Loja

Os 10 Maiores Clássicos do Rock


• 4 mins de leitura
Os 10 Maiores Clássicos do Rock

A semana do estilo musical que é sinônimo de atitude chegou e não tem como fugir desse tópico: quais são os maiores clássicos do rock? A cada ano, essa escolha fica mais difícil… Também pudera, né? São mais de 60 anos de história, vertentes pra lá de ecléticas e novas bandas surgindo a cada dia, mudando a nossa visão sobre aquelas que já fizeram história.

Mas antes de falarmos sobre os maiores clássicos do rock, precisamos lembrar da grandeza deste tema. Na batida desde a década de 1950, precisamos consertar as primeiras palavras deste artigo: o rock deixou de ser apenas um gênero musical. Virou estilo de vida, influenciando campos que vão das artes plásticas à moda. E por falar em moda, não podemos esquecer das melhores camisetas de rock da galáxia, que você encontra clicando aqui.

Com o passar do tempo e o amadurecimento do gênero, o quarteto “guitarra, baixo, bateria e vocal” ganharam companhia e novos estilos foram nascendo do bom e velho rock n’ roll: folk rock, blues rock, glam rock, hard rock, heavy metal, punk, hardcore, progressivo, britpop, indie, grunge, nu metal… São tantas possibilidades que fazer uma lista com os maiores clássicos do rock pode ser considerada uma missão impossível. Por isso, reduzimos a contagem e fechamos nossa lista com apenas 10 dos maiores clássicos do rock.

Os 10 Maiores Clássicos do Rock

E que tarefa difícil que foi escolher essas 10 músicas! Por vezes, mudamos as escolhidas, recomeçamos do zero, pensamos em aumentar para 20, 30 40… Pode ser 100? Mas no fim das contas, nos mantivemos firmes no propósito tendo em mente que é humanamente impossível cravar os maiores clássicos do rock numa lista que possa agradar a gregos e troianos.

Posto isso, sabemos que são enormes as chances de você discordar das escolhas abaixo. E adoramos essa ideia! Ficaremos muito felizes se puder compartilhar aqui nos comentários aqueles que são pra você os maiores clássicos do rock. Fechado?

Sem mais delongas, aqui vão as nossas escolhidas:

Os 10 Maiores Clássicos do Rock

Os 10 Maiores Clássicos do Rock

10 – Smoke On The Water – Deep Purple

A maior música dos britânicos do Deep Purple tem um dos riffs de guitarra mais memoráveis do rock! E a letra ainda faz menção a uma história verídica e pra lá de inusitada envolvendo Frank Zappa e um incêndio.

##### **9 – Smells Like Teen Spirit – Nirvana**

A faixa de abertura do clássico Nevermind é um convite às performances mais acaloradas de air guitar. Kurt Cobain e companhia acertaram a mão na música, que conquistou vários feitos, entre eles, a entrada no Hot 100 da Billboard (na época, chegar na sexta colocação era um feito e tanto).

##### **8 – A Day In The Life – The Beatles**

Uma das tantas composição da dupla Lennon-McCartney, a música faz parte do memorável Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, de 1967. É considerada pela revista Rolling Stone como a principal música dos Beatles. Quem somos nós pra discutir, né?

##### **7 – Time – Pink Floyd**

Depois da mistura caótica de relógios, batidas e distorção, eis que surge a inconfundível voz de David Gilmour com os versos “Ticking away, the moments that make up a dull day”. Time é uma das melhores músicas de uma das melhores bandas de todos os tempos e merece estar presente em todas as listas de maiores clássicos do rock.

##### **6 – Purple Haze – Jimi Hendrix**

Lançada em 1967 como single, essa pancada sonora também faz parte do disco “Are You Experienced”. A revista Rolling Stone colocou a música na posição nº 17 em sua lista “500 Melhores Canções de Todos os Tempos”.

##### **5 – Back In Black – AC/DC**

Mais uma vez, pinta na lista um riff que fala por si só. Esse clássico ficou em 4º lugar na lista com as “40 Maiores Canções Metal” feita pela VH1. Depois que Bon Scott morreu, todo mundo acreditava que a banda chegaria ao fim. Porém, veio Brian Johnson e ocupou o posto com louvor durante muitas décadas. Back In Black é o símbolo dessa volta após o luto, um verdadeiro clássico do rock.

##### **4 – Gimme Shelter – The Rolling Stones**

Escrita por Mick e Keith, a letra apresenta uma metáfora e mostra um pouco do pessimismo dos Stones com os caminhos que o mundo ia tomando. A letra fala de procurar abrigo em uma tempestade que está chegando e é certamente uma das músicas mais fortes da banda.

##### **3 – Bohemian Rhapsody – Queen**

Se tem uma música dessa lista que parece ter sido feito para** shows gigantescos**, ela é Bohemian Rhapsody. Mesmo sem ter um refrão daqueles clássicos, ela consegue levantar multidões com seu estilo ópera, cheio de nuances e variações. Ah, e é claro: a performance de Freddie Mercury vale o ingresso!

##### **2 – Paranoid – Black Sabbath**

Há quem diga que eles são os pais do heavy metal, então certamente Paranoid é uma das primeiras e melhores canções do gênero. Rápida, crua, cheia de distorção… Enfim, tem todos os elementos que um grande clássico do rock tem que ter. Ponto para Ozzy, Tony, Geezer e Bill!

##### **1 – Stairway to Heaven – Led Zeppelin**

Pra fechar com chave de ouro, chegou quem estava faltando: Led Zeppelin! Em seus mais de oito minutos, Stairway to Heaven tem de tudo: grandes vocais, um solo sensacional, dedilhado, refrão marcante, distorção… Ou seja, é um épico que desbravou esse primeiro lugar. Cabe dizer que a música se encontra numa polêmica de plágio, mas não estamos aqui para julgar. Afinal, a versão do Led fez história, né?

Ufa! Essa foi a nossa** lista dos 10 maiores clássicos do rock**. Agora queremos ver a sua lista! Que tal deixar o seu Top 10 aqui embaixo, nos comentários? Ah, e não deixe de conferir as camisetas de rock mais legais da galáxia!

Camisetas de Rock

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar


Tags

rock, musica