Loja

Ícones de Brasilidade: um tema que não divide opiniões.

Filtro de barro, cafezinho no copo americano, piso de caquinhos e espelho de borda laranja. Tem coisa mais brasileira que isso?


• 3 mins de leitura
Ícones de Brasilidade: um tema que não divide opiniões.

O Brasil é esse lugar que abriga tamanha variedade de pessoas, sotaques, paisagens e culturas, e isso tudo faz com que exista um montão de formas de expressar a tal da brasilidade.

Mas, vez ou outra, nos deparamos com símbolos que transpassam regionalismos e se tornam ícones por várias gerações.

O lançamento "Represents Brazil" reúne alguns desses símbolos e traduz em estampa o espetáculo da brasilidade em apenas quatro atos. E os protagonistas da vez são: Filtro de barro, copo americano, piso de caquinhos e espelho de borda laranja!

Filtro de Barro (estampa "Represents Brazil")

Genuinamente brasileiro, o filtro de barro é um dos melhores do mundo quando o assunto é segurança e eficiência. O “filtro de casa de Vó” vai muito além de uma peça com significado afetivo: por volta de 1910, ele revolucionou o consumo de água no nosso país e permitiu que a população tivesse acesso a uma água limpa e sem contaminação.


Cafezinho no copo americano (estampa "Represents Brazil")

Apesar do nome, a invenção é 100% brasileira! Criada em 1947, já foi parar até no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), na exposição Destination: Brazil, ao lado de diversos outros itens que são 'a nossa cara'. “O copo nosso de cada dia” serve desde um cafezinho até aquela cerveja gelada que todo mundo gosta; e ainda que seja extremamente popular, não é de domínio público não, viu? A detentora da patente é a empresa Nadir Figueiredo, que recebe o nome de seu co-fundador e também responsável pela estética atemporal do ícone que já fez parte da vida de todo brasileiro pelo menos uma vez.

Há quem diga que o sucesso vem mesmo dessa versatilidade, mas há quem afirme que as bebidas ficam ainda mais especiais servidas nesse copo. (Será?)


Piso de caquinhos (estampa "Represents Brazil")

A história aqui é a seguinte: lá pela década de 40, as indústrias ganharam destaque e a população de classe média passou a adquirir peças de cerâmica como símbolo de requinte e sofisticação. Diante da alta demanda e cadeia produtiva insuficiente, boa parte das peças fabricadas acabavam trincando ou apresentando outros tipos de defeitos.

Bom, do outro lado dessa história - e bem diferente da classe média - estavam os funcionários das fábricas de cerâmica, que estavam acostumados ao piso cimentado, monótono e nada aconchegante. Um belo dia, um dos funcionários pediu permissão para recolher os cacos descartados na produção para utilizá-los em sua casa.

Com o tempo, o estilo do piso de caquinhos chamou a atenção e passou a ser solicitado às fábricas como um produto. A partir daí, a moda pegou e as peças eram quebradas propositalmente, com o intuito de atender aos pedidos dos clientes.


Espelho de borda laranja (estampa "Represents Brazil")

Esse é um mistério total. Não sabemos exatamente quando, onde ou quem foi o responsável pela origem do espelhinho de borda laranja. O que sabemos é que, lá pelos anos 90, a sua moldura - inicialmente produzida em madeira - passou a ser de plástico. E desde então acompanhamos a difusão e o sucesso absoluto do item por todo canto, seja como decoração, ou como um simples espelhinho de banheiro.


Uma coisa é certa: pelo menos um desses itens existem na sua casa, ou na casa de alguém próximo a você.

E agora ficou ainda mais fácil de andar com eles por aí!

Confira essa e outras estampas brasileiríssimas no nosso site :)


Tags

brasilidade, estampas