Loja

Cabelo Black Power: tudo sobre o símbolo e como cuidar!


• 5 mins de leitura
Cabelo Black Power: tudo sobre o símbolo e como cuidar!

O cabelo black power é símbolo de luta e resistência para o povo negro, por isso, tem sido cada vez mais adotado pelas pessoas com cabelo crespo ou cacheado.

Suas principais características são o volume e o formato arredondado, que impõe respeito e deixa qualquer um no estilo. Contudo, é preciso entender que nem sempre foi assim, afinal, os negros sempre sofreram e (infelizmente) ainda sofrem preconceito por conta do seu cabelo.

cabelo black power

Mas esse cenário tem mudado. Atualmente, cada vez mais homens e mulheres passam pelo processo de transição capilar, assumindo as suas origens, se orgulhando e se empoderando com o penteado.

Origem do Black Power: onde surgiu esse movimento?

Como dissemos, o black power nem sempre foi motivo de orgulho, afinal, o forte preconceito sempre permeou a nossa sociedade. Porém, no início do século XX, surgiram os primeiros movimentos para essa realidade começasse a mudar.

símbolo da resistência negra

Uma figura importante e controversa para a popularização dos penteados afros, considerado um líder do movimento negro na época, foi o ativista político e comunicador jamaicano, Marcus Garvey.

Garvey levantou a bandeira do orgulho negro, criando movimentos ideológicos denominados como nacionalismo negro e ao pan-africanismo e suas ideias foram amplamente difundidas, o levando ao posto de líder de uma possível unificação do continente africano.

Não há como negar que ele foi polêmico quando tentou difundir a ideia de purificação da raça negra, criando o movimento que ficou conhecido como "Retorno para a África". Contudo, sua participação para ascensão do orgulho negro foi importante e ele é considerado um herói na Jamaica até os dias atuais, tanto que ícones da música jamaicana, como Bob Marley e Burning Spear, já o citaram em suas canções.

foto dos anos 60 do movimento dos panteras negras

Anos mais tarde, na década de 60, o black power volta a ganhar força entre os jovens que lutavam por direitos civis nos Estados Unidos. O partido político conhecido como Panteras Negras foi fundamental para difusão da exaltação beleza e estética negra.

O partido contou com a contribuição da professora e filósofa socialista estadunidense, Angela Davis, que usou e popularizou o black power. Davis participou ativa de movimentos negros e feministas que transformam a sociedade norte-americana da época.

Também não poderíamos deixar de mencionar Eunice Kathleen Waymon, mais conhecida com Nina Simone, como uma figura importante para o movimento negro neste período. Sua música Mississippi Goddamn é considerada um hino ativista da causa negra, pois fala sobre o assassinato de quatro crianças negras em 63 em uma igreja de Birmingham.

foto de perfil da cantora Nina Simone.

Já na década de 70, James Marshall Hendrix, mais conhecido Jimi Hendrix, querevolucionou o mundo da música com guitarra poderosa e inconfundível, desfilava com seu cabelo black power para milhares de pessoas nos palcos onde tocou, também tendo contribuição significativa para popularização do penteado.

Claro, que poderíamos citar muitos outros nomes importante para o movimento negro, como Martin Luther King Jr. ou Malcolm X, mas essa é apenas uma história resumida do marco do cabelo afro, afinal, já são mais de 70 anos de luta pela afirmação estética e identitária do povo negro.

Cuidados com o cabelo Black Power

Antes de entrarmos, de fato, nos principais cuidados para ter com o cabelo black power, é preciso considerar que muitas mulheres e homens também precisaram passar pelo processo de transição capilar.

O que é a transição capilar?

A transição capilar é o processo de romper com anos de alisamento e produtos químicos para, finalmente, deixar os cabelos em sua aparência natural.

Imagem ilustrativa de uma mulher fazendo transição capilar

Esse processo tem sido adotado por cada vez mais pessoas, principalmente as negras. Sempre foi notável em nossa sociedade que os cabelos lisos foram impostos como o padrão de beleza a ser alcançado, interferindo diretamente na autoestima das pessoas com cabelo crespo ou enrolado.

Contudo, a autoestima das pessoas com cabelo afro tem sido resgatada e, hoje, vemos cada vez mais pessoas passando por esse processo e assumindo as suas madeixas naturais. E o mais importante, ficando feliz com a mudança e se importando cada vez menos com a opinião alheia.

E agora, como cuidar do meu cabelo black?

A princípio, os cuidados com o cabelo black power são basicamente os mesmos que com os outros tipos de cabelo. A diferença é que os cabelos crespos e cacheados precisam de mais hidratação e nutrição.

pente garfo em um cabelo black power

A dica aqui é utilizar os produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Além disso, testar diferentes marcas também é válido, já que cada pessoa se adapta melhor com determinado shampoo ou condicionador. Autocuidado também inclui autoconhecimento!

Outro ponto a ser ressaltado é estar atento ao seu cronograma capilar. Isto é, siga uma programação de cuidados específica para o seu cabelo. Neste ponto, é válido descobrir qual é o intervalo mais indicado para fazer as hidratações e nutrições dos seus fios, assim como quantas vezes você deve lavá-los por semana.

Conhecer os seus cabelos também é conhecer mais sobre os seus próprios ciclos!

Dicas para finalizar e dar manutenção no seu black power!

Se você está disposto a assumir este penteado, é importante que tire um tempinho para cuidar muito bem dele, afinal, você quer andar no estilo! Então, se liga nas dicas:

  • Faça seu ritual: lave suas madeixas como de costume!
  • Abuse dos cremes para pentear: você pode aproveitar os cabelos ainda úmidos para dar aquele tapa com um leave-in ou um creme de sua preferência.
  • Tenha seu pente garfo sempre no bolso: para levantar os fios e deixar o cabelo no volume que você gosta, nada melhor que este tipo de pente para finalizar o seu penteado.
  • Corte as pontas com frequência: para fazer a manutenção, vá sempre ao salão de sua preferência para dar aquela aparada para manter sempre o comprimento que prefere usar.

E aí, gostou do post? Você tem cabelo black ou está passando pela transição capilar? Comenta aqui embaixo e conta a sua experiência pra gente. E não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber todos os nossos conteúdos em primeira mão!


Tags