Loja

Filmes brasileiros: riqueza cultural em formato de cenas!


• 5 mins de leitura
Filmes brasileiros: riqueza cultural em formato de cenas!

Ao combinar uma sessão de filmes com os amigos, normalmente os títulos escolhidos são as clássicas películas hollywoodianas, que inegavelmente são excelentes alternativas. No entanto, as variadas plataformas de streaming que temos à disposição nos abriram um leque para outros estilos cinematográficos ganharem espaço e visualização!

Os filmes nacionais, muitas vezes, acabam não sendo a primeira opção, mas nós da Chico Rei, como somos apaixonados por brasilidade, elencamos neste post os melhores filmes brasileiros para você se inspirar e imergir na riqueza cultural do nosso país!

Não é de hoje que as produções cinematográficas do Brasil sofrem com falta de investimento. É impossível fazer qualquer paralelo com os montantes expressivos que são padrão em grandes indústrias de sucesso mundial. Para piorar tudo, em 2019, ainda tivemos o triste episódio de corte de verbas e censura moral à Ancine (Agência Nacional do Cinema).

Em contrapartida, temos obras culturalmente ricas, com narrativas e temas pertinentes abordados de forma simples e leve. Dá para encher o coração de esperança, amor e boas risadas!

Um filme é muito mais do que entretenimento. Cenas e frases dos nossos preferidos ficam para sempre na memória. Marcam nossas vidas, estampam nossas camisetas e compõem parte de quem somos.

Além disso, eles também contribuem assiduamente com a nossa formação de identidade e nos conectam com outras pessoas. Conta pra gente: você já fez um bom amigo por conta de um filme em comum?

Com tantos pontos positivos, fica fácil entender por que é tão importante valorizar as produções locais. Elas nos trazem verdades, memórias, inspirações e ensinamentos sobre  a vida, conflitos sociais, romances e nos dão uma chuva de empatia. É a nossa própria história contada através das telinhas. Mesmo por meio de temas ficcionais, é muito provável que, ao vermos um filme brasileiro, nos sintamos carregados de conexão. Essa sensação de troca e participação é incrível!

Cinema nacional em ascensão!

Apesar de todos os cortes e desvalorização financeira, citados acima, nos últimos anos, o Brasil vem se destacando e ganhando espaço em premiações e indicações importantíssimas ao redor do mundo, como o Festival de Cannes.

É o cenário nacional ganhando força graças a enredos profundos e interpretações memoráveis. E então, que tal dar uma chance ao cinema brasileiro? A lista que apresentamos abaixo pode te ajudar nessa aventura!

Agora, se você já é um amante antigo dos filmes nacionais, fã declarado dos nossos tesouros, é hora de relembrar alguns dos títulos que, com certeza, já te emocionaram! Bora para nossa listinha de 5 filmes brasileiros que você precisa ver!

5 melhores filmes brasileiros, veja nossas indicações!

A Vida Invisível (2019)

Esse é um filme excelente para abrirmos nossa lista. Drama de época, essa obra se passa em meados dos anos 50 e conta com uma fotografia maravilhosa. As cores utilizadas na produção são fortes, trazendo um Rio de Janeiro vivo.

A história gira em torno de duas irmãs, uma jovem e talentosa, mas introvertida, e outra mais velha e extrovertida. As duas vivenciam um regime patriarcal e traçam caminhos completamente diferentes. Casamento, carreira e outras responsabilidades de uma mulher da época são algumas das problemáticas bem encenadas pelas ilustres Fernanda Montenegro e Carol Duarte.

A Vida Invisível recebeu o prêmio Um Certo Olhar em Cannes e representou o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar. Carregado de sensibilidade, esse filme merece ser assistido pelo menos uma vez na vida. Nossa equipe amou tanto essa obra que criamos não só uma coleção inteirinha de camisetas, mas também um post com uma entrevista com a Carol Duarte, atriz que interpreta a personagem Eurídice.

Hoje eu quero voltar sozinho (2014)

O longa conta a história de um adolescente, chamado Leonardo. Na trama, ele é deficiente visual e busca independência em meio à relação conturbada com a mãe. Ao longo do filme você viaja por uma evolutiva jornada de autoconhecimento e sexualidade dos personagens.

Esse filme foi escolhido pelo Ministério da Cultura para representar o Brasil no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2015. Ele foi eleito como o melhor da mostra Panorama do Festival de Berlim e ganhou o Prêmio Teddy, destinado a longas com temática homossexual. É uma trama envolvente e muito bem construída que merece ser assistida!

O Auto da Compadecida (2000)

Esse clássico celebra os seus 20 anos agora, em 2020, e é marcante para a cultura do país! Ele sempre marca presença nas listas sobre os melhores filmes brasileiros – seja para assistir pela primeira ou pela milésima vez. Essa obra nunca perde a vivacidade e, para entrar ainda mais no clima, vale muito a pena apostar em uma camiseta cheia de sentido estampada com frases e imagens desse clássico do cinema nacional.

Apesar de ser uma comédia, a história de Chicó e João Grilo nos leva a entender as dificuldades dos moradores do sertão paraibano, que sofrem com a seca e a falta de dinheiro. Atemporal, esse longa é para os que desejam, com humor, refletir sobre a realidade e a construção histórica do nosso país.

Aquarius (2016)

Estrelado por Sônia Braga, Aquarius é um filme forte, que se passa em Recife. O drama da protagonista, Clara, uma mulher cheia de personalidade, é semelhante ao de muitos brasileiros que vivem em bairros históricos dos centros urbanos.

Ela precisa lutar contra uma imobiliária para manter o seu apartamento de pé, enquanto vive um conflito de ideias pré-concebidas sobre a sexualidade e a vida de uma mulher da terceira idade.

Essa produção foi indicada para diversas premiações, como o Independent Spirit Awards e teve sua primeira exibição no Festival de Cannes. Atingiu meio milhão de espectadores entre Brasil e França. E aí, vale uma sessão na sala da sua casa também, não é?

Bacurau (2020)

Bacurau foi o primeiro filme brasileiro a levar o Prêmio do Júri no Festival de Cannes e levou outros dois prêmios de Melhor Filme, na Espanha e em Munique. Em uma mescla de realismo mágico e ficção científica, essa trama apresenta uma encenação enigmática.

A trama conta a história de um povoado no sertão nordestino que precisa coletivamente se organizar e lutar para sobreviver, após o sumiço inexplicável de alguns moradores. É incrível para enriquecer ainda mais seu momento de lazer, acrescentando, também, ao conhecimento sobre a construção sócio-histórica brasileira.

O cinema brasileiro conta com outras obras marcantes, como “Que Horas Ela Volta” (2015), “O Palhaço” (2011), “Minha Mãe é Uma Peça” (2013), “Central do Brasil” (1998) e muitos outros.

Graças ao cinema novo, possuímos muitos filmes que vão de humorísticos a melodramáticos, para você escolher de acordo com o clima do momento! Junte a turma e embarque nessa viagem rica e histórica, seja por puro entretenimento ou para conhecer um pouco mais o contexto sócio-cultural que as obras nacionais apresentam.

Nós sabemos que essas produções incríveis podem ganhar o seu coração e tornar sua experiência cinematográfica muito mais interessante! E então, gostou das nossas indicações?

Acompanhe o nosso blog para estar sempre por dentro das nossas dicas sobre entretenimento, responsabilidade social, empatia e coletividade! Toda semana nós entregamos a você um conteúdo fresquinho, que preparamos com todo amor e cuidado.

Esperamos por você! Ah, aproveite para nos deixar um comentário contando um pouquinho sobre a sua experiência com filmes nacionais. Quais você mais gosta?

Nos vemos no próximo post!



Tags