Loja

Empreendedorismo e negritude: nasce o Empretecer!

Projeto busca fomentar o empreendedorismo negro em Juiz de Fora e contará com palestras durante 4 dias de imersão.


• 2 mins de leitura
Empreendedorismo e negritude: nasce o Empretecer!

Projeto busca fomentar o empreendedorismo negro em Juiz de Fora e contará com palestras durante 4 dias de imersão

O nosso propósito sempre foi fazer do mundo um lugar melhor! Seja impactando a comunidade através de projetos sociais, estampando diferentes identidades nas nossas camisetas para que cada pessoa expresse o seu verdadeiro eu, ou gerando oportunidades capazes de fomentar a inovação e a criatividade.

Da nossa vontade de fazer diferente e escrever novas histórias, nasce um novo projeto com foco em empreendedorismo negro: o Empretecer!

Dados do IBGE mostram que 54% da população brasileira se autodeclara preta ou parda. Acompanhando esse número, uma pesquisa realizada em 2021 mostrou que empreendedoras e empreendedores negros são cerca de 51% dos brasileiros que empreendem.

Em contraponto, dados da mesma pesquisa mostram que, desses empreendedores, 82% não possuem CNPJ e 32% tiveram crédito negado para sua empresa em algum momento sem nenhuma explicação, apesar de se encaixarem nos pré-requisitos para fazerem a solicitação. A pesquisa aponta ainda que, mesmo movimentando mais de R$200 bilhões por ano, o empreendedorismo negro recebe 40% menos que o branco por seu trabalho.

Esse é mais um dos tantos reflexos sociais que essa parcela da população sofre por conta da estrutura na qual o nosso sistema foi construído. Desde as dificuldades no acesso à educação e à cultura, menores oportunidades no mercado de trabalho e algumas vezes até menores salários.

Levando em conta todos esses dados, um ponto de discussão importante vem da motivação do empreendimento, pensando na oportunidade ou na necessidade. Quando é o caso da segunda opção, toda a carga da falta dos acessos que já citamos é sentida no momento de gerir um negócio.

A Chico Rei carrega o nome de uma figura extremamente representativa para o movimento negro e para a sua luta, e enxergamos que essa representatividade deve somar na luta antirracista.

Sobre o Empretecer:

O programa contará com mentorias para 20 empreendedores negros, que serão escolhidos mediante um processo seletivo gratuíto, buscando fortalecer o conhecimento de mercado e construir uma rede para suprir as necessidades de cada negócio.

Serão realizados 4 encontros quinzenais, com foco nas áreas de consciência preta no mundo dos negócios, venda, gestão, marca e produto. As palestras serão realizadas na nossa casinha, em Juiz de Fora, na rua Padre Café, n° 128, no bairro São Mateus.

Os encontros serão aos sábados, das 9h até às 18h.

Confira os palestrantes já confirmados:

As inscrições já estão abertas: https://forms.gle/A748j6yps3veWZF48


Tags

empretecer, empreendedorismo negro