eletrônica viram influências para diversas bandas de rock. A sonoridade pesada e o esquema de mistura com as letras faladas do rap chegam pra cair com o antigo purismo. Principais Expoentes: Korn, Linkin Park, Static-X, Limp Bizkit e Slipknot.

Pop punk: Uma mistura fofa entre o punk rock, straight edge e grunge. As letras chegam falando basicamente sobre o estilo de vida adolescente branco sem compromisso. Romances e galãs, as maiores “boybands” do rock vieram dessa galera. Principais Expoentes: Green Day, Blink-182, NOFX e Offspring (essas duas bandas mais enraizadas no hardcore).

Década 00

Riot grrrl: Um dos expoentes mais punk rock das últimas décadas, com sons pesados e orientadas politicamente é feminino e feminista.  Principais Expoentes: Bikini Kill, Pussy riot e Bratmobile.

**Pop Rock: **Pop rock é um estilo de rock com uma abordagem mais leve e suave, que é mais semelhante à música pop mainstream. Ele inicia nos anos 50, mas é nos 2000 que ele encontra seu habitat natural. Principais Expoentes: Coldplay, U2, Goo Goo Dolls e Bon Jovi.


Camisetas para vários estilos de rock

Agora que você já sabe tudo sobre os variados estilos de rock, que tal conferir as camisetas de rock da Chico Rei? Certamente você vai encontrar alguma que faz o seu estilo 😉