Loja

Um guia de viagem por Tiradentes

Estamos realizando o sonho de explorar os morros de Minas, para além de Juiz de Fora.


• 4 mins de leitura
Um guia de viagem por Tiradentes

Você já deve estar sabendo que temos uma nova cidade para chamar de lar. Tiradentes escolheu a Chico e estamos realizando o sonho de explorar os morros de Minas, para além de Juiz de Fora.

Se tem uma coisa boa para fazer na antiga vila de São José é se encantar. Em pouco tempo, nos apaixonamos por lugares que são parada obrigatória - e chegou a hora de compartilhar com você o nosso guia de viagem por Tiradentes.

Ao final deste artigo você terá treze novos motivos para fazer uma visita à cidade - catorze, com o nosso cantinho. E vai ainda conferir uma das estampas criadas especialmente para essa morada, que só se compra por lá. Lembrando que estamos no Centro Histórico, ali na Rua Direita, no número 232.

1. Tapioca Maria Bonita

Para petiscar, comer comida de verdade, tomar um chopp gelado e se divertir! Do ladinho da nossa loja, é um lugar muito agradável para todos os tipos de encontros. Perfeito para forrar o estômago antes do tour pela cidade ou até mesmo encerrar um dia de descobertas. Fica só a 10 metros de onde estamos.

2. Museu de Sant’Ana

Desde 2014, no prédio da antiga cadeia da cidade, funciona um museu com obras de origem brasileira, produzidas em grande parte por artistas anônimos entre os séculos XVII e XIX. O acervo foi reunido por Angela Gutierrez em quatro décadas. Uma caminhada de 140 metros saindo da Chico.

3. Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

A primeira igreja do guia foi construída pela Irmandade dos Homens Pretos em 1708 e é o templo religioso mais antigo da cidade. Além de ter sido construída por escravos - como a grande maioria das igrejas - é conhecida por ter sido frequentada e cuidada por eles. Em seu interior, é possível identificar várias imagens de santos negros e elementos de religiões africanas. Essa parada também fica só a 140 metros da gente.

4. Largo das Forras

Uma pracinha simpática, também na parte histórica de Tiradentes. É quase impossível não passar por lá. E falando em história, esse lugar aqui tem demais! Era lá onde os escravos recebiam a carta de alforria e tornavam-se homens livres. Estamos a 220 metros.

5. Atelier do Arquiteto Sérgio Ramos

Um local lindo de se ver e conhecer. No atelier que merece um espaço nesse guia, é possível apreciar pinturas originais deste artista reconhecido internacionalmente. Você ainda pode conversar com o arquiteto, sua esposa e adquirir uma obra no local. A distância para nós é de 290 metros.

6. Matriz de Santo Antônio

O templo católico conhecido por sua fachada branca e amarela é um dos pontos mais famosos da cidade. Mas não se limite ao exterior. Seu interior é tão belo quanto. No altar, são mais de 400 quilos de ouro, o que faz dela uma das igrejas mais ricas do Brasil. E fica só a 300 metros da Chico.

7. Mercearia Paraopeba

Uma mercearia tipicamente mineira, que mantém as tradições. Por lá você encontra de tudo um pouco, inclusive uma boa prosa. Tiradentes é a segunda morada desse cantinho que foi inaugurado na cidade de Itabirito em 1876 - e continua funcionando por lá também! Marque 350 metros de caminhada.

8. Chafariz de São José

Esse chafariz já tem mais de 260 anos e, no passado, abastecia a população local com água. Além disso, já serviu (e ainda serve!) de bebedouro para cavalos e tanque para lavar roupas. A água sai limpinha e vem da reserva ambiental Mãe d’Água. Falam que quem bebe dessa água garante amor, riquezas e saúde - e o retorno a Tiradentes! A 450 metros da nossa loja.

9. Capela de São Francisco de Paula

Localizada no alto de um morro, não há quem negue que da capela tem-se uma das vistas mais bonitas de toda a cidade! É difícil encontrar o local aberto, mas vale a visita só pela fachada e pelo visual. Uma lenda diz que sempre que a imagem de São Francisco de Paula é tirada do altar, chove na cidade. Será? Esse ponto fica a 500 metros da Chico.

10. Chico Doceiro

A doceria mais famosa da região não pode faltar nessa lista! Aberta desde 1965, foi fundada pelo Seu Chico, o dono das receitas de canudinhos de doce de leite, cocadas e brigadeiros mais famosos de Tiradentes. Mesmo após a sua morte, o negócio segue funcionando pelas mãos de sua família. Estamos a 700 metros.

11. Maria-Fumaça

Vá até São João Del Rei de Maria-Fumaça e aproveite o visual da Serra de São José no caminho! Um passeio que leva mais tempo, mas que compensa muito. Chegando ao destino, vale dar uma volta pelo centro histórico, que fica bem perto da estação e caminhar pelas famosas praças da cidade. A Estação para pegar a Maria-Fumaça fica a 1,1 km de nós.

12. Museu da Moto

Uma coleção com quase 100 motocicletas de estilos variados (incluindo modelos raros) te espera por aqui. É possível ainda admirar motores, placas, fotografias e curiosidades. O espaço perfeito para apaixonados por duas rodas. É importante dizer que a afinidade entre a cidade e motociclistas não é de hoje, já que desde 1992 acontece anualmente o Bike Fest, maior encontro de motociclistas da América Latina. A uma distância de 1,4 km da loja.

13. Bichinho

O último lugar do nosso guia fica fora de Tiradentes, mas é tão tradicional que precisa fazer parte da sua viagem. Povoado mais a cara de Minas Gerais do que esse é difícil encontrar! Vitoriano Veloso, mais conhecida como Bichinho, é uma vila que fica a apenas 7 quilômetros da cidade. Prepare-se para conhecer muitos ateliês, oficinas de arte, alambiques, cafés e restaurantes. É lá que fica a Casa Torta, parada super famosa (e muito linda) da região. Estamos a 7 km.

Chegamos ao final do guia e é hora de conhecer algumas das nossas estampas exclusivas de Tiradentes, que só se compra por lá.

Gostou e anotou tudo? Agora é só ir aproveitar. Te esperamos no coração da cidade.

Endereço:

Rua Direita, 232 - Centro Histórico de Tiradentes

Funcionamento:

▪ Segunda a quinta-feira: 11h30 às 19h30
▪ Sexta-feira: 10h30 às 19h30
▪ Sábado: 10h às 20h sábado
▪ Domingo: 10h às 18h


Tags

tiradentes, loja de camisetas, loja física