Loja

Como combinar estampas? Acerte a escolha das roupas com a Chico Rei!


• 5 mins de leitura
Como combinar estampas? Acerte a escolha das roupas com a Chico Rei!

O mundo da moda é vasto e cheio de nuances únicas. São tantas estampas, cores, modelagens e cortes que, por vezes, torna-se difícil escolher o ideal para vestir, principalmente se você não faz ideia de como combinar estampas.

Estampas macro e mini, listras, poás, florais… Como usar todas elas de maneira que o visual fique harmônico e que expresse os seus gostos e a sua personalidade?

Preocupada sempre em oferecer informações certeiras sobre a cultura do vestir, a Chico Rei apresentará dicas infalíveis para que você possa combinar as peças. Vem com a gente desbravar o mundo das estampas!

Como combinar estampas e se vestir bem para todas as ocasiões?

Há quem diga que o mundo da moda não é fácil, há tantas padronagens, tonalidades e peças diferentes que, realmente, pode causar um curto-circuito na mente de pessoas que não estão acostumadas.

Além disso, a linguagem das roupas é muito marcada, expressando as particularidades e modos de comunicação de quem as veste. Por isso, pode haver certo receio para definir um estilo e saber o que usar.

Ora, nem tudo na moda precisa ser um bicho de sete cabeças. É perfeitamente possível compreender quais estampas harmonizam e quais não – basta utilizar um pouco o bom senso e, claro, conhecer algumas dicas que serão a luz no fim do túnel na hora de escolher o visual para os diferentes compromissos.

A seguir, apresentam-se os tipos de estampas e como usá-las ou não, confira:

Animal print

Ousadas, cheias de personalidade e muito modernas, as peças animal print nunca saem de moda! Nas passarelas dos mais renomados estilistas ela é uma presença constante, mesmo que na coleção de apenas uma estação.

Camiseta com estampa de onça

Porém, como algumas roupas oferecem muita informação, é preciso ter cautela quando vesti-las. Por exemplo, o ideal é vestir apenas uma peça assim e combiná-la com outras mais neutras para que o visual não fique exagerado. Você também pode usar apenas uma peça com a estampa, como um vestido ou um conjunto.

Se você não quer destacar muito uma área do seu corpo, saiba que essas peças fazem isso, então o ideal seria evitá-las naquela região.

Florais

Quem não ama um bom visual romântico, não é? Além de trazer mais delicadeza, deixando o visual mais leve, as estampas florais são super versáteis, pois ficam ótimas em qualquer peça.

Blusa de frio com estampa floral pendurada em parede

O ideal é que sejam usadas com moderação, como a animal print, em apenas uma peça ou em um conjunto, e em estações mais quentes, para harmonizar com a sensação de frescor que ela passa.

Army

O bom estilo militar chegou e estabeleceu o seu lugar na moda nos últimos anos. Passando um ar bem contemporâneo e urbano, usado por pessoas confiantes e que gostam de deixar bem marcado seu estilo.

O melhor de tudo é que ela pode ser usada em várias peças, criando um conjunto totalmente camuflado. Para um visual mais básico, aposte em uma única peça com a estampa. Coturnos, botas de salto baixo e tênis casam bem com o estilo.

Vitoriana

As estampas vitorianas têm influência vintage, cheias de padronagens imbricadas, babados, e muitos arabescos. Suas cores mais comuns são tons mais neutros e pastéis, puxados para o bege.

Para pessoas que gostam de um estilo mais clássico, elas são ideais. Além disso, não precisam ser discretas! Há peças com bastantes babados e laços. O que dita a escolha é, primariamente, o que a pessoa quer usar no dia e para qual ocasião ela está se vestindo.

Listras

Impossível deixar as listras excluídas. Elas estão há muito tempo na moda. Uma das principais características dessa estampa é a sua versatilidade, ela combina em qualquer peça, de qualquer cor.

Pessoa sentada em grama com pernas cruzadas vestindo calça listrada

Porém, há um truque que pode ser valioso. Pessoas que desejam afinar a silhueta ou tirar o destaque de alguma área específica do corpo devem usar as listras verticais finas. Quem quer o resultado contrário pode usar, sem dores de cabeça, os modelos horizontais, independente da espessura da listra.

A sua versatilidade se estende para as combinações também, sabia? Você pode optar por peças apenas listradas e mudar as cores ou espessura delas, usá-las com estampas florais, com xadrez ou poá que tudo vai ficar ótimo!

Poá

O poá também remete a algo mais vintage, muito usado pelas pin-ups da década de 40 até 50. O estilo voltou com tudo nesses últimos anos, ganhando cada vez mais espaço entre a moda romântica e retrô com um toque de modernidade urbana para combinar com a nossa década.

Ela fica ótima em saias, blusas e vestidos, criando um conceito bem singular para pessoas que gostam de se vestir com elegância sem perder aquele charme próprio. São muito usadas em mix, com poás maiores e menores, ou com estampas diferentes, como com as listras, ou apenas com uma boa cor neutra. Quando se trata do poá, o seu critério é o que importa!

Xadrez

Democrática, acrônica e versátil, tudo isso é a estampa xadrez. Sem contar idade, medidas, modelagens, ela combina com pessoas de todos os tipos. O melhor de tudo é que pode ser usada em conjuntos, com padronagens pequenas, médias ou grandes, com roupas mais neutras, harmonizando com jeans… São muitas possibilidades para usá-la, vista do jeito que se sentir bem!

Tecido xadrez na cor vermelha

Alternativas

As estampas alternativas são todas aquelas que têm relação com tribos, modos de viver e gostos. Uma camiseta de banda de música, um trecho de seu livro favorito, o personagem aclamado do cinema…

E o que se pode dizer quanto a combinação é: harmonize da maneira que preferir. Estilos mais urbanos pedem uma jaqueta, aquele jeans rasgado e um tênis confortável. Para pessoas que gostam de um visual mais romântico, uma saia ou calça de alfaiataria e cores pastéis são perfeitas, e muitas outras combinações são possíveis.

Algumas regras na hora de combinar as roupas: faça do jeito certo!

São muitas estampas para se pensar, não acha? Mas as dicas são simples e vão ajudar muito na hora de montar o seu visual – além de contribuir para que você defina com mais facilidade o seu estilo, se ainda está a procura de um.

No entanto, ainda não acabou! Tem algumas regras que devem ser seguidas para que tudo harmonize muito bem. Pode acontecer de usar estampas que combinam, mas errar nas cores ou no tamanho delas? Sim, pode rolar. Por isso é importante ficar sempre atento(a):

A primeira dica da lista é: evite exageros. Quando entramos em uma loja, uma avenida ou qualquer outro espaço e há muitos cartazes, cores fortes juntas, objetos de decoração, entre outras coisas, há um congestionamento intenso de informações que chega a ser doloroso. Com as roupas isso também se aplica, então cuidado para não criar combinações poluídas visualmente.

Em segundo lugar, procure pela harmonia das cores! Você gosta muito de roxo e vermelho e acha que o look ficará a cara do verão? Talvez, se escolher muito bem as peças, mas nem sempre. O ideal é manter as cores com tonalidades próximas, as famosas cores análogas, ou cores complementares, que estão de lados opostos no círculo cromático.

Por último, mas não menos importante, sempre preste atenção na modelagem e proporção de cada peça. Se usar algo mais apertado em cima, opte por dar um pouco de fluidez à peça de baixo e vice-versa, isso impede que a silhueta fique desequilibrada ou exagerada em alguns pontos.

Seguindo essas sugestões, você criará visuais lindos que, com certeza, mostrarão ao mundo quem você é. Aqui, acreditamos que as roupas mudam o mundo e – é claro – as pessoas! Então, se desejar sempre ser contagiado(a) pela complexidade da moda, acompanhe-nos sempre.


Tags

estampa, roupa estampada, roupas, combinação, como combinar estampas