Loja

20 filmes de ficção científica para viajar para outros mundos


• 9 mins de leitura
20 filmes de ficção científica para viajar para outros mundos

Você já sabe que aqui na Chico Rei nós somos apaixonados por cinema, não é? Os filmes contam histórias tão envolventes que seu papel de importância para a cultura se torna inegável.

Quando falamos de filmes de ficção científica, essa importância se torna ainda mais destacada, visto que as produções cinematográficas evoluíram conforme os avanços tecnológicos. Esses trouxeram inúmeras possibilidades de criação com seus efeitos e enredos cheios de novidades.

Se você é uma pessoa que curte o estilo geek, que ama explorar os confins do Universo, viajar entre dimensões, planetas e épocas diferentes, não deixe de acompanhar esse post. Montamos uma lista com 20 filmes incríveis, confira!

Os 20 melhores filmes de ficção científica para maratonar

O cinema é uma cultura que conecta os mais diversos grupos da sociedade com estilos de vida diferentes através de personagens memoráveis e enredos de tirar o fôlego. Distopias, utopias, acontecimentos passados e presentes, tudo isso pode ser facilmente abordado pela magia cinematográfica.

E se você sabe apreciar as invenções maravilhosas disponibilizadas por fotografias incríveis, diálogos bem trabalhados e construções narrativas completas, já pode pegar papel e caneta para colocar os filmes que mostraremos a seguir na lista de próximos para assistir!

Godzilla - 1954

É impossível falar de filme de ficção científica e não apresentar o primeiro Godzilla do cinema, monstro que, até hoje, recebe as devidas aclamações em releituras e novos enredos. No filme, Godzilla foi revivido através dos inúmeros testes nucleares pelos EUA, na busca para a evolução, com o intuito de ser usado para atacar o Japão.

Ele é enviado para Tóquio para destruí-la, com sua arma radioativa – o sopro, tornando a cidade em ruínas. Mas no decorrer dos acontecimentos, algo acontece e a missão fica com problemas sérios. Não vamos dar spoilers, mas vale a pena assistir!

Uma Odisséia no Espaço - 1968

Esse é um dos clássicos do cinema que extrapolou as barreiras imaginativas que existiam na época. Uma Uma Odisséia no Espaço, produzido por Stanley, a trama tem o objetivo de mostrar como os humanos evoluíram e ainda evoluirão. Mesmo com os efeitos ainda muito simples, a obra é muito interessante e bem estruturada.

Planeta dos Macacos - 1968

Planeta dos Macacos é uma história que até recentemente teve novas narrativas no cinema, mesmo que um pouco diferentes da primeira versão.

No ano de 72, astronautas viajam para um planeta diferente, logo depois descobrindo que os habitantes eram macacos dotados de muita inteligência, os animais viviam civilizadamente. Inclusive, eles acreditavam ser muito mais evoluídos que os humanos.

Apesar de ser bastante antigo também, o enredo trata de muitas questões sociais importantes, como a divisão das classes humanas, seus pensamentos e julgamentos entre si etc.

Star Wars - 1977

Star Wars dispensa comentários, não é mesmo? Todo bom amante dos filmes de ficção científica é louco por Star Wars! No primeiro filme, lançado em 77, Darth Vader faz a princesa Leia de refém. Assim, Luke Skywalker e Han Solo têm a importante missão de salvá-la para que a galáxia não entre em colapso e volte a ser justa novamente.

A trama é tão aplaudida e venerada pelas pessoas dos mais diversos países, mesmo com idades e vivências diferentes, que se tornou atemporal. Não importa quanto tempo passe, Star Wars sempre estará no topo das obras de ficção mais admiradas.

Ela pode ser um pouco confusa para os telespectadores de primeira viagem, por isso temos um post especial sobre a ordem certa para ver Star Wars, não deixe de conferir!

Alien - 1979

Se você é uma pessoa que nasceu nos anos 90 e 2000, com certeza, já deve ter ouvido ou, até mesmo, assistido os filmes do Alien, não é? Esse é um exemplo de história que até hoje rende frutos.

Viajando pelos confins do espaço, os astronautas em hibernação na espaçonave Nostromo despertam e são incubidos de investigar uma nave alienígena estranha que dava sinais desconhecidos. Assim, a investigação se torna um show de horrores quando encontram um ninho de aliens e ovos. A partir disso, todos são aterrorizados pelos ataques do estranho bicho.

E.T. – O Extraterrestre - 1982

O E.T é também considerado um clássico do cinema. Criado por Spielberg, o habitante de outro planeta foi abandonado por seus iguais e, logo depois, resgatado por Elliot. Juntos, ambos tentam encontrar maneiras de enviar o alienígena para sua casa. A trama é amigável e cheia de sentimento, o que tornou o alien muito querido.

Blade Runner - 1982

Saindo um pouco do tema do espaço sideral, Ridley Scott criou uma Los Angeles do futuro, cheia de maquinações e acontecimentos intrigantes. No século XXI, clones humanos são desenvolvidos para atuarem como escravos em colônias extraterrenas, então um homem, que é ex-policial, tem o objetivo de caçar alguns fugitivos disfarçados vivendo na cidade e a trama gira em torno disso.

O Exterminador do Futuro - 1984

Quem não conhece o filme que Arnold Schwarzenegger brilhou e é aclamado até hoje? É muito difícil imaginar outro Exterminador do Futuro, o ator é único. James Cameron criou um mundo onde existem máquinas extremamente evoluídas, cheias de armas e objetivos específicos.

O robô com aparência humana é enviado pela Skynet para o passado com o objetivo de assassinar Sarah Connor, que deu à luz a John Connor, futuramente um homem que luta contra a dominação dessa divisão de inteligência. A trama é rica, cheia de ação e também tem um legado no cinema, recentemente com um filme estreado, com uma Sarah Connor bem mais velha

De Volta para o Futuro - 1985

Em um município da Califórnia, Marty McFly é enviado ao passado graças ao carro/máquina do tempo criado por Doc Brown. No passado, ele conhece as versões mais novas de seus pais, que não eram próximos. Acontecimentos diversos ocorrem e Marty luta contra o tempo para fazer seus pais se apaixonarem, caso contrário desaparecerá da história.

Pelo seu sucesso, o filme de Robert Zemeckis virou uma trilogia e até hoje é apreciada pelas pessoas que nasceram naquele tempo e acompanharam a história do jovem McFly e as invenções de Doc em De Volta para o Futuro.

Jurassic Park - 1993

Outro clássico atemporal que faz sucesso no cinema atual. Em uma ilha comandada por John Hammond, um bilionário, vivem diversas espécies de dinossauros, que foram revividos através de amostras de DNA. Assim, Alan Grant e Ellie Sattler, paleontólogos, e o matemático Ian Malcolm são convidados a visitar o parque.

No entanto, após uma queda de energia, o pior acontece! Todos os animais são liberados e os carnívoros começam sua caçada. Imagina que assustador animais rápidos, ferozes e enormes atrás de você? É um verdadeiro pesadelo. Mas a trama é genial, não é a toa que faz sucesso até hoje.

MIB: Homens de Preto - 1997

Não podemos nos esquecer dos consagrados Will Smith e Tommy Lee Jones nesse clássico. A organização secreta em que os personagens fazem parte cuida de todas as interações entre os humanos e os extraterrestres. Um alienígena surge na Terra e causa muito pânico, então os agentes J e K precisam resolver a situação. O filme é recheado de humor e bem estruturado, sem dizer que a aparência dos alienígenas é muito diferente dos costumeiros seres verdes.

O Gigante de Ferro - 1999

As crianças do final do século XX com certeza tiveram a infância marcada por esse filme. Um grande robô aparece no Maine e acaba fazendo amizade com Hogarth, um menino gentil que fazia suas explorações pela área.

O governo toma conhecimento do alienígena e chega até a cidade para exterminar o robô, independente das consequências. É um filme com um lindo final que nos traz a consciência de que a amizade pode ser maior que todos os sentimentos negativos.

Matrix - 1999

Nessa trama adorada por muitos jovens da época, estrelada pelo amado ator Keanu Reeves, um programador descobre um grande segredo: a realidade que as pessoas estão acostumadas a viver é apenas uma simulação.

Assim, ele é procurado por um grupo que se rebela contra a Matrix, tornando-se um membro. A partir disso, ele vê que a noção de realidade pode ser bem surpreendente. O filme ficou bem famoso pelas cenas em câmera lenta, os efeitos especiais e o enredo envolvente.

Guerra dos Mundos - 2005

No remake de Steven Spielberg, a Terra é invadida por alienígenas que desejam exterminar a raça humana e se apoderar das matérias-primas. Com seus filhos, Ray, interpretado por Tom Cruise, deve lutar pela sobrevivência, escondendo-se e fugindo dos extraterrestres. Essa trama tem muita tensão e drama, o que faz com que fique difícil desgrudar os olhos da tela.

Wall-E - 2008

Em mais uma animação infantil, cerca de diversos séculos no futuro, o pequeno robô coletor Wall-E vive seus dias em uma Terra totalmente poluída, abandonada há muito pelos humanos.

Pouco tempo depois, um robô altamente tecnológico chega de uma nave para encontrar vida no planeta. O nosso gentil Wall-E é muito humanizado, o que faz com que torçamos por ele durante toda a trama.

A Origem - 2010

DiCaprio é o grande sucesso da obra. Nele, seu personagem é o Dom Cobb, um especialista em roubar informações do inconsciente das pessoas no momento em que elas estão dormindo. No decorrer da história, ele precisa fazer o último trabalho como um ladrão, que tem o objetivo de plantar a Origem e um sonho no inimigo.

É válido dizer que o filme é cheio de metáforas e gera muitas dúvidas, principalmente em seu desfecho. Com certeza, é uma obra para assistir mais de uma vez para conseguir pegar todas as nuances que o diretor deixou.

Interestelar - 2014

Christopher Nolan dirigiu um dos melhores filmes de ficção científica do século XXI, aclamado pela crítica e vencedor de 4 Oscars. O enredo de Interestelar se baseia na procura de planetas com condições favoráveis à vida humana, visto que os recursos da Terra estão se exaurindo a cada dia. O filme traz grandes atores como Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Matt Damon e muitos outros.

Perdido em Marte - 2015

Mais um filme de ficção científica que conta com a presença do ilustre Matt Damon, mas, dessa vez, como protagonista. Dirigido por Ridley Scott, a narrativa é sobre uma missão a Marte que dá errado, deixando Mark Watney para trás, considerado morto.

Desafiando-se a cada dia, o astronauta busca maneiras de se comunicar com a Terra para ser resgatado, assim como precisa sobreviver às condições totalmente desfavoráveis do espaço.

Mad Max: Estrada da Fúria - 2015

George Miller, diretor da franquia, em 2015 retoma suas criações. No tempo apocalíptico, Max Rockatansky, estrelado por Tom Hardy, sobrevive conforme suas convicções: sem precisar dos outros. Pouco tempo depois, com sua captura, ele fica no meio do grupo rebelde contra a Imperatriz Furiosa e o tirano Immortan Joe. O filme tem muita ação e rompe barreiras antes inexploradas.

A Chegada - 2016

Naves desconhecidas aterrissam na Terra e o governo seleciona pessoas especiais para descobrir o que esses extraterrestres precisam. A equipe é formada com Louise Banks na liderança, uma profissional da Linguística. Com a humanidade em colapso por não saber exatamente o que esses alienígenas querem, Banks precisa obter respostas.

Estrelado por Amy Adams, o filme é um prato cheio para questionamentos sobre a comunicação da humanidade, uma nova forma de enxergar o mundo, assim como a descoberta de uma nova língua.

Bem, chegamos ao fim de mais um post! O que achou desses filmes de ficção científica? Já tinha visto ou deixado de ver algum? Prepare a pipoca, apague a luz e viaje por mundos, dimensões e tempos diferentes. Ah. continue acompanhando o blog da Chico Rei para conferir mais conteúdos assim!


Tags

filmes de ficção cientifica, ficção cientifica, apaixonados por cinema, lista de filmes