Loja

Peças essenciais em um guarda-roupa masculino: dicas Chico Rei para se vestir bem

Saiba como montar um guarda-roupa masculino básico com peças que agregam conforto e representem sua personalidade.


• 6 mins de leitura
Peças essenciais em um guarda-roupa masculino: dicas Chico Rei para se vestir bem

Você já ouviu falar em guarda-roupa inteligente? Basicamente, estamos nos referindo a um maneira de organizar o seu armário com peças versáteis e usuais, que permitam diferentes combinações. A gente sabe que não existe uma regra única quando o assunto é estilo, afinal, o jeito certo de se vestir é o que te faz se sentir bem consigo mesmo.

Mas, existem algumas roupas que são indispensáveis e podem te ajudar (e muito) na hora de criar combinações. As famosas peças curingas facilitam o nosso planejamento, justamente por serem de fácil combinação. Foi pensando nisso que nós selecionamos dicas de peças essenciais em um guarda-roupa masculino para te ajudar a organizar o seu armário de forma simples.

Como montar um guarda-roupa básico masculino

roupas-masculinas
Um guarda-roupa básico não é aquele que tem pouquíssimas peças, mas sim aquele que possui as peças necessárias para compor um acervo de looks que se encaixam em várias ocasiões. As peças se alternam entre opções para ficar em casa, opções para sair com os amigos e familiares, para eventos mais formais e, também, para as atividades físicas praticadas.

Além disso, os acessórios são ótimos aliados para quem deseja montar um guarda-roupa versátil, como cintos, óculos escuros e por aí vai! Mas, antes de ir para as dicas, vamos deixar aqui um conselho: analise o seu guarda-roupa antes de comprar novas peças, às vezes, é tudo uma questão de pensar em novas combinações com as roupas que você já tem.

Agora sim, vamos às dicas!!

1) Camisetas básicas de cores neutras

camisetas-masculinas--2-

Uma coisa é certa: o básico nunca sai de moda! Um exemplo disso são as camisetas lisas que sempre ocuparam um lugar especial no guarda-roupa. Isso porque elas podem ser usadas em diversas ocasiões, dos eventos mais formais, acompanhadas por um blazer ou casaco estruturado, aos encontros casuais e compromissos do dia a dia.

Camisetas-masculina

Isso sem falar que as cores neutras deixam a peça ainda mais versátil e servem de base para várias composições, mas é importante dizer que se você é um adepto dos looks coloridos, as camisetas com cores mais vibrantes também são uma excelente opção.

2) Calças

roupas-masculinas--1-

Começando pelo básico do básico, a calça jeans é uma das peças mais queridas por oferecer conforto, estilo e versatilidade. Disponível em muitos modelos, o jeans é a escolha ideal se você está procurando uma calça para te acompanhar em todos os momentos. Mas, também existem outras opções tão versáteis quanto o jeans é um exemplo são as calças de alfaiataria.

roupas-masculinas--3-

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a alfaiataria não está presente apenas em momentos formais e pode ser facilmente incorporada ao nosso dia a dia, dando um toque de elegância ao visual, sem deixar o conforto de lado.

roupas-masculinas--4-

Além disso, também temos as calças de malha mais fluida e tecidos leves, como é o caso da nossa calça de sarja no estilo Paper Bag que possui cortes mais largos na coxa e conta com um caimento pra lá de bonito!

3) Casacos e Jaquetas

roupas-masculinas--5-

Seja para os dias mais frios, meia estação ou apenas para dar um toque de estilo extra ao look, os casacos e jaquetas também são indispensáveis. Peças como jaquetas jeans, parkas, blazers e até mesmo os clássicos casacos de moletom, já são suficientes para compor diversos looks. Para te ajudar, separamos as peças em dois grupos:

  • Casacos e Jaquetas para os dias mais frios: Blazers forrados, suéters, tricots, moletons, parkas, jaqueta de couro e trench coat.

  • Casacos e Jaquetas para climas mais amenos: Jaqueta jeans, camisas de algodão de manga comprida, cardigans, jaqueta corta vento.

Atenção: esses grupos são apenas para facilitar na hora de diferenciar os casacos mais pesados e mais leves, não uma regra! A única regra é utilizar apenas as peças que combinem com o seu estilo.

4) Camisa de botão

roupas-masculinas--6-

Uma boa camisa de botão tem o poder de transformar um look simples em uma combinação cheia de personalidade. Além de ser uma peça clássica para o estilo formal, ela também pode ser usada em looks casuais.

Uma dica é tentar explorar os diferentes tecidos que compõem a peça, por exemplo, as camisas de botão de linho trazem uma suavidade ao visual e ainda podem ser usadas com uma camiseta básica por baixo. Já as camisas de algodão costumam ser mais estruturadas e conseguem transitar por diferentes ocasiões.

5) Bermudas e Shorts

roupas-masculinas--7-

Quando o verão chega, ele traz consigo a necessidade de usar peças mais leves e, para esses dias, as bermudas e shorts são essenciais. Aqui é importante ter peças que possam ser usadas em diferentes momentos, por exemplo, os shorts de poliéster (no estilo mais praiano) são ótimos para eventos durante o dia, para encontros ao ar livre e podem ser usados no bar com os amigos, no almoço de família e em outras ocasiões mais casuais.

short-masculino

Já as bermudas mais estruturadas, que podem ser feitas de tecidos leves, mantêm a aparência despojada, mas com um toque de seriedade, ideais para ambientes casuais e também formais, como o trabalho.
IMAG LOOKS COM BERMUDAS EM AMBIENTE DE TRABALHO

6) Tênis

roupas-masculinas--8-

O tênis é o amigo número 1 do conforto e da versatilidade, afinal, existem milhares de modelos para todos os estilos, então, nesse caso, a nossa dica é apostar em pelo menos três pares de tênis. Por exemplo:

  • Um tênis mais esportivo, focado no conforto;
  • Um tênis com cores neutras, como preto ou branco, que te permite criar várias combinações e possa ser usado tanto no dia a dia como em ocasiões formais;
  • A terceira opção de tênis pode seguir o estilo dos anteriores ou pode ousar, apostando em um modelo diferente ou um tênis colorido.

Selecionamos alguns looks com tênis para te inspirar e, quem sabe, servir como referência de estilo.

7) Acessórios

acessorios-masculinos

Como dissemos, os acessórios também são uma parte essencial do guarda roupa e nós separamos em tópicos os acessórios essenciais:

  • Cintos: você pode optar por cintos de couro ou materiais sintéticos, de preferência em cores neutras, como marrom e preto;
  • Óculos escuro: ter pelo menos um óculos escuro pode ser de grande utilidade para os dias ensolarados, além de te ajudar a compor o visual;
  • Meias: as meias clássicas, pretas e brancas, são fundamentais, mas você também pode apostar em meias de cano alto estampadas, para dar um toque a mais de personalidade ao look;
  • Gravata: se você não é um adepto as gravatas, é interessante ter ao menos uma "gravata de emergência" para situações específicas, uma dica de ouro é optar por gravatas lisas ou com estampas discretas, que sejam de fácil combinação;
  • Cachecol: os dias frios pedem uma camada de roupa extra e o cachecol chega como um acessório essencial e também traz um toque de elegância ao visual;
  • Boné: por último, mas não menos importante, o boné é um acessório clássico que tem seu lugar no guarda-roupa, mesmo que você não o utilize muito.

Dica extra: roupa social

roupas-masculinas--9-

Um blazer, uma camiseta básica e uma calça de alfaiataria já dão conta de muitos convites para eventos formais, mas uma boa roupa social também pode ser de grande utilidade. Por isso, ter um terno para ocasiões específicas é uma boa ideia.

Existem diversos modelos para os mais variados corpos. Se você gosta de roupas mais justas, o terno slim é ideal, já se o seu gosto é voltado para peças mais soltas, os ternos de corte reto são muito indicados.


Tags

moda masculina