Loja

Um Pé de Biblioteca: plantando livros!


• 2 mins de leitura
Um Pé de Biblioteca: plantando livros!

O Instituto Um Pé de Biblioteca espalha a semente da educação e da leitura por todo o país através da construção de bibliotecas com apoio solidário de empresas. Esse trabalho é feito de voluntários e organizações que a acreditam na educação como ferramenta de transformação.


Quando conhecemos o projeto, ficamos encantados e juntos estamos uma coleção lindíssima de literatura, que vai conferir parte da renda para o UPDB. Pra vocês conhecerem mais essa iniciativa do bem, batemos um papo com o pessoal do instituto. Se liga:

Chico Rei: Como o instituto UPDB surgiu?

UPBD: A UPDB surgiu da amizade de três amigos André, Rafael (Mano) e Caetano, que se conheceram entre 2003 e 2004. Eles compartilhavam de um ideal: “transformar vidas através da leitura”.

Chico Rei: Por que o nome Um Pé de Biblioteca?

UPBD: O nosso objetivo é trabalhar a biblioteca como instrumento potencial para geração de impacto positivo na educação, e o nome do Instituto faz referência ao futuro que queremos, onde com metodologia sustentável mais bibliotecas brotem em comunidades permitindo o acesso à leitura e mais crianças lendo.

Chico Rei: Qual seria o principal propósito do UPDB?

UPDB: Apoiar a implantação e a reforma de bibliotecas em comunidades carentes. Criando assim um ecossistema favorável ao desenvolvimento e incentivo a leitura em crianças e jovens em todo o país.

Chico Rei: Quais são os maiores desafios da organização hoje?

UPDB: Um dos maiores desafios enfrentados pela organização hoje é fazer com que o projeto seja autossustentável e escalável para poder impactar o maior número de crianças e jovens.

Chico Rei: Como a coleção vai contribuir pro crescimento do UPDB?

UPBD: A coleção é uma oportunidade única de as pessoas conhecerem o trabalho que fazemos e de poderem nos ajudar a disseminar a ideia de que “A leitura transforma vidas”.

Chico Rei: Qual a perspectiva de futuro do UPDB?

UPBD: Atualmente são 26 bibliotecas apoiadas no Brasil. Estamos com mais duas inaugurações programadas para o ano de 2018. Queremos alcançar a marca de 100 bibliotecas apoiadas até 2020. É um número ousado, mas bem possível.

Chico Rei: Gostariam de deixar uma mensagem pra jovens leitores?

UPBD: Tem uma frase do Nelson Mandela que é bem pertinente

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

Ps: um gostinho das estampas está espalhado aqui no post :D Você acessa a coleção completa aqui.


Tags

livro, literatura, livros