Loja

Chico Re(i)trospectiva - nosso primeiro semestre de 2019

A sabedoria popular canta a pedra tem tempo: parece que os anos estão cada vez mais apressados. E 2019 não tem fugido à “regra”. Se liga na quantidade de coisa que já rolou por aqui nos primeiros seis meses!


• 4 mins de leitura
Chico Re(i)trospectiva - nosso primeiro semestre de 2019

Passa rápido!

A sabedoria popular canta a pedra tem tempo: parece que os anos estão cada vez mais apressados. E 2019 não tem fugido à “regra”. Se liga na quantidade de coisa que já rolou por aqui nos primeiros seis meses:


Janeiro

Como o primeiro mês do calendário é também um dos mais quentes, lançamos uma novidade que ajudou a refrescar: regatas! Leves e estilosas, levam nos nomes frutas muito apreciadas no Brasil. E já que falamos de calendário, janeiro teve folhinha da Chico Rei sendo enviada com os pedidos. No Dia do Quadrinho Nacional, trouxemos o Raphael Salimena pra bater um papo no nosso Instagram, e lançamos a coleção de estampas do quadrinista.

Em janeiro, lançamos as novas regatas femininas Chico Rei!


Fevereiro

Entramos já mandando ver no nosso projeto que é xodó, o Camisetas Mudam o Mundo. Toda camiseta Chico Rei passou a ter parte da renda revertida em impacto social. Começamos pela reforma da Escola Municipal Santos Dumont, vizinha de bairro aqui em Juiz de Fora. Pintamos paredes, trocamos carteiras e persianas e, em breve, construiremos um parquinho. Também conquistamos em fevereiro o selo Approved Vegan, da organização internacional PETA, para nossas camisetas, camisas polo e moletons. Ele indica que esses produtos não empregam qualquer tipo de exploração animal ou componentes de origem animal nas etapas de produção: são veganos!

Força-tarefa Chico Rei na reforma da EM Santos Dumont, em Juiz de Fora.


Março

Lançamos uma linha de camisetas para o carnaval, e enviamos nos pedidos um leque especial para que vocês usassem em avenidas e bloquinhos por aí! Em março também teve o lançamento do nosso novo site, reformulado no visual e na funcionalidade. Quem deu as caras no mês foi o sétimo volume da nossa revista, a Chicundum! Entre as pautas, uma conversa com Jayse e Débora, professores brasileiros que concorreram ao “Nobel” da Educação deste ano. A renda da publicação foi revertida para a reforma da Escola Municipal Santos Dumont. Logo menos vem outra edição!

Débora Garofalo e Jayse Ferreira, professores brasileiros que concorreram ao Global Teacher Prize 2019, foram os entrevistados da primeira edição do ano da Chicundum - e vestiram Chico Rei! :)


Abril

Abrimos abril lançando nova coleção oficial de venerada e lendária artista mexicana: Cores de Frida Kahlo! Fomos, em 2018, com orgulho, a primeira marca da América Latina a licenciar Frida para uma linha de camisetas. Na segunda coleção, procuramos ressaltar os tons, parte tão fundamental e conceitual de seu trabalho. Como lançamento pouco é bobagem, o mês também teve uma linha de moletinhos saindo do forno para aquecer o outono. E, já preocupados com o seu mês de maio, disponibilizamos um número limitado de kits de presente para o Dia das Mães, formados por ecobag, cartão especial e cartinha personalizável. Acabaram rapidinho!

Um pouco da coleção licenciada Cores de Frida Kahlo!


Maio

Foi marcado por dois aniversários. Comemoramos onze anos de Chico Rei com a promoção “compre duas camisetas, ganhe mais uma e uma caneca personalizada”! Mas na real o presente foi nosso: lançamos a coleção licenciada e oficial do gigante Milton Nascimento, um dos nomes mais importantes da história da nossa música! Milton, por sinal, nos fez uma visita. Ele mora na nossa terra natal já tem um tempinho... E ela também soprou velinhas: Juiz de Fora completou 169 anos. E nós instituímos frete grátis para sempre em compras entregues na cidade.


Junho

Mal acabou, mas já dá pra falar do que rolou. Fizemos uma reflexão pertinente ao lançar a coleção Minimal: menos pode ser mais. Para as novas peças, escolhemos estampas menores, com traços mais simples, e que dizem o que precisam dizer. Modéstia à parte, ficaram lindas! Lindos também são os bichinhos auxiliados pela Sociedade Juizforense de Proteção Animal, protagonistas de ação da Chico Rei para auxiliar a instituição. Por último, mas importantíssimo, aproveitamos a celebração do Dia do Orgulho LGBTIQ+ para enviar cartilhas com conteúdo explicativo e fazer a nossa parte na luta por tolerância e respeito às formas de ser e amar.

Ver essa foto no Instagram

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” (Nelson Mandela)⠀ ⠀ Na Chico Rei, acreditamos que a palavra transforma, ressignifica e constrói pontes. Assim, a cartilha LGBTIQ+ surge como um desses momentos de investir na palavra que resiste enquanto enfrenta e afronta a violência, o preconceito e o medo. Produzimos um material explicativo que aposta no entendimento como caminho para a tolerância e o respeito. Para nos construirmos como melhores pessoas sempre! ⠀ ⠀ Esta cartilha está sendo enviada em todos os nossos pedidos desde 28 de junho e esperamos, de coração, que vocês gostem :)⠀ ⠀ Seguimos juntos, celebrando sempre o respeito e o amor! ⠀ 💗🧡💙💜💚💛 #pride #loveislove 🌈⠀

Uma publicação compartilhada por Chico Rei (@chicorei) em


Ainda dá pra fazer muita coisa em mais seis meses! Partiu segundo semestre com a gente?


Tags

retrospectiva, chico rei, milton nascimento, frida kahlo


Escrito por

Chico Rei

Chico Rei é uma marca que alia criatividade e tecnologia para a produção de camisetas que geram impacto social através de suas vendas.