13 filmes de terror de verdade pra você que acha que não tem medo de nada

Filmes de terror DE VERDADE! Tá caçando por aí indicações pra te deixar dias sem dormir?

Pois chegaram!

Aproveita esse monte de feriadão e já procura um amigo ou uma paquera pra dividir o colchão porque o lance aqui é pesado.

Eu pessoalmente adoro filmes de terror. Nada daqueles com sustos que enfraquecem o coração, mas uns com cenas perturbadoras e roteiros bem desenvolvidos pra deixar a gente baqueado.

Tá, primeiro um papinho de cinéfilo… Suspense ou terror?

Uma vez perguntaram ao maravilhoso diretor de cinema, Alfred Hitchcock, qual era a diferença entre susto e suspense.

Com a palavra, o mestre, em trecho retirado do livro “Hitchcock / Truffaut”:

“Suponhamos que há uma bomba debaixo dessa mesa. Nada acontece, e então, de repente, “Boom!” Há uma explosão. O público fica surpreso, mas antes dessa surpresa, foi uma cena absolutamente comum, sem nenhuma consequência especial. Agora, uma situação de suspense. Há uma bomba debaixo da mesa e o público sabe disso, provavelmente por que viram o anarquista que a colocou aí. O público está consciente de que a bomba vai explodir à uma hora e há um relógio na sala. O público pode ver que faltam quinze minutos para a uma. Nessas condições, a mesma situação inócua torna-se fascinante por que o público está participando da cena. A audiência pode ver que faltam quinze minutos para a uma. A audiência está querendo avisar os personagens: “Vocês não deviam estar falando sobre esses assuntos triviais. Há uma bomba embaixo da mesa e está prestes a explodir!”

Claro que essas questões de gênero cinematográfico são muito abertas, podíamos passar um dia inteiro aqui conversando…

No mais, na minha concepção, para que uma narrativa cinematográfica se enquadre em terror de verdade, precisa englobar os seguintes pontos:

– Não ter suspense como o principal elemento da trama.
Ou seja, claro que não é pra sair entregando tudo no início, mas que a dúvida não seja a principal motivação do susto.

– Não ser cheio de sustos.
Sabe aqueles sustos que acontecem quando alguém vai abrir uma maçaneta, ou quando alguém se esbarra e o editor do filme põe aquele sonzão pra você pular da cadeira? Não os quero.

– Ter uma trama plausível.
Eu sei que cinema é ficção, e tal tal tal… Mas, quando o bagulho é terror, eu gosto de conseguir me imaginar naquela situação.

– Cenas perturbadoras.
Sabe aqueles momentos que passam na tela, que fazem você esconder o rosto e subir os ombros tentando se enfiar em algo que você nem tem? É isso.

– Agonia, agonia e agonia.
Só isso, uns trem pra te deixar agoniado querendo fechar o olho e parar de ver. Delícia.
Então, tá animado pra ver quais filmes dão check em todos esses quesitos e estão na nossa lista de filmes de terror de verdade?

Confere aí.

13 filmes de terror de verdade

1. Invocação do Mal

invocação do mal blog

Sinopse: Um casal se muda para uma casa nova com suas cinco filhas. Inexplicavelmente, estranhos acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe, fazendo com que procurem ajuda profissional para resolver o caso. Os demonologistas Lorraine Warren e Ed Warren, de início, não se envolvem, porém, quando aceitam fazer uma visita ao local, descobrem que algo muito poderoso e maligno reside ali.

Sentimento da Cristina: O QUEEE?????? Olha, pra mim foi o melhor filme de terror do ano, eles arrasaram! Superprodução, as ações do filme são encaixadinhas e as atuações te levam pra um lugar que, REAL, não é legal não.

Vale a pena demais assistir, dá até pra ver com uma galerinha.

2. A visita

a visita para o blog

Sinopse: Um garoto e sua irmã são mandados pela mãe para visitar seus avós, que moram em uma remota fazenda. Não demora muito até que os irmãos descubram que os idosos estão envolvidos com coisas profundamente perturbadoras que colocam suas vidas em risco.

Sentimento da Cristina: O pior é que é tudo bem possível. Inclusive, gosto demais desses filmes em que o terror é pano de fundo pra reflexões mais profundas. É um dos últimos filmes do M. Night Shyamalan e ele voltou com tudo.

Esse é de boa pra assistir com a família, acho até irônico. Depois me conta.

3. O exorcismo de Emily Rose

exorcismo de emily rose blog

Sinopse: Emily Rose é uma jovem que saiu de sua casa em uma região rural para cursar a faculdade num lugar distante. Um dia, sozinha em seu quarto no alojamento, tem uma alucinação assustadora, perdendo a consciência logo em seguida. Como seus surtos ficam cada vez mais frequentes, Emily, que é católica praticante, aceita ser submetida a uma sessão de exorcismo. Porém, morre durante o exorcismo, o que faz com que o padre seja acusado de assassinato.

Sentimento da Cristina: Super entraria em uma lista de bons filmes de julgamento. Ele tem mais partes assim do que assustadoras, mas quando é pra fazer terror de verdade, ele faz. Tem no NETFLIX e evite assistir sozinho.

4. Babadook

babadoock para o blog

Sinopse: Seis anos já se passaram desde a morte de seu marido, mas Amelia ainda não superou a trágica perda. Ela tem um filho pequeno, o rebelde Samuel, e tem dificuldades para amá-lo. O garoto sonha diariamente com um monstro terrível e ao encontrar um livro chamado “The Babadook”, reconhece imediatamente seu pesadelo. Certo de que Babadook deseja matá-lo, o menino começa a agir irracionalmente, para desespero de Amélia.

Sentimento da Cristina: Filmaço, tem a mesma vibe de “A visita”. Propõe reflexões muito maiores do que o terror, mas assusta muito. Tem uma das cenas mais perturbadoras que eu já vi: a mãe abraçada com o filho, gritando a plenos pulmões, quase que como uma luta interna bizarra. Vejam.

5. VHS

vhs blog

Sinopse: Um grupo de criminosos é contratado por um colecionador para roubar uma fita VHS de uma casa abandonada. Quando chegam ao local, o bando se depara com um cadáver rodeado por aparelhos de televisão e vários cassetes. Sem saber que VHS levar, acabam assistindo a uma série de vídeos de terror (um para cada diretor), descobrindo que esse trabalho não será tão fácil como imaginavam.

Sentimento da Cristina: É um acoplado de curtas de terror, um arraso em muitos momentos. Tanto porque ajuda a divulgar e desenvolver a experimentação de curtas cinematográficos, quanto por causa dos diversas produções e roteiros e incutidos no filme. Cada um mais perturbador que o outro, mais sinistro e chocante. É um filmão, ou muitos filmões!

6. Corrente do Mal

it follows

Sinopse: A jovem Jay leva uma vida tranquila que gira entre escola, paqueras e passeios no lago. Após uma transa, o garoto com quem passou a noite explica que carregava no corpo uma força maligna, transmissível apenas pelo sexo. Enquanto vive o dilema de carregar a sina ou passá-la adiante, a jovem começa a ser perseguida por figuras estranhas que tentam matá-la e não são vistas por mais ninguém.

Sentimento da Cristina: Loucura, viu? Enredo muito interessante. Um dos melhores roteiros de filme de terror que eu já tive acesso, um absurdo de narrativa.

Pra quem achava que não tinha nada mais pra assustar, veja e se surpreenda.

7. Sinais

sinais para o blog

Sinopse: No condado de Bucks, Pensilvânia, vive Graham Hess, um viúvo que vive com seu irmão e dois filhos. Ele reside em uma fazenda e era o pastor da região, mas abdica da função, pois questiona sua fé desde quando sua mulher foi morta. Repentinamente, os Hess ficam bastante intrigados com o surgimento de misteriosos e gigantescos círculos, que surgem inesperadamente em sua plantação sem que haja o menor vestígio de quem os fez ou por qual motivo teriam sido feitos.

Sentimento da Cristina: Talvez da lista seja o menos assustador, mas resolvi colocar aqui porque é sem sombra de dúvidas, um filme angustiante e terrível. Fiquem atentos aos detalhes, a mistura da dor com o terror que está por vir. O filme é sobre invasão em diversos sentidos, desde alienígena até a acontecimentos que invadem nossas vidas e mudam tudo.

8. As Fitas de Poughkeepsie

para o blog

Sinopse: A polícia de Poughkeepsie, New York, fez uma chocante descoberta em 2001, encontrando seis corpos enterrados no quintal de uma casa. Surpreendentemente, isso foi só o começo. Dentro da casa, a polícia descobriu mais de 800 fitas de vídeo bem organizadas, detalhando as aventuras de uma década de crime de um homem. A parte mais preocupante da descoberta, foi a de que o assassino tinha filmado todos os casos, desde os primeiros momentos de perseguição das vítimas até a seus últimos segundos de vida.

Sentimento da Cristina: Perturbador! Você passa o tempo todo pensando que só pode ser real, mesmo. Um lance retirado da deep web, ou um maluco qualquer que fez essas atrocidades e alguém resolveu transformar em filme.

Não assista se você está emocionalmente sensível, SÉRIO.

9. A Bruxa

a bruxa blog

Sinopse: Nova Inglaterra, 1630. Um casal leva uma vida cristã com suas cinco crianças em uma comunidade extremamente religiosa, até serem expulsos do local por sua fé diferente daquela permitida pelas autoridades. A família passa a morar num local isolado, à beira do bosque, sofrendo com a escassez de comida. Um dia, o bebê recém-nascido desaparece. Enquanto buscam respostas, cada membro da família enfrenta seus piores medos e seu lado mais condenável.

Sentimento da Cristina: Um dos mais recentes da lista, que já virou um clássico. Fala sobre a perda dessa “inocência” e sobre como nossas ações se desenvolvem de maneira complexa.

É um filme cruel, com um final ABSURDAMENTE BOM e cenas lindíssimas, de tirar o fôlego! Observe seus pecados nesse filme

10. Suspiria

suspiria blog

Sinopse: Suzy é uma jovem americana que chega em Fribourg para fazer cursos em uma academia de dança. A atmosfera do lugar, estranha e perturbadora, acaba surpreendendo a garota. Quando uma jovem estudante é assassinada, Suzy entra em estado de choque e o ambiente fica ainda pior quando o pianista cego da academia morre atacado por seu próprio cão.

Sentimento da Cristina: Um grande filme de terror antigo, tão bom que vai ganhar um remake ainda esse ano.

11. Assim Na Terra Como No Inferno

assim na terra blog

Sinopse: Um grupo de arqueólogos está em busca de um tesouro perdido e, para isso, explora o desconhecido labirinto de ossos nas catacumbas abaixo de Paris. Aquela região, conhecida como a cidade dos mortos, revela um segredo que mexerá com a psique humana, de modo que os demônios de cada um voltarão para assombrá-los.

Sentimento da Cristina: Pra quem já leu “O inferno de Dante”, do poeta italiano Dante Alighieri, vai pescar todas as referências desse filme. Uma mistura de terror com filmes fantásticos, que é angustiante até o talo.

Tem cenas terríveis e mexe um tanto com a nossa cabeça.

12. O convite

o convite blog

Sinopse: Uma tragédia abala o casal formado por Will e Eden. Eles perdem o filho pequeno e, desolada, Eden vai embora sem dar notícias. Dois anos mais tarde, ela volta a procurar o ex-marido, acompanhada de outro homem, totalmente diferente de como era antes. Durante um jantar com Eden e o novo companheiro, Will começa a suspeitar que eles têm planos sinistros.

Sentimento da Cristina: Terror psicológico? I LIKE IT! É um filme pouco conhecido, mas que todos deveriam ver. Você nunca sabe onde tá a trama, se na cabeça do cara, ou se o que você tá assistindo é real mesmo. É tudo muito louco, o que te faz pensar sobre o que faria nessa situação

13. La cueva

la cueva blog

Sinopse: Cinco amigos partem para uma ilha tropical para passarem as férias. Lá, descobrem uma caverna secreta e resolvem se aventurar nela. Eles levam uma câmera e começam a fazer expedições dentro dela, mas logo se perdem e não conseguem voltar.

Sentimento da Cristina: Nunca entre em cavernas e nunca confie em ninguém. Nunca diga que nunca fará algo e saiba que é potencialmente capaz de coisas terríveis. Todos nós somos.

Ufa, vamo falar de coisas do bem agora?

A Chico Rei tem uma gama incrível de estampas relacionadas a muitos clássicos do terror e suspense. Confere aqui nesse link do site.

No mais é isso, espero que tenham gostado e que VEJAM OS FILMES, oque é o mais importante.

Comenta ai oque achou e um abração!