Loja

Outubro Rosa e o poder da informação

Amar, cuidar e prevenir: o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.


• 3 mins de leitura
Outubro Rosa e o poder da informação

Amar, cuidar e prevenir: o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Essa ação bacaníssima foi criada no início dos anos 90 e é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença.  O movimento possibilita maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.


Mas o que é o Câncer de Mama?

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), "(...) câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos." O câncer de mama se dá por um aumento irregular de células da mama, esse crescimento gera um tumor que pode ter diversas características e efeitos no corpo.

O câncer não tem uma única causa, ele pode estar relacionado a questões internas e que fogem do nosso controle - como fatores genéticos hereditários - e questões externas, as quais podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença. Alguns fatores externos são: o consumo exacerbado de alimentos industrializados, enlatados e processados que possuem agentes cancerígenos, o uso de cigarro e o consumo excessivo de álcool, por exemplo.

Identificando os sintomas

Alguns sintomas mais comuns podem ser identificados no dia a dia, por exemplo:

  • Liberação de líquido incomum pelo mamilo;
  • Nódulo ou caroço que não se modifica, sendo dolorido ou não;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou com textura diferente do normal;
  • Pequenos nódulos no pescoço ou axilas;
  • Inchaço acompanhado ou não de vermelhidão nas mamas;
  • Alterações na coloração da auréola;

É importante ressaltar que esse conteúdo tem como pretensão ajudar na propagação de informações sobre o câncer de mama, mas não substitui a consulta médica. Caso você encontre qualquer sintoma, procure um médico.

A prevenção pode mudar tudo

O câncer de mama é o segundo tipo mais recorrente entre as brasileiras, segundo o Inca, cerca de 1/4 dos casos de câncer registrados anualmente no Brasil dizem respeito ao câncer de mama. A boa notícia é que em grande parte dos casos o câncer pode ser identificado em sua fase inicial e segundo a Fundação do Câncer, 98% dos casos diagnosticados precocemente são curados.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que todas as mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos façam o exame mamográfico no mínimo a cada dois anos e no caso de mulheres que possuem casos de câncer de mama na família, o ideal é procurar um médico a fim de verificar a idade e frequência mais adequados. A mamografia é muito importante no diagnóstico e é um exame relativamente simples, ela é uma espécie de raio X que examina as mamas e têm grande eficácia no diagnóstico da doença.

Além da mamografia, é importante que seja feito o autoexame de forma periódica. Esse é um método gratuito e que pode ser feito pela própria mulher, e também ajuda no acompanhamento da saúde das mamas ao longo da vida. A Revista Galileu possui um passo a passo para o autoexame que você pode conferir clicando aqui.

Existe tratamento e cura!

Câncer tem tratamento e cura! O tratamento depende do tipo de câncer e da fase em que ele é detectado. Quanto mais cedo diagnosticado, menos agressivo é o tratamento necessário. Por isso, previna-se e esteja sempre atenta aos sinais do seu corpo. Siga as recomendações médicas e sempre que possível, repasse informações de fontes confiáveis. A informação pode salvar uma vida!

Neste ano, a Chico Rei uniu forças com a Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer (ASCOMCER), instituição sem fins lucrativos que é referência regional em atendimentos oncológicos, desenvolvendo um trabalho de qualidade, pautado por ética e humanização. A ASCOMCER é uma entidade civil de caráter filantrópico. Em quase 60 anos de existência, todos os seus recursos são voltados aos pacientes sem visar lucro, fazendo do combate e da prevenção do câncer uma luta constante. A ASCOMCER é referência na assistência hospitalar na área oncológica de Juiz de Fora e outras 150 cidades atendidas na região, destinando 94% de seu atendimento aos pacientes do SUS. Grande parte de sua força de trabalho vem do apoio de voluntários, atuando diretamente com o paciente (através de visitas solidárias, projetos psicossociais, visitas religiosas e mais.) e em diversas áreas como bazar, artesanato, costura e eventos beneficentes. Conheça mais em ascomcer.org.br.

Compartilhe informação, se cuide e vamos juntas fazer desse Outubro um pouco mais Rosa!

Fontes utilizadas na produção da postagem: http://www.saude.gov.br & https://www.inca.gov.br & https://www.cancer.org.br & https://revistagalileu.globo.com/


Tags

conteúdo, outubrorosa, mulheres