Loja

Setembro Amarelo: precisamos falar a respeito!

No Brasil, estima-se que 3 em cada 10 pessoas tenham algum problema relacionado à saúde mental. Precisamos quebrar alguns tabus para que seja cada vez mais natural falar sobre o assunto.


• 2 mins de leitura
Setembro Amarelo: precisamos falar a respeito!

É bem possível que você já tenha ouvido falar sobre o Setembro Amarelo. Trata-se de uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, o movimento foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) em parceria com outras associações, com o objetivo de fazer um link da cor com o mês que abriga o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10/09).

Segundo a OMS, nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. Os números deixam claro que a prevenção é fundamental para reverter esse quadro. O primeiro passo é a educação. Precisamos quebrar alguns tabus para que seja cada vez mais natural falar sobre o assunto. Informação, conscientização e diálogo nunca são demais, né?

O suicídio é um fenômeno bastante complexo, mas é possível reconhecer alguns sinais de alerta:

- Isolamento;

- Mudanças marcantes de hábitos;

- Perda de interesse por atividades que a pessoa gostava;

- Descuido com a aparência;

- Piora no desempenho nos estudos ou no trabalho;

- Alterações no sono e no apetite, além do uso de frases como "preferia estar morto" ou "queria desaparecer".

O suicídio é um ato de comunicação. Quem se mata na realidade tenta se livrar da dor, do sofrimento, que, de tão imenso, parece insuportável.

Saúde Mental

Os problemas que envolvem a saúde mental são muitos, mas alguns são mais comuns, como a ansiedade, a depressão e a síndrome do pânico. No Brasil, estima-se que 3 em cada 10 pessoas tenham algum problema do tipo.

Ainda que doenças mentais não tenham cura, existem tratamentos e formas de acompanhá-las. O primeiro passo é assumir que elas existem. Portanto, não se isole. Reforce os laços com pessoas que você gosta. Diversifique seus interesses. Mantenha hábitos saudáveis. E, principalmente, não deixe de falar a respeito! Se preciso, procure ajuda de especialista.

E, caso esteja do outro lado da relação, tenha empatia! Gentileza, compreensão, atenção e ouvidos dispostos a escutar são as melhores coisas que você pode oferecer a quem sofre desses males tão comuns ao nosso aceleradíssimo mundo contemporâneo.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Disque 188 e converse :)

Fonte: CVV


Tags

setembro amarelo, saúde mental


Escrito por

Chico Rei

Chico Rei é uma marca que alia criatividade e tecnologia para a produção de camisetas que geram impacto social através de suas vendas.