Loja

Quem faz arte? #5 Ilustrata

Hoje é dia de apresentar mais uma galera da nossa galeria. E é galera mesmo, os meninos do estúdio Ilustrata: Bruno, David e Victor!


• 4 mins de leitura
Quem faz arte? #5 Ilustrata

Hoje é dia de apresentar mais uma galera da nossa galeria. E é galera mesmo, os meninos do estúdio Ilustrata: Bruno, David e Victor! Esse trio superpoderoso está por aqui desde 2018 e tem muitaaaa estampa fantástica nessa galeria.

O trio formou esse Megazord, como eles chamam, ainda na faculdade e reuniram suas paixões comuns em ilustrações das mais diversas. Essa pegada retrô nostálgica, com uma pitada da maravilhosa cultura japonesa e elementos bem “Ilustrata” completam os sanduíches de estampas.

Conheça um pouco mais sobre esses artistas através do papo que batemos com eles:

Chico Rei: Quando e como se descobriram  ilustradores?
Ilustrata: Aqui no estúdio somos em três ilustradores e esse momento aconteceu para cada um em  diferentes momentos.


Bruno: No meu caso, sempre desenhei. Mas até boa parte da minha vida era algo sem compromisso, assim como é para toda criança que desenha.
Porém, na adolescência eu e mais um amigo começamos a levar o desenho mais a sério e a estudar com um colega mais experiente, ali foi o primeiro passo no caminho como ilustrador. Mas acredito que me descobri mesmo no ensino médio, no último ano especificamente. Enquanto todos meus colegas de classe estavam super focados nos vestibulares eu só queria desenhar e ali eu já estava bem certo que esse seria meu foco.
David: Eu sempre desenhei quando criança, mas acho que me descobri gostar de ilustração e querer trabalhar com isso na faculdade, depois de conhecer o Bruno e ter ali um parceiro para dividir dúvidas e consequentemente as evoluções diárias nessa área :)
Victor: Dividindo o espaço de jogar vídeo games, o meu hobby sempre foi desenhar, mas eu nunca tinha pensado nisso como uma profissão. Foi só na faculdade de design em meio aos trabalhos de design e trabalhando com publicidade que comecei a pegar gosto pela ilustração e querer de fato trabalhar com isso.

CR: Como vocês definem seus próprios estilos?
Ilustrata: O mais legal aqui do estúdio é a pluralidade gerada por três cabeças pensando desenho de formas diferentes. Isso se traduz muito bem nas nossas diferenças de estilo.


Bruno: Eu já tentei classificar meu estilo como "quadrinho japonês retrô", mas acho que hoje em dia está muito mais fluido e difícil de classificar, pois muda muito de acordo com a proposta do trabalho. Talvez a única constância é ele ser muito baseado em uma estética mais puxada para o retrô.
David: Acho que meu estilo vem principalmente da limitação de cores na serigrafia, e de quebrar a cabeça pra fazer algumas ilustrações funcionarem com de 3 a 5 cores e sinergia com a cor da malha.
Victor: Puts, estilo é uma parada complicada haha eu só tento traduzir as coisas de alguma forma que eu acho bonito, e acho que a limitação de cores, uso de retículas me ajudam nisso.

CR: Quais são as suas referências principais e inspirações?
Bruno: Atualmente tenho me inspirado muito nas coisas que me cercam. Recentemente comecei a reparar no céu e nas nuvens enquanto caminhava do estúdio para a casa, então comecei a fazer alguns estudos de nuvem e estou tentando achar algum meio de aplicar esses estudos no meu trabalho. Seja desenhando boas nuvens em uma das nossas estampas ou simplesmente aplicando a fluidez e formas orgânicas delas em alguma peça minha.
David: Quase todo ano mudam minhas referências de artistas, mas atualmente minhas inspirações são Alexandre Zedig Diboine, Gastón Pacheco e Derek Laufman. Atualmente esses são alguns dos artistas que admiro demais o trabalho.
Victor: Minhas inspirações mudam muito com o tempo, tem uma gama gigantesca de artistas novos que eu descubro cada dia, então é difícil destacar os que eu me inspiro mais. Mas eu sou muito influenciado pela cultura japonesa em geral, a estética, o mangás e animes me conquistam demais.

CR: Contem um pouco sobre as estampas que vieram pra cá!
Bruno: Cada estampa é um retrato de um momento das nossas vidas. É um exercício muito legal olhar pra trás e ver o Bruno, o David e o Victor do passado através de cada uma delas. Recentemente nesse clima de quarentena e introspecção eu fiz uma estampa que traz muito do que estou sentindo agora, ela é a "Rapaz Latino Americano" uma estampa do Belchior, que é um artista que estou ouvindo bastante recentemente, num momento mais intimista e introspectivo.
David: A maioria são coisas que fazem parte do meu universo de referências e gosto pessoal, como games, desenhos animados e cultura pop em geral.
Victor: Eu sinto que todas as estampas tem um teco da minha personalidade e do que eu gosto, é muito legal ver as pessoas olhando uma ideia sua e comprando essa ideia, é uma das minhas maiores satisfações e me incentiva todo dia a produzir mais.

CR: Deixa um recado pro público da Chico :)
Bruno: A Chico Rei foi, durante boa parte da minha formação como artista, uma inspiração, principalmente na  época da faculdade. Eu olhava o catálogo deles e fica bastante inspirado, hoje em dia temos a alegria de fazer parte desse catálogo. Acho que isso mostra um pouco de como algumas coisas que parecem muito distantes podem, sim, serem possíveis. Se você está no lugar que eu estive durante uns bons anos, use isso como inspiração e aproveite esse momento de quarentena para se conhecer melhor e se aperfeiçoar na sua área de expressão.
David: Vai dar tudo certo pessoal, estamos juntos! ♥  #ficaemcasa
Victor: A gente tá passando por um momento bem difícil, mas o que me fortalece, e pode fortalecer a vocês também, é pensar que isso vai passar em algum momento. Então, o jeito é respirar fundo, ficar em casa se puder e usar essa ferramenta internet pra fazer o que ela se propõe: nos conectarmos uns com os outros.

Aqui estão algumas das estampas mais queridas pelo público desse trio:

1. Black Coffee Attack 2. Question Mark And The Hammer 3. Cathulhu 4. Catunist

Veja mais estampas dos meninos do Ilustrata aqui!


Tags

arte, artistas convidados, quem faz arte