Loja

Dia da Pizza: de onde vem a expressão “terminar em pizza”?

10 de julho é o Dia da Pizza desde 1889, quando, na Itália, o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram a maravilha pela primeira vez. No Brasil, o prato virou até expressão popular!


• 2 mins de leitura
Dia da Pizza: de onde vem a expressão “terminar em pizza”?

Hoje, 10 de julho, é dia de comemoração para quem gosta de encher a barriga com uma redonda - que às vezes nem é redonda, já que existem variações ao redor do nosso país e do mundo.

Sim, o dia 10 de julho celebra a pizza, esse prato maravilhoso que caiu nas graças do brasileiro. Mas não vamos ficar aqui te julgando por comer a sua com ou sem ketchup ou com ou sem talheres.

Nota do autor: para mim, existe pizza feita para ser comida com ketchup e pizza feita para ser comida sem ketchup, assim como existem ocasiões que pedem talheres e prato e outras que pedem apenas a mão mesmo. Basta ter discernimento para saber quais são essas ocasiões e ser feliz comendo a sua.

Hoje vamos te explicar o surgimento de uma expressão usada aqui no Brasil para descrever acontecimentos nada saborosos: terminar em pizza.

Futebol, crise, reunião, trégua.

A expressão em questão tem seu nascimento atrelado ao futebol. Sim, senhoras e senhores! E a um clube com raízes em comum com a pizza.

Na década de 1960, a Sociedade Esportiva Palmeiras estava em crise. Os cartolas do clube de futebol paulista, fundado por imigrantes italianos, se reuniram para tentar resolver as conturbações.

Só que aquela reunião, entre brigas e mais brigas, já durava quatorze horas. Naturalmente, a fome bateu na rapaziada palmeirense. E nessas horas, de estômago vazio, todos nós sabemos que é mais fácil relevar qualquer desavença e concordar em comer.

Os dirigentes, então, fizeram uma pausa na gritaria e decidiram ir a uma pizzaria do bairro do Brás, onde teriam pedido nada menos que dezoito (!!!) pizzas gigantes, além de chope e vinho.

Bem alimentados, aqueles cartolas ficaram mais pacíficos e conseguiram dialogar para resolver suas questões e chegar a um acordo. Era o jornalista Milton Peruzzi, da Gazeta Esportiva, quem cobria o caso. No dia seguinte, o título estampado em sua matéria não poderia ser outro: “Crise do Palmeiras termina em pizza”.

A expressão caiu nas graças do brasileiro. Hoje, vira e mexe, ela aparece por aí para descrever escândalos políticos que acabam não sendo punidos como deveriam.

Este texto vai acabar em pizza, mas de um jeito bom. Clique aqui para ver camisetas da Chico Rei inspiradas nesse delicioso prato italiano!


Tags

pizza, dia da pizza, expressão