Loja

Dia Nacional de Combate à Homofobia


• 2 mins de leitura
Dia Nacional de Combate à Homofobia

O dia 17 de maio foi escolhido por ter sido nessa data que, em 1990, a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças e o dia passou a ser celebrado internacionalmente no combate à homofobia. No Brasil, em 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que instituiu a data como Dia Nacional de Combate à Homofobia simbolizando o compromisso do Estado no enfrentamento da violência praticada contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Na Chico Rei, acreditamos que a palavra constrói pontes. Ano passado, desenvolvemos uma cartilha LGBTIQ+  em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, nossa terra. O material explicativo foi enviado de maneira surpresa nos pedidos de um período determinado, como forma de darmos nossa contribuição ao debate e apostar na palavra enquanto estratégia de resistência.

Esse material segue mais atual que nunca e a necessidade de entendimento enquanto caminho para a tolerância e o respeito também. Por isso, estamos distribuindo a cartilha em versão online neste dia tão importante, para que você se informe, divida com os amigos, a família e permita que nos façamos melhores através de informação. Bora trilhar esse percurso  bacana juntos?


Tags

Combate à homofobia, Orgulho LGBTIQ+, Dia Nacional de Combate à Homofobia, ufjf