Loja

A Fé que Canta e Dança


• 2 mins de leitura
A Fé que Canta e Dança

A celebração do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Ifigênia é patrimônio imaterial da cidade de Ouro Preto e acontece no início de janeiro, como símbolo de devoção e resistência. A comemoração tem  mais de 300 anos de história, mas a tradição estava se perdendo quando em 2008, pela união de pessoas através da Associação Amigos do Reinado e por grupos locais, o encontro foi retomado. Kédison Guimarães, Capitão da Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Ifigênia, explica essa comemoração de fé:

"Nossa principal intenção é resguardar a memória de luta e resistência do negro, tudo isso dialogando com a questão da fé. Somos Reinadeiros, vivemos isso no dia a dia, e manter a tradição exige muita garra e vontade. A festa simboliza a renovação da fé e da esperança do negro. Passamos por tudo, desde a escravidão, mantendo firme a fé na Nossa Senhora do Rosário e em todo nosso Sagrado e Ancestralidade. Tiraram nossos ancestrais da África mas não tiram a África de dentro de nós, ela continua pulsando.”

Os festejos do Reinado em Ouro Preto também rememoram a ancestralidade de Chico Rei, nascido Galanga, um monarca africano do Congo que veio escravizado para o Brasil e foi levado para a então Vila Rica - hoje Ouro Preto, em 1740. Chico Rei comprou sua alforria, a do filho e a de outros conterrâneos. A Irmandade da qual Galanga fazia parte, a primeira de negros livres de Vila Rica, foi criada em honra à Santa Ifigênia e a memória de Chico Rei é resgatada nas celebrações de Ouro Preto.

Este ano vai ser possível acompanhar boa parte da programação do evento pelo canal de YouTube Amigos do Reinado. A renda da coleção será revertida para a Associação Amigos do Reinado e também apoiaremos o documentário sobre a festividade que será desenvolvido com material do encontro.

Ah, temos muito conteúdo bacana sobre Chico Rei: tem websérie, podcast e muita história. Dá pra conferir tudinho aqui!

Clique aqui para baixar o folder do evento e celebrar a fé que canta e dança!


Tags

brasilidade