5 Bandas Influenciadas por The Cure

A quantidade de **bandas influenciadas por **The Cure deixa clara a importância do grupo para a música. A influência da banda extrapola o território da música, ganhando ecos na cultura pop (alô, Tim Burton). Seus clássicos podem ser ouvidos por aí em versões de inúmeras bandas (brasileiras, inclusive), ou mesmo como trilha de filmes e séries.

Mas antes de falar das bandas influenciadas por The Cure, é preciso retomar um pouco de sua história. A banda nasceu em Crawley, Inglaterra, em 1976. Foi fundada por Robert Smith, que é a verdadeira alma da banda. Nessa altura dos anos 70, o punk rock britânico vinha perdendo força e dando lugar a novas ramificações.

Desse cenário nasceram pós-punk e o rock gótico, estilos que bombariam na década seguinte. Além da grande presença dos graves, a música dos anos 80 usava e abusava de instrumentos teclados e sintetizadores. O instrumental era responsável por dar o ar até hoje característico das bandas da época, como Duran Duran e Joy Division, além de The Cure.

Ainda que nunca tenha concordado com a associação do The Cure ao termo gótico, é fato que o grupo de Robert Smith tem lá seu pé no estilo. A banda é marcada pela versatilidade em sua discografia, mas discos como “Pornography” e o sensacional “Disintegration” carregam inegavelmente um tom lúgubre. A propósito, segundo Kyle de South Park, “Disintegration” é o melhor álbum de todos os tempos 😀

Fato é que não são poucas as bandas influenciadas por The Cure e isso se deve à eclética discografia do grupo. Ainda que seu auge tenha se concentrado nos anos 80 e na primeira metade dos** anos 90**, o legado de Smith e companhia não é pouca coisa, tampouco ficando restrito à música.

Bandas Influenciadas por The Cure

Bandas Influenciadas por The Cure

Abaixo listei cinco bandas que claramente foram influenciadas por The Cure:

Blink-182

Bandas influenciadas por The Cure - Blink 182

Em entrevista ao MTV Icon que homenageou a banda de Robert Smith, Mark Hoppus e Tom DeLonge comentaram que o The Cure foi uma das maiores influências para a banda desde a primeira composição do Blink. Mark foi além: disse que é sua banda preferida desde que ouviu “Boys Don’t Cry”.

E a relação das bandas não para por aí: Robert Smith participou do disco “Blink-182”, lançado em 2003, na faixa “All Of This”. O álbum apresenta as influências de The Cure de forma mais acentuada. Além disso, traz para o 182 uma pegada diferente dos trabalhos anteriores.

Bandas influenciadas por The Cure - Blink 182

 

My Chemical Romance

Bandas influenciadas por The Cure - My Chemical Romance

A banda liderada por Gerard Way é certamente o maior expoente do movimento emo dos anos 2000. Misturando elementos de vários estilos, como rock alternativo, post-hardcore, rock gótico e punk rock, suas letras possuem um tom soturno que lembra de perto o The Cure. Como é sabido que a primeira regra das bandas do movimento emo é a negação do estilo,  Way declarou que “o MCR é apenas uma banda de rock que toca sobre vida e morte“.

Visual, letras e a mistura de estilos faz com que a crítica aponte o The Cure como sua principal influência. Ainda de acordo com veículos especializados, o My Chemical Romance é marcado por “um rock dos mais visceral e dramáticos na história recente”. Se mudar a década, serve perfeitamente para o Cure, né?

 

Interpol

Bandas influenciadas por The Cure - Interpol

O Interpol é oriundo da cena independente da Nova Iorque dos anos 2000, fazendo parte do movimento chamado post-punk revival. Como o nome sugere, o movimento é uma retomada ao pós-punk criado no final dos anos 70 e começo de 80, de onde surgiu o The Cure.

Nos anos 2000, o pós-punk foi revisitado por novas bandas que estavam incorporando elementos de dance music e uma pegada eletrônico, no maior estilo dos grupos dos anos 80. Fazem parte dessa cena bandas como The Killers, Bloc Party, The Strokes e outras. A sonoridade da banda é geralmente caracterizada por uma mistura de linhas de baixo e guitarras harmonizadas, no maior estilo The Cure.

 

Legião Urbana

Bandas influenciadas por The Cure - Legião Urbana

A influência do The Cure, é claro, também marcou o rock nacional. Dos anos 80 pra cá, muitas bandas apresentaram traços característicos do som da banda. Entre Paralamas do Sucesso e CPM 22, quem mais bebeu na fonte da banda de Robert Smith foi a Legião Urbana.

Renato Russo nunca negou sua admiração pelo punk e pelo pós-punk britânico, então nada mais natural que o principal expoente dessa safra. Letras, ritmos e timbres da Legião deixam essa influência bem clara. Pra entender melhor, basta ouvir “A Forest”, do The Cure, e “Ainda é Cedo”, da Legião Urbana. Percebeu a semelhança?

 

The Smashing Pumpkins

Bandas influenciadas por The Cure - The Smashing Pumpkins

Liderado por Billy Corgan, o Smashing Pumpkins foi fundado em Chigado, em 1987, bastante influenciado por The Cure, New Order e similares. Na época, Corgan e o guitarrista James Iha inclusive compunham com uma bateria eletrônica. Bandas pós-punk e de rock gótico foram as influências que formaram o senso musical da banda, ainda que haja também uma pegada de outros estilos.

Passado o tempo, entre um cover aqui, outro ali, a relação das duas bandas se estreitou com os Pumpkins saindo em turnê com The Cure, participação de Robert Smith no disco solo de Corgan e por aí vai.

Billy Corgan, David Bowie, Lou Reed e Robert Smith

No clima das bandas influenciadas por The Cure, a  Semana do Rock da **Chico Rei **tem um lançamento em homenagem à banda com a camiseta Boys Don’t Cry:

Camiseta Boys Don't Cry Chico Rei

Aproveite e veja aqui mais um especial para esta semana clicando aqui. Ah, e vale lembrar que as camisetas de rock mais legais da galáxia você só encontra na Chico Rei 😉