Loja

5 séries que merecem ser maratonadas: assista a todas as temporadas!


• 6 mins de leitura
5 séries que merecem ser maratonadas: assista a todas as temporadas!

Esporte número um da quarentena, a maratona de séries é uma das atividades mais procuradas por aqueles que desejam um passatempo ou uma forma de entretenimento em épocas de pandemia.

No entanto, um pouco mais difícil do que decidir pelo “esporte” é encontrar séries para maratonar, dentre todas as opções que as plataformas de vídeo têm a nos oferecer – com um grau de dificuldade especialmente maior para quem é naturalmente indeciso.

Outros fatores que podem tornar a decisão ainda mais complicada são a diversidade de gêneros, número de temporadas, duração por episódio e, de forma geral, a conexão instantânea com o enredo da série, que nos faz pensar “só mais um episódio” quando, na verdade, já se foram dez.

Felizmente, toda essa diversidade também faz com que as chances de encontrarmos algo que realmente nos cative e que entre para a lista pessoal de séries preferidas seja infinitamente maior, ainda bem!

Pensando nisso, a Chico Rei preparou uma lista com 5 séries maratonáveis – para a quarentena e depois dela. Acompanhe a leitura e descubra um universo de possibilidades, entretenimento e contatos com mundos que, embora ficcionais (ou não), ainda são capazes de nos despertar sentimentos como empatia, amizade, felicidade e afeto.

Preparado(a)? Vamos lá:

Maratona de seriados: conheça 5 opções que valem a pena!

As séries são fenômenos audiovisuais que satisfazem algumas de nossas maiores necessidades: a de entretenimento, a de criar histórias, a de nos solidarizarmos com personagens – e até mesmo nos projetarmos neles – e muitas outras.

Assim como a literatura, por meio das palavras, as séries dão vida, formas e cores a narrativas que ultrapassam a barreira das telas, chegando até nós como uma espécie de alento em tempos difíceis.

Afinal, uma boa série é atemporal – rompe as barreiras do tempo e continua a encantar gerações a fio. Quem é que não tem aquela série antiga no coração? Conta para gente a sua, lá nos comentários!

Agora, apresentamos a nossa seleção de séries que, com certeza, merecem o título de “maratonáveis”. Ficou curioso(a) para saber quais são? Acompanhe a leitura, mas, atenção, pode ser que a gente tenha deixado passar algum spoiler

  • Ozark (2017 - )

Que tal começarmos com um pouco de drama e suspense? Ozark é uma daquelas séries que não necessariamente criam uma conexão instantânea com o espectador. É a típica “vou assistir a mais um episódio para ver se é ruim mesmo” e, quando se dá conta, já se envolveu na trama da família Byrde.

Recentemente, o seriado foi renovado para a sua quarta e última temporada, o que significa que, para os maratonistas de plantão, as três primeiras temporadas devem ser consumidas com parcimônia, sob o risco de se desenvolver a “síndrome do maratonista órfão” cedo demais!

Breve sinopse: Marty e Wendy Byrde são casados e se mudam para a região dos Ozarks, nos Estados Unidos, depois de se verem com problemas devido ao trabalho pouco convencional de Marty. É por aí que a narrativa começa a tomar forma. Já assistiu? Qual sua opinião sobre a série?

The Handmaid's Tale (2017 - )

Inspirada no livro homônimo, The Handmaid’s Tale (O conto da aia, em tradução livre) é o tipo de série que esconde uma verdade dura, espantosa e alarmante: a aproximação entre distopia e realidade.

Na Gilead da série, um regime totalitário oprime cidadãos e silencia, tortura e agride mulheres – especialmente as férteis, chamadas de “aias”. Uma delas, Offred, a protagonista do seriado, luta constantemente para se ver livre das amarras de uma sociedade que inferioriza mulheres e as trata como objetos, meras reprodutoras de um sistema opressor.

A série é extremamente relevante, por abordar temas que, infelizmente, ainda são atuais. O espaço da mulher é questionado e a desigualdade de gêneros é elevada ao grau máximo de reflexão e luta – o que, com certeza, faz de O conto da aia uma série digna de ser maratonada!

Aliás, você conhece a expressão “Nolite te bastardes carborundorum”? Caso não, nossa dica é começar a assistir à narrativa agora mesmo!

  • (Des)encanto (2018 - )

Uma princesa, um elfo e um demônio. Tudo isso sob o plano de fundo da época medieval. Detalhe: a princesa é uma guerreira que se recusa a casar-se; o elfo foge de casa por ser um inconformista e o demônio finge ser mal, mas é bondoso. Essa é a mistura que forma (Des)encanto, seriado de animação com duas temporadas na Netflix.

Sim, nós sabemos, é injusto colocar uma série tão curta e viciante em uma lista de séries para maratonar. No entanto, a experiência de divertir-se, refletir sobre questões como afeto parental, feminismo, magia e ficção científica é um prato cheio para os maratonistas que gostam de um conteúdo mais profundo, mas que não perdem o senso de humor.

Nossa dica é emendar os episódios de Desencanto com Irmão do Jorel (2014 - ), produção brasileira que não deixa a desejar em estética, entretenimento e qualidade audiovisual. Dessa forma, você garante o combo completo da diversão em forma de desenho!

  • Game of Thrones (2011 - 2019)

Como não poderia deixar de ser, a nossa listinha conta com a nobre participação de uma das séries mais aclamadas dos últimos anos. A superprodução da HBO deixou milhões de espectadores atentos aos passos de Daenerys, Jon Snow, Cersei, Sansa, Mindinho e muitas outras personagens que compõem a longa e intrincada narrativa de George R. R. Martin.

Ao longo de 8 temporadas, o enredo se expande e te convida a jogar o jogo dos tronos: identificar-se com alguns aspectos, odiar outros, traumatizar-se com o “casamento vermelho” (alerta de spoiler), torcer (ou não) pela derrota dos “outros” e muitos mais elementos que dão a Game of Thrones o status de queridinha dos geeks.

Nós da Chico Rei achamos a série tão icônica que fizemos várias camisetas com estampas inspiradas na narrativa!

  • Rupaul’s Drag Race (2009 - )

Imagine o cenário: um reality show de drag queens que competem para saber quem tem mais carisma, originalidade, ousadia e talento (charisma, uniqueness, nerve and talent). No meio disso, muita gongação, desfiles brilhantes, histórias de vida reais e muita diversão!

Rupaul’s Drag Race é o tipo de série que convida à diversidade, aos afetos e à representatividade, desconstruindo conceitos estruturais de forma leve e descontraída, mas muito genuína. 

Ou seja, o seriado perfeito para se jogar na maratona! Então, é só pegar a pipoca, abrir a Netflix e torcer pela sua queen favorita. Ah, não se esqueça de nos dizer quem ganhou a sua torcida ao longo das temporadas!

E então, gostou da nossa lista? Muitas séries não entraram no post, mas têm um lugarzinho especial no coração da Chico Rei e também merecem maratona: Chaves, The Office, Stranger Things, A Maldição da Residência Hill, Merlí, Elite, La Casa de Papel e muitas, muitas outras.

Fique de olho nas nossas atualizações de conteúdo para não perder nenhuma dica! Que tal, agora, conhecer os filmes brasileiros que também merecem maratona? Nos vemos no próximo post!


Tags