Loja

Confira a Retrospectiva Chico Rei 2019 e fatos curiosos sobre nosso ano

Deu pra fazer coisa demais no ano, sô! Por aqui, foi só alegria. Foram coleções novas, lançamentos, parcerias, projetos lindos e muita gente boa chegando junto. Vem ver um resumão do nosso 2019!


• 9 mins de leitura
Confira a Retrospectiva Chico Rei 2019 e fatos curiosos sobre nosso ano

Apesar dos pesares de 2019, por aqui o ano foi só alegria. Bora lembrar de alguns acontecimentos importantes do ano da Chico?

Para começar, falemos de aniversário!

Chico Rei 11 anos

Nossa empresa soprou as velinhas do seu décimo primeiro aniversário! Que coisa, não? Parece que 2008 foi ontem...

Nosso primeiro "estoque": as prateleiras do quarto do cofundador Bruno Imbrizi.

Hoje, as coisas por aqui estão um pouco diferentes dessa foto.

Para comemorar o início de nossa segunda década, algumas mudanças vieram. A primeira delas foi o lançamento de uma nova versão do nosso site, mais limpo, mais fácil de navegar e com cara de empresa que já não é mais criança.

Decretamos: cliente Chico Rei de Juiz de Fora, nossa terrinha, não paga mais frete! Nada mais justo do que agradecer aos nossos conterrâneos pelo carinho e pelo apoio ao longo desses anos.

Outra novidade foi a abertura da nossa loja de fábrica! Vendemos por lá produtos com pequenos defeitos, ou que saíram de linha, mudaram de cor, etc. Tem muita coisa! Se você é de JF, da região ou está passando por aqui, vale a visita! Nossa bazar fica na Rua Jorge Fayer, 55, térreo/portaria, no bairro Santos Dumont (perto da vidraçaria Lamas). Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

Sede atual da Chico Rei, também lar de nossa loja de fábrica!

"A idade não importa pra quem sabe brincar", diria Mc Biro Leyby. A citação não faz nenhum sentido neste texto. Mas é fato que a idade nos brinda com maturidade suficiente para enxergar realidades e possibilidades que antes não eram tão visíveis assim. Uma das realizações mais marcantes de 2019 foi, sem dúvidas, o lançamento do nosso selo de impacto socioambiental, o Camisetas Mudam o Mundo.

Camisetas Mudam o Mundo

Desde o berço, somos feitos de pessoas para pessoas. Nossas camisetas nasceram com um propósito: incentivar e possibilitar a autoexpressão.

Em determinado momento da caminhada, percebemos que poderíamos ir além dos laços que tecemos entre indivíduos. Camisetas podem ser também instrumento para mudanças que queremos ver no mundo. Começando de perto, no entorno.

Por isso, adentramos 2019 com um compromisso: toda peça vendida pela Chico Rei passaria a ter parte de sua renda revertida para impacto socioambiental. Tudo isso chancelado por um selo: o Camisetas Mudam o Mundo.

Escola Municipal Santos Dumont

Como não poderia deixar de ser, nosso primeiro projeto foi a reforma e a reestruturação da Escola Municipal Santos Dumont, nossa vizinha de bairro. Encontramos um cenário desolador por lá, obstáculo para o aprendizado de qualquer criança. Entre pintura das paredes e troca das carteiras e persianas, conseguimos mudar essa paisagem. Ah, e um novo parquinho está planejado para breve! Para ver detalhes sobre o trabalho que estamos fazendo na escola, é só clicar aqui.

Para viabilizar a transformação da EM Santos Dumont, contamos com nosso cliente, que comprou a causa e fez doações ao longo do ano junto com os pedidos. Também lançamos a sétima edição da nossa revista-poster, a Chicundum, com renda totalmente revertida para o projeto. Naquela edição, o tema foi a criatividade em suas diversas formas. Os entrevistados especiais foram os dois professores brasileiros indicados ao "Nobel da Educação 2019", o Global Teacher Prize, Débora Garofalo e Jaisy Ferreira.

Animais e meio ambiente

Não adianta nos preocuparmos com as pessoas e esquecermos o meio ambiente e aqueles que dividem o planeta conosco. Por isso, 2019 também trouxe um mergulho de cabeça numa empreitada em busca de práticas mais responsáveis, limpas e sustentáveis. Ainda temos muito a fazer! Mas começamos.

Obtivemos o selo Approved Vegan da PETA, organização internacional de luta pelos direitos animais. Ele atesta que nenhum dos nossos produtos de vestuário (camisetas, camisas polo e moletons) emprega qualquer tipo de exploração animal nos processos de produção, seja nos componentes ou nos processos de produção.

Nos aproximamos ainda mais da Sociedade Juizforense de Proteção ao Animal e ao Meio Ambiente (SJPA), uma ONG de gente guerreira que não mede esforços para salvar cães e gatos do abandono e do desprezo. Promovemos campanhas para arrecadar fundos para a instituição e organizamos uma feira de adoção responsável no nosso estacionamento!

Fechamos uma parceria linda com a SOS Mata Atlântica! Recebemos a visita de um representante da ONG aqui na empresa e assistimos a uma palestra enriquecedora sobre o bioma mais rico em biodiversidade do planeta. Também tivemos a oportunidade de visitar a sede deles em Itu e fazer uma verdadeira imersão! Muito em breve, compartilharemos novidades lindíssimas dessa relação com vocês.

Internamente, também mudamos práticas e posturas. Toda a água usada em nosso processo de produção passou a ser tratada e devolvida limpa ao meio ambiente. Reduzimos consideravelmente o uso de plástico no dia a dia. E estamos buscando alternativas visando a redução e, quem sabe um dia, total abolição de plástico em nossas embalagens. Aceitamos sugestões, inclusive!

Coleções oficiais licenciadas

A lua girou, girou. Traçou no céu um compasso. E nós traçamos em 2019 coleções oficiais que nos orgulharam pra caramba!

Milton Nascimento

Miltão chegou na área! Gigante, um dos maiores nomes da história da nossa música popular! E também um dos grandes representantes da cultura mineira. Não temos palavras para descrever a felicidade que é tê-lo ao nosso lado. Ainda mais com peças maravilhosas e um sorrisão desse no rosto!

David Bowie

Um camaleão apareceu desfilando todas as suas facetas por aqui. E que honra a nossa! Hoje, Bowie vive nas estrelas. Mas seu legado na Terra é imensurável. Um verdadeiro herói que tivemos a honra de licenciar para uma coleção.

A Vida Invisível

Salve o cinema brasileiro! A Vida Invisível, do diretor Karim Aïnouz, conta a história de vida das irmãs Eurídice e Guida, cruelmente separadas e afastadas de seus sonhos. A produção foi a vencedora da mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes, em 2019. No elenco, Julia Stockler, Carol Duarte e Fernanda Montenegro! Adivinha? Teve coleção oficial da Chico Rei em parceria com a Daspu, criada por um time de artistas convidadas - que contou até mesmo com Laerte!

Frida Kahlo (2ª coleção!)

Em 2018, a Chico Rei se tornou a primeira marca da América Latina a licenciar Frida Kahlo para uma coleção oficial de camisetas. Em 2019, lançamos a segunda coleção de la artista: Cores de Frida Kahlo! E, em breve, muito em breve, teremos a honra e o orgulho de dar mais um passo nessa parceria lindíssima. Viva la Frida!

Popeye

O nosso mais recente xodó! O marinheiro mais famoso dos desenhos animados também ancorou por aqui, junto com Olívia, Brutus, Dudu e muito espinafre. Sim, companheiros e companheiras: lançamos a coleção oficial Chico Rei + Popeye para brutamontes nenhum colocar defeito!

E fique de olho, porque você não perde por esperar nossos próximos licenciamentos bombásticos!

Outras novidades

Nem só de coleções oficiais vive a Chico Rei, não é mesmo?

Teve muito mais coisa bacana acontecendo por aqui este ano. Se liga em algumas delas:

Minimal

A coleção Minimal surgiu do exercício criativo de expressar conceitos através do que é elementar. São estampas que fogem do nosso padrão, desafiando a forma da camiseta e apresentando novas possibilidades de uso.

Coleção LGBTIQ+

No Dia Internacional do Orgulho LGBTIQ+, fizemos um chamado por respeito às escolhas e histórias do outro. Lançamos a coleção LGBTIQ+ com quatro estampas que celebram o respeito, o amor e a existência de um arco-íris repleto de cores. Que as pessoas possam se vestir do que são, sem temer qualquer tipo de violência.

Junto com os pedidos, enviamos um material explicativo que aposta no entendimento como caminho para a tolerância e o respeito. Para nos construirmos como melhores pessoas sempre!

Chico Rei Cast

Adentramos um novo universo de produção de conteúdo, que só cresce: o dos podcasts.

Já foram duas edições lançadas. A estreia foi no Dia do Filósofo, com um programa inteirinho sobre filosofia, passeando pela Grécia Antiga. E, no Dia da Consciência Negra, após muitas ladeiras subidas em Ouro Preto, desvendamos histórias sobre o personagem que dá nome à nossa marca!

Você pode ouvir o Chico Rei Cast no Spotify, clicando aqui!

Camisetas com cores diversas

Após muitos pedidos, finalmente conseguimos implementar uma baita novidade no site: agora você já pode escolher a cor da camiseta para algumas de nossas estampas! A ideia é disponibilizar cada vez mais opções. As estampas que oferecem mais de uma opção de cores têm bolinhas coloridas em sua página. Para ver como ficam as aplicações em cada cor, é só clicar sobre essas bolinhas.

Clique aqui e veja que bacana que fica a variedade de opções na camiseta The Beetles!

Outubro Rosa

Amar,cuidar e prevenir: o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.

A Chico Rei uniu forças com a ASCOMCER, instituição sem fins lucrativos que é referência em Juiz de Fora e região em atendimentos oncológicos, desenvolvendo um trabalho de qualidade, pautado por ética e humanização. Criamos uma coleção temática, com todo o lucro das camisetas direcionado à instituição. E chamado influenciadoras digitais da nossa terrinha para estrelar a campanha.

19 curiosidades sobre o 2019 da Chico Rei

A seguir, 19 curiosidades sobre a Chico Rei e o nosso time em 2019:

1) Enfileirando todas as camisetas que vendemos - até agora -, o cordão formado por elas teria cerca de 226 quilômetros! Daria para ir da nossa sede em Juiz de Fora até Ouro Preto, terra onde Chico Rei escreveu sua história.

2) Nessa estrada gigante de camisetas, teríamos longos trechos formados pelas grandes campeãs de costura, estamparia e vendas do ano: O Auto da Compadecida (1ª), Black Heart (2ª) e Humans (3ª).

3) Já o Top 3 de sucessos lançados em 2019 e mais vistos pelo pessoal da logística, que finaliza os pedidos antes de serem enviados, foi esse aí: Black Heart (1ª), Geraes (2ª) e Instagogh (3ª).

4) E por falar em estampas inéditas, 781 foram os lançamentos que fizemos durante a volta da Terra em torno do Sol que termina no dia 31.

5) No nosso Instagram, a camiseta que mais bombou não gera nenhuma polêmica, nem discussões acaloradas. É a camiseta Cético.

6) 330 carteiras foram trocadas na Escola Municipal Santos Dumont, nossa vizinha de bairro. A troca dos móveis foi apenas uma das etapas da reforma estrutural do colégio, feita com a colaboração de nossos clientes durante o ano no projeto Camisetas Mudam o Mundo.

7) Sete cachorros e um gato. Animais de estimação são mais que bem-vindos na firma. Este ano, tivemos oito companheiros de quatro patas perambulando por aqui. Os cães lideraram com folga a lista de presença. Será que os gatos mudam o cenário em 2020?

8) Uma das cadelas que vira e mexe tá na área é a Polaquinha. Para desespero de seu humano, o Wendel, nosso analista de Business Intelligence, a filhotinha criou uma definição literal para “vira e mexe”: adora derrubar uma lata de lixo e conferir seu conteúdo.

9) 7 compras foram feitas pelo Wendel na Black Friday visando controlar os problemas disciplinares da Polaquinha, entre mimos (para ela), cursos (para ele) e calmantes (para ambos).

10) Contabilizamos, durante o ano, 285 piadas infames contadas pelo Badaró, um dos nossos queridíssimos artistas de camisetas. Ele leva a culpa - ou os créditos - por outras pessoas que compartilham o dom da comédia (que fique claro que não é o caso de quem escreveu este texto).

11) A Emeline deu um total de 913 bons-dias carregados de alto-astral. Ela é aquela pessoa rara que já acorda de bem com a vida. Sorte de quem precisa entrar em contato com o nosso atendimento, né?

12) 8 pessoas entraram em contato com a gente, por e-mail ou ligação, querendo conversar com o Seu Chico.

13) 20 km: quilometragem caminhada pela Nara, da nossa equipe de comunicação, ao explorar as ladeiras históricas de Ouro Preto à procura de informações sobre o personagem que dá nome à nossa marca.

14) 97 limonadas, com casca, foram batidas pelo Bernardo, que tira onda nas ilustras, nas impressoras e na cozinha!

15) 116 gols foram marcados pelo Lucas, nosso diretor de RH, na pelada da firma. Um verdadeiro artilheiro, com chances de alcançar Pelé.

16) 354 gols claros foram perdidos pelo Lucas, nosso diretor de RH, na pelada da firma. Artilheiro até você saber a história completa. Perdão, Pelé!

17) 503 newsletters foram produzidas pela Ana Gouveia, nossa designer.

18) 40132 cliques foram feitos por João Schubert, fotógrafo e piloto de fuga oficial da Chico Rei.

19) Vamos fechar? Dois expressos e a conta, por favor! O café é um vício da nossa equipe e também do nosso cliente. Foram mais de 6 mil camisetas vendidas com essa temática até aqui. Isso sem falar nas canecas...


Tags

retrospectiva, retrospectiva 2019, curiosidades