Loja

Van Gogh, Munch, Hokusai e o Elemento Chico!

Conheça algumas das obras que serviram de inspiração para três das estampas que compõem nossa nova coleção.


• 3 mins de leitura
Van Gogh, Munch, Hokusai e o Elemento Chico!

A criatividade sempre aflora quando temos inspirações. E como tudo o que a Chico Rei faz envolve muita energia criativa, nós procuramos nos manter sempre rodeados de boas referências.

O tal Elemento Chico é a junção de repertórios com a diversidade de experiências e olhares das pessoas que fazem parte do nosso time. Ele é um dos ingredientes fundamentais da nossa rotina, e arrisco dizer que é o grande responsável por todos esses resultados espetaculares.

Para a criação da Coleção Arte não foi diferente. E hoje, você conhece um pouquinho mais sobre as referências por trás de três estampas: Edvard Munch, Starry Scream e Great Starry Wave.

A famosa obra "O Grito" ao lado da estampa "Edvard Munch"

Edvard Munch é o nome do pintor norueguês responsável por criar, lá em 1893, um dos principais símbolos do expressionismo - movimento artístico de vanguarda que surgiu na Alemanha e era composto por obras que abordavam a subjetividade humana e incentivavam o protagonismo da intensidade dos sentimentos sem compromisso algum com a tal da verossimilhança. “O grito” representa a angústia e o desespero, e a escolha das cores enfatiza a figura do personagem em contraste ao pôr do sol. De acordo com Munch, o desespero seria “o resultado final do amor”.

O que algumas pessoas não sabem é que existem quatro versões da obra, produzidas entre 1893 e 1910, com o objetivo de substituírem as originais conforme elas eram vendidas. Na Galeria Nacional de Oslo você encontra a primeira delas exposta. Já as demais versões seguiram caminhos diferentes: a segunda pertencia ao Museu Munch de Oslo, mas foi roubada em 2004. A terceira ainda está por lá! Já a quarta fazia parte de um acervo pessoal, e foi leiloada no ano de 2012. Para a nossa sorte, Munch preparou ainda uma litogravura, permitindo a reprodução da obra em revistas e jornais!

 "A Noite Estrelada" ao lado da estampa "Starry Scream"

A estampa Starry Scream combina "O Grito" de Edvard Munch, com "A Noite Estrelada" de Vincent Van Gogh. Pós-impressionista e um dos pioneiros da arte moderna, o artista registrou “A Noite Estrelada" a partir da vista da janela do seu quarto no hospício de Saint-Rémy-de-Provence, onde se internou voluntariamente em 1889 após mutilar sua própria orelha.

Sem dúvidas, essa é uma das criações mais conhecidas e importantes de Van Gogh, e também um marco na mudança do estilo de produção do artista, que antes retratava o que via, e agora retomava o uso de tons mais escuros e a criação de novos cenários. Neste caso, a paisagem ao redor do hospício não condiz com a representada na obra, e caracteriza uma construção que muitos acreditam ser a mistura de memórias e alucinações. As (quase) abstrações presentes em "A Noite Estralada" serviram de inspiração para as novas criações que surgiram posteriormente com o que entendemos como modernismo.

 "A Grande Onda de Kanagawa" ao lado da estampa "Great Starry Wave"

E por último, mas não menos importante: A Grande Onda de Kanagawa, uma das xilogravuras mais conhecidas no mundo todo, foi criada pelo artista Katsushika Hokusai. Ela faz parte de uma série de obras sobre o Monte Fuji - que aparece bem pequeno ali no fundo.

A figura da enorme onda engolindo três barcos é uma das mais reproduzidas no planeta. Existem, pelo menos, 35 cópias catalogadas da obra, e muitos exemplares estão conservados em diferentes museus. A xilogravura consiste na reprodução de imagens em madeira, como se fosse um carimbo. Já a técnica de origem japonesa chamada ukiyo-e, significa "pinturas do mundo flutuante", e se popularizou no país entre os séculos dezessete e dezenove, permitindo que cada vez mais cidadãos tivessem contato com os movimentos artísticos por lá.


Foi essa mistura de inspirações tão distintas que deu origem às belezas desta coleção composta por estampas que são verdadeiras obras de arte.

Clique aqui e conheça nosso museu!


Tags

obras de arte, pinturas, coleção


Escrito por

Tainara Mello

Redatora | Especialista em Marketing Criativo | Gerente de Marca | Estrategista de Conteúdo