Loja

Jogos antigos que fizeram história: momento nostalgia com a Chico Rei


• 5 mins de leitura
Jogos antigos que fizeram história: momento nostalgia com a Chico Rei

Os games, há muito, fazem sucesso com o público. Desde os primeiros 2D que saíram até a tecnologia de hoje, muitas pessoas foram marcadas com histórias, jogabilidades e personagens incríveis que serviram de inspiração para muitas outras criações.

Relembrar os jogos antigos é sinônimo de nostalgia boa na certa, e é por isso que, hoje, a Chico Rei preparou um compilado de games que marcaram gerações. Acompanhe-nos para ver a seleção.

Os 8 melhores jogos antigos: clássicos renomados

Desde o surgimento do primeiro console, o Magnavox Odyssey, lá em 1972, o mundo dos games passou por muitas mudanças. A tecnologia aumentou, a qualidade dos gráficos cresceu e as jogabilidades estão cada vez mais interessantes.

Além disso, não se pode esquecer de que os títulos agora são inúmeros, a indústria dos jogos oferece enredos de todos os tipos.

Mas isso não quer dizer que as pessoas não podem aproveitar os clássicos, certo? Algumas histórias marcaram a vida de muitas pessoas e foram evoluídas, tanto que ainda fazem muito sucesso. Um exemplo é a franquia Mario Bros, que foi reinventada e é apreciada, até hoje, por muitos jogadores.

Além dessa franquia temos muitas outras que sobreviveram ao tempo e também aquelas que apenas ficam na memória e deixam saudades. Veja alguns dos exemplos:

Pong (1972)

Quem sempre teve uma queda pelos filmes mais antigos provavelmente já deve ter visto em alguma cena, nas televisões, uma bolinha indo de um lado para o outro da tela, rebatida por linhas verticais. O intuito era parecer uma partida de tênis de mesa mesmo, simples, fácil e sem muitos segredos, apenas ter os reflexos necessários para mandar a bolinha para o adversário.

Tela do jogo Pong (1972)

O jogo foi criado por Allan Alcorn, que, na época, era um programador da empresa Atari. Ele contou que sua inspiração surgiu através de um título que existia no Magnavox Odyssey, já citado.

Pac Man (1980)

É impossível falar de jogos antigos e não citar Pac Man, o personagem amarelo que se alimenta de pontos e foge dos fantasmas é um clássico. Criado por Toru Iwatani, o game é muito mais do que um título para entretenimento, é algo atemporal, nostálgico e cheio de cultura.

Tela de início do jogo Pac Man (1980)

Donkey Kong (1981)

No jogo de Shigeru Miyamoto, o herói Jumpman (mais tarde rebatizado de Mario) tinha que ultrapassar os obstáculos jogados pelo vilão Donkey Kong até chegar na Pauline, que tinha sido sequestrada. Entre seus méritos, está o primeiro lugar nos jogos que usaram o pulo como uma habilidade da jogabilidade. Incrível, não é?

Tela do jogo Donkey Kong (1981)

Tetris (1984)

Esse é um clássico mesmo, a maioria das pessoas com 20 anos para cima, com certeza, já jogaram alguma vez ou viram alguém jogando. Fácil, divertido e dinâmico, o jogo desafia o raciocínio lógico a encontrar o encaixe perfeito entre as peças que caem. A cada encaixe total, formando uma linha, elas são destruídas para liberar espaço e continuar o jogo.

Tela do jogo Tetris (1984)

Pode parecer repetitivo, mas não deixa de prender a atenção, principalmente quando o nível de dificuldade aumenta por encaixes errados dos blocos. Se algum deles chegar ao topo, bem, é fim de jogo e a partida será reiniciada.

Super Mario Bros. (1985)

Shigeru Miyamoto foi o criador de Donkey Kong, junto com Takashi Tezuka, criou o personagem que apareceu como Jumpman. No título, havia diversos níveis e cenários para percorrer com Mario, em busca de resgatar a Princesa Peach. Nisso, muitos obstáculos foram vencidos com os pulos, corridas e a capacidade do personagem de crescer.

Tela do jogo Super Mario Bros. (1985)

Nem precisamos dizer que ele é atemporal, certo? É considerado um dos melhores jogos já feitos e encanta muitos jogadores. Há diversos títulos da franquia, com habilidades e objetivos diferentes, mas que todo mundo ama.

Prince of Persia (1989)

Literalmente, um príncipe dos computadores da época, o título era um dos favoritos, revolucionando o mundo dos games da época com suas particularidades.

Tela do jogo Prince of Persia (1989)

Ele oferecia diferentes níveis que iam ficando mais difíceis enquanto o príncipe percorria masmorras e calabouços com obstáculos diversos para chegar ao palácio persa. Lá, ele encontrava a filha do Sultão, que precisava salvar derrotando o vilão chefe.

SimCity (1989)

Desenvolvido por Will Wright, designer de jogos, Sim City foi um importante título para o mundo dos videogames, revolucionando o pensamento de que havia muitas outras possibilidades do que ter um protagonista para vencer adversários ou passar por obstáculos.

Tela do jogo SimCity (1989)

O jogo se baseia em construir uma metrópole boa em um determinado espaço com recursos limitados. Para isso, a pessoa tinha que ser bem estrategista, ou a cidade poderia falir. O nome Sim é familiar, não é? Foi esse jogo que inspirou o designer a criar o The Sims.

Wolfenstein 3D (1992)

O título é considerado o pai dos jogos de tiros, foi o que inspirou o famoso Doom. Ele causou um grande rebuliço e entusiasmo para os jogadores da época, tanto por sua tecnologia 3D quanto pelos gráficos super “realistas” e cheios de detalhes.

Tela do jogo Wolfenstein 3D (1992)

Nele, o jogador tinha que sair percorrendo o mapa para encontrar inimigos, que eram soldados nazistas, e matá-los com as armas à disposição.

Além desses, existem muitos outros. Realmente o mundo dos jogos é imenso e cheio de facetas. Então, você que é um(a) jogador(a) de primeira, que ama os clássicos e não dispensa os novos, gostou do conteúdo de hoje?

A Chico Rei procura estar por dentro de todos os assuntos que estruturam nossa sociedade e engloba diferentes grupos. Por isso, para ler muito mais, acompanhe-nos toda semana no blog, sempre tem conteúdo novo!


Tags

jogos antigos, nostalgia, momento nostalgia, games antigos, games, jogos que fizeram história