Loja

Você conhece a origem da frase keep calm and carry on?


• 4 mins de leitura
Você conhece a origem da frase keep calm and carry on?

Dizem que a moda é cíclica, ou seja: de tempos em tempos, o que fez sucesso, há alguns anos, pode encantar o público novamente.

Mas, quando pensamos na mensagem** keep calm and carry on**, levamos esse conceito a um patamar completamente inovador. Afinal de contas, essa simples imagem motivadora, usada em tempos de guerra, se transformou em um verdadeiro símbolo da cultura contemporânea.

Consequentemente, passou pela nossa cabeça que, além da origem da frase que deve povoar alguns dos seus itens diários, como camisetas estampadas, inclusive, você gostaria de conhecer algumas dicas para aprender a decorar com a frase keep calm and carry on. Confira!

A história por trás de keep calm and carry on

O vermelho impera por todo o cartaz e, à frente, uma coroa permanece sobre os dizeres: Keep calm and carry on.

Uma tradução literal poderia significar “mantenha-se calmo e siga em frente”. Uma simples mensagem motivacional, portanto, certo?

Acontece que a raiz de todo esse cartaz, encontrado entre diversos livros empoeirados de um sebo, na costa inglesa, em 2000, remete ao** ano de 1939**. Sim, o período de início da Segunda Guerra Mundial.

Foi o período em que a Inglaterra assumiu posição junto das tropas aliadas, com o propósito de enfrentar o exército alemão, comandado por Adolf Hitler.

Para apaziguar o espírito dos cidadãos britânicos, a coroa mandou imprimir pôsteres motivacionais, que visavam manter as suas cidades ainda pulsantes e com a rotina ainda em pleno funcionamento.

Todos os cartazes possuíam um design similar, com foco em poucas cores (duas por modelo, apenas), o desenho da coroa do rei George VI e uma frase que despertasse o interesse das pessoas e as incentivasse a seguir em frente, mesmo em tempos de guerra.

Além de “Sua coragem, sua alegria e sua determinação vão nos trazer a vitória” e “A liberdade está em perigo, defenda-a com toda a sua força”, um terceiro cartaz foi mandado às gráficas, mas nunca tomou as ruas com o seu vermelho pulsante para chamar a imediata atenção de quem passasse.

Isso porque ele foi produzido com a intenção de ser utilizado apenas em casos emergenciais, como uma invasão às cidades comandadas pelo governo inglês – o que nunca ocorreu.

Dessa maneira, com o fim da guerra, o furor causado pelos cartazes ficou apenas no inconsciente de quem viveu a guerra e nas fotografias que imortalizaram um sangrento período de nossa história.

Nem só de cartazes vivem as frases famosas, que tal colocá-las em canecas?

Keep calm and carry on Keep calm and carry on

Keep calm and carry on: do sebo para o estrelato

Mais de 60 anos depois, os proprietários de um singelo sebo se depararam com o cartaz, emolduraram-no e logo os clientes começaram a perguntar dele aos funcionários da loja.

Cientes de que uma oportunidade de mercado surgia ali, eles imprimiram alguns pôsteres e esgotaram a primeira leva rapidamente.

Aliás, Pôsteres na Chico Rei, também são referência. Dê uma conferidinha lá, depois.

No caso de keep calm and carry on, a estampa não se limitou aos pôsteres e, em pouco tempo, a mensagem já estava difundida em diversos outros produtos do dia a dia, como canecas, cadernos e mais uma série de outros itens!

Entre os principais, destacamos a devida homenagem que fizemos à mensagem keep calm and carry on – mas com a personalidade característica da Chico Rei: a Camiseta Play Hard!

Veja outras camisetas com frases famosas:

Keep calm and carry on Keep calm and carry on

Keep calm and carry on na sua decoração

A impactante mensagem, o peso histórico que ela carrega e o design simplificado – muito em alta, ultimamente – colocaram esse cartaz no nosso dia a dia. Mas, afinal de contas, onde colocá-la?

A seguir, detalhamos algumas possibilidades a partir dos produtos que mais têm feito sucesso entre pessoas do mundo inteiro!

  • Almofadas: elas caem bem tanto para compor a sua sala de estar, bagunçada no conforto do seu sofá, ou em poltronas. Vale lembrar que as almofadas também podem ser utilizadas na cama ou, ainda, nos populares sofás e poltronas de pallet, com um estilo a mais com o futon e a sua almofada keep calm and carry on.
  • Pôsteres e quadros: carregar ambientes com imagens da cultura pop é uma ótima maneira de explorar a sua personalidade, e, com um quadro keep calm and carry on, não faltam ambientes para acomodar a mensagem. Além dos cômodos habituais, essa frase cai bem em decorações mais despojadas no próprio lavabo, inclusive, já que não se trata de um ambiente úmido, como o banheiro utilizado diariamente por você.
  • Adesivo de parede: mais um tipo de produto que causa uma série de possibilidades decorativas. Além de praticidade, já que os adesivos de parede são fáceis de aplicar e remover. Assim, explore a frase keep calm and carry on nos seus armários, em geladeiras, nas paredes e onde mais houver uma superfície convidativa a colar essa frade impacto.
  • **Camisetas: **fique sempre de olho nas novidades do site da Chico Rei, porque sempre estamos de olho em novas possibilidades de customizar a frase Keep calm and carry on para você vestir o seu estilo.

A Chico Rei tem diversas camisetas em estilo de tipografia com frases legais como essa,da camiseta “Quem tem alma, não tem calma“.

Keep calm and carry on Keep calm and carry on

E então, o que achou da origem dessa frase histórica e as possibilidades de decoração com ela? Compartilhe conosco suas ideias decorativas com a mensagem keep calm and carry on no campo de comentários deste post!


Tags