Loja

Quem faz arte? #6 Nicolle Bello

Artista! Quando perguntam qual é a profissão da Nicolle Bello, é assim que ela responde, sem saber definir de outra forma o que considera sua missão de vida.


• 3 mins de leitura
Quem faz arte? #6 Nicolle Bello

Mais um talento da nossa galeria apresentado hoje!
Artista! Quando perguntam qual é a profissão da Nicolle Bello, é assim que ela responde, sem saber definir de outra forma o que considera sua missão de vida. Essa mulher que cria como poucos, é parte da banda itinerante Čao Laru onde canta, dança e encanta, além de escrever poesia, compor e trabalhar com publicidade. Nicolle é uma  faz-tudo assumida que  já fez parte do nosso time há alguns anos e hoje está pelo mundo levando arte!

Vem conhecer um pouco mais sobre essa personalidade querida através da nossa conversa:

Chico Rei: Quando e como se descobriu ilustradora?
Nicolle: A relação com a ilustração para mim se deu muito cedo e de forma muito natural. Meu pai, conhecido como Bello, era também desenhista, tendo trabalhado como chargista do jornal Tribuna de Minas (de Juiz de Fora/MG) por mais de 25 anos. Por conta desse ofício, na minha casa desenhar sempre foi brincadeira, imitar o papai. O presente que eu mais ganhava (e o que mais gostava) era papel, canetinhas, lápis de cor... Essa brincadeira foi amadurecendo, e já com cerca de 15 anos de idade comecei a fazer alguns trabalhos na área, como freelancer, com caricaturas e retratos. Aos 19 anos, fui contratada como estagiária pelo setor de criação da Chico Rei, onde aprendi muito e me ferramentei de técnicas digitais.
Desde então já fiz muitos outros trabalhos (logos e identidades visuais para empresas, capas de livros, de discos, cartazes para eventos, peças de publicidade, etc) e sigo sempre aprendendo!

CR: Como você define seu estilo?
N: Para ser sincera essa coisa de estilo nunca foi uma busca minha... Nem sei se realmente tenho um estilo! Não gosto de me limitar, de ter de escolher um traço, uma técnica, um jeito de fazer as coisas... Gosto mesmo é de descobrir! Mas se for pra definir, poderia dizer que meu estilo é intuitivo. Sou autodidata, e o que me encanta e inspira são as infinitas possibilidades de criar!
Agora, diferentemente de estilo, acho que a gente tem sempre uma identidade. E a identidade transparece quanto mais conhecemos a nós mesmos. O que criamos é uma extensão de nós e reflete muito sobre a gente, inevitavelmente. Mas sobre isso não temos muito controle...

CR: Quais são as suas referências principais, inspirações?
N: Acho que, por mais bairrista que isso possa parecer, a verdade é que minha maior referência sem dúvidas foi meu pai. Ter dentro de casa o exemplo de alguém que sobreviveu como desenhista e amou esse ofício com certeza foi algo que me influenciou profundamente.
Já sobre inspirações, acho difícil citar nomes, porque realmente são tantos e tão diversos... Acho que somos uma colcha de retalhos, e tudo o que vemos vamos absorvendo, ainda que inconscientemente.
Mas pessoalmente, acho que não tem nada mais inspirador do que a natureza! Suas cores, texturas, movimentos. As paisagens, as plantas, os animais. Um banho de cachoeira, um pôr do sol... E também a música, que pra mim é como um portal de acesso às emoções. Isso tudo me enche de excitação e me aguça a imaginação!
Além disso, pesquisar nossa história também é terreno fértil para mim. Nossas origens multiculturais fornecem muito material para refletir e criar.

CR: Conta um pouco sobre as estampas que vieram pra cá!
N: Na realidade, como trabalhei na Chico Rei por 4 anos como parte da equipe de criação e diretora de arte, muitas estampas da marca têm meu dedinho, além das que agora constam na minha página de artista convidada. Já criei sobre muiiitos temas diferentes, e é um pouco difícil agrupar esses trabalhos em uma história única. Mas meu forte (ou o que sempre gostei muito de trabalhar) são as artes sobre música e brasilidade. Gosto de investigar nossas raízes culturais, e, no Brasil, é impossível não misturar isso com música.
As estampas mais recentes têm habitado bastante esse universo.

CR: Deixa um recado pro público da Chico :)
N: É muiiito legal ver vocês usando camisetas com desenhos criados por mim, não só por sentir meu trabalho sendo reconhecido, mas também por entender que, quando alguém escolhe usar um desenho que criei, provavelmente temos algo em comum, já que as camisetas também são uma forma de transmitir uma mensagem. É um sentimento de identificação muito bacana, pelo qual sou grata!

Aqui estão algumas estampas famosas da Nicolle:

1. Folclore 2. Pacha Mama 3. Espada de São Jorge 4. Danza de las Brujas

Conheça todas as estampas da artista bem aqui!


Tags

arte, artistas convidados, quem faz arte