Loja

Como lavar roupa preta: 8 dicas infalíveis!


• 4 mins de leitura
Como lavar roupa preta: 8 dicas infalíveis!

Então você é daqueles que joga todas as roupas dentro da máquina sem a distribuição correta das cores e numa dessas lavagens percebeu que uma de suas camisetas pretas saiu desbotada? É, não está fácil para ninguém.

Sabemos que nem todos dão a devida importância que este assunto deveria ter, mas a lavagem das roupas é uma etapa essencial para assegurar o tempo de vida das peças. E vai por nós, ainda mais se as roupas forem pretas. Calma, nem precisa começar a se desesperar, sabemos que lavar roupas pretas parece uma tarefa difícil. Você tenta colocar do avesso para não acumular pelos, tenta passá-las por uma lavagem única e exclusiva, mas não tem jeito, no final nem parece que a roupa foi lavada. Sem falar ainda quando você descobre que a roupa preta está manchada. É a morte! Mas, por sorte, em nosso post de hoje trazemos dicas práticas sobre como lavar roupas pretas de forma eficaz. Bora lá, chicos?

  • Separe a roupa preta das roupas claras

Ah, mas não tem jeito. Deixe de lado a preguiça e bora separar as roupas claras das roupas escuras. Quando não separamos por cor, corremos o risco das roupas pretas juntarem pelos ou ainda mancharem as roupas brancas. Por isso, antes de começar, separe as escuras das claras e se possível, separe até mesmo os tecidos. O ideal é que camisetas pretas 100% algodão sejam colocadas em uma mesma lavagem, enquanto as de viscose em uma lavagem separada, considerando que são mais frágeis e merecem mais atenção.

  • Vire as camisetas do avesso
Calças pretas ao avesso secando ao sol

Principalmente se a camiseta apresentar alguma logo ou estampa, uma dica essencial é virar a camiseta preta do avesso. Assim, você evita que a cor e o tecido desbotem rapidamente e fiquem desgastados com os movimentos da água. Pode até parecer trabalhoso no começo, mas no final você irá nos agradecer.

  • Se tiver manchas, faça uma pré-lavagem

Percebeu que a camiseta está com uma mancha branca, principalmente aquelas manchas esbranquiçadas de desodorante, uma ótima forma de ter uma lavagem mais contundente é fazendo a pré-lavagem. Aqui você pode esfregar a mancha à mão com a adição de um pouquinho de sabão líquido e depois deixar a peça de molho por cerca de 30 min, lembrando de não extrapolar esse tempo para a camiseta não perder a tinta.

  • Entre sabão líquido e em pó: escolha o líquido
Imagem meramente ilustrativa de ação do sabão liquido sob as roupas

Quando optamos pelo sabão em pó corremos o risco do produto não ser diluído totalmente, o que pode causar maior atrito do tecido e soltar mais tinta. Já o sabão líquido é perfeito, porque é uma solução saponácea diluída capaz de manter a qualidade do tecido e isso é o que queremos, certo?

  • Evite o desbotamento: taca-lhe sal

Não podemos garantir que aquela sua camiseta estilosa, a preferida do Star Wars nunca irá desbotar, mas podemos te ajudar a evitar que este desbotamento aconteça precocemente. Quanto mais lavamos as roupas, mais elas tendem a perder a cor, por isso, observe a etiqueta da camiseta, caso a composição apresente algodão, experimente acrescentar uma colher de sopa de sal dentro da máquina e prossiga com a lavagem normal. Aqui o sal é importante para conservação da cor de sua camiseta, uma vez que mantém o corante, portanto, use-o nas suas lavagens e surpreenda-se.

  • Opte por ciclos de lavagem suaves

Ao contrário do que muitos pensam, não é somente as roupas claras que precisam de ciclos de lavagem suaves. As camisetas pretas são mais propensas ao desbotamento, logo, se você as coloca em ciclos pesados de lavagem, os movimentos da própria máquina podem estragar a peça. Experimente ainda fazer ciclos mais longos de lavagem e centrifugação com água gelada, considerando que a água quente pode dilatar as fibras e desbotar o tecido.

  • Não abuse do amaciante

Quanto mais amaciante você colocar, mais propensão à mancha a camiseta tem. Por isso, utilize sempre a medida certa para a quantidade de peças da lavagem e não extrapole a marcação indicada dentro dos compartimentos da própria máquina. Se percebeu que colocou em excesso, programe a máquina para mais um enxágue.

  • Coloque as camisetas para secar na sombra
Roupas secando na sombra

Quanto mais ação do sol as suas camisetas receberem, mais suscetíveis ao desbotamento elas estão. Por isso, considere a possibilidade de deixá-las secando na sombra. Para tanto, é preciso que você se planeje antes, afinal, em dias com pouco vento as camisetas podem demorar um pouco mais para secar, mas o importante é que no fim estarão novinhas em folha. Fala sério, chicos, com essas dicas práticas fica quase impossível não manter as suas peças sempre novas. Por mais que a lavagem leve um pouquinho mais de tempo, todo esforço vale à pena. Não está acreditando? Aplique as nossas dicas aí em sua casa e nos conte aqui nos comentários quais foram os resultados. E para dicas de moda e estilo, navegue pelo nosso blog. Até mais!


Tags

como lavar roupa preta, Dicas para lavar roupa preta, roupa preta como lavar, dicas infaliveis para roupa preta