É bem possível que você já tenha ouvido falar sobre o Setembro Amarelo. Trata-se de uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, o movimento foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) em parceria com outras associações, com o objetivo de fazer um link da cor com o mês que abriga o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10/09).
Segundo a OMS, nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. Os números deixam claro que a prevenção é fundamental para reverter esse quadro. O primeiro passo é a educação. Precisamos quebrar alguns tabus para que seja cada vez mais natural falar sobre o assunto. Informação, conscientização e diálogo nunca são demais, né?
O suicídio é um fenômeno bastante complexo, mas é possível reconhecer alguns sinais de alerta:
- Isolamento;
- Mudanças marcantes de hábitos;
- Perda de interesse por atividades que a pessoa gostava;
- Descuido com a aparência;
- Piora no desempenho nos estudos ou no trabalho;
- Alterações no sono e no apetite, além do uso de frases como "preferia estar morto" ou "queria desaparecer".
O suicídio é um ato de comunicação. Quem se mata na realidade tenta se livrar da dor, do sofrimento, que, de tão imenso, parece insuportável.
Saúde Mental
Os problemas que envolvem a saúde mental são muitos, mas alguns são mais comuns, como a ansiedade, a depressão e a síndrome do pânico. No Brasil, estima-se que 3 em cada 10 pessoas tenham algum problema do tipo.
Ainda que doenças mentais não tenham cura, existem tratamentos e formas de acompanhá-las. O primeiro passo é assumir que elas existem. Portanto, não se isole. Reforce os laços com pessoas que você gosta. Diversifique seus interesses. Mantenha hábitos saudáveis. E, principalmente, não deixe de falar a respeito! Se preciso, procure ajuda de especialista.
E, caso esteja do outro lado da relação, tenha empatia! Gentileza, compreensão, atenção e ouvidos dispostos a escutar são as melhores coisas que você pode oferecer a quem sofre desses males tão comuns ao nosso aceleradíssimo mundo contemporâneo.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Disque 188 e converse :)
Fonte: CVV