Loja

Dia do Astrólogo na Chico Rei: pra virginiano nenhum botar defeito!

Entenda o que está por trás do seu mapa astral, e como a astrologia atribui significado a esses símbolos.


• 4 mins de leitura
Dia do Astrólogo na Chico Rei: pra virginiano nenhum botar defeito!

Hoje, 6 de janeiro, é comemorado o Dia do Astrólogo! E, mesmo dividindo opiniões, a Astrologia não deixa de ser um estudo milenar que nasceu como parte importante de culturas ancestrais, que extraíam informações a partir da observação dos astros, a fim de planejar e organizar suas plantações, colheitas, navegações e até guerras.

Muito lá atrás, a Astrologia e a Astronomia eram uma coisa só. Mas, com o passar do tempo, a evolução dos estudos e as novas descobertas, foi necessário separar as duas áreas, e a Astrologia adquiriu esse caráter simbólico. Os astrólogos são os profissionais que estudam os significados por trás desses símbolos, interpretam e traduzem para as outras pessoas!

Na astrologia, os signos são o que a maioria das pessoas conhece, mas, na realidade, eles são só uma parte dessa leitura dos astros. Existem os planetas, as casas astrológicas e também os aspectos formados entre cada um deles. Isso tudo a gente encontra em um mapa astral, que é como se fosse uma foto tirada do céu no momento exato em que alguém nasce.

Se você nunca fez o seu mapa astral, é só clicar aqui para fazer.

Eu sei que a astrologia é bem mais complexa e profunda do que eu pretendo abordar nesse texto. Mas achei que seria legal deixar um resumo com algumas definições por aqui.

As 12 casas e seus significados
Os Astros e Planetas

Você sabia que todos nós temos todos os signos?

Sim! Como o mapa astral é a representação do céu em um momento específico, todos os planetas e constelações estão ali. Ou seja, todos os signos fazem parte do seu mapa e influenciam de diferentes formas as áreas da sua vida.

Resolvi separar algumas perguntas que podem aparecer quando você esbarra pela primeira vez com esse universo:

1. “Sou do signo de Áries, o que isso significa?”

Isso pode significar coisas diferentes para cada pessoa. Ser de algum signo, num primeiro momento, só significa que você nasceu na época em que o Sol transitava pela constelação daquele signo. Existem características fortes em todos eles, mas nem sempre elas vão se manifestar da mesma forma. Até porque a astrologia precisa de um contexto pra fazer sentido. Como assim contexto? Contexto de vida. De mundo. Do que tá rolando agora.

Uma leitura de um mapa não pode ser feita sem considerar o contexto que a pessoa vive, se não a interpretação se torna vaga e perde o sentido de orientação, que é o que muitas pessoas buscam quando realizam uma consulta com um astrólogo. Ler definições soltas sobre o seu signo pode até te gerar uma sensação legal de pertencimento, mas também pode fazer com que as pessoas se coloquem em caixinhas e se apeguem a estereótipos que não se aplicam a todos.

2. “Não me identifico com o meu signo. Nasci errado?”

Não. O Sol é apenas um posicionamento no seu mapa. Você tem todos os outros 12 signos em outras posições e outros astros “conversando” entre si. Um signo possui várias características e várias formas de expressá-las. As pessoas também! Dois capricornianos não serão iguais e nem sempre lidarão da mesma maneira com as situações só porque têm o mesmo signo solar. Sabe? Essa parte é mais simples do que parece, mas as pessoas gostam de complicar.

3. “Não tenho nada no signo de Câncer. Sou insensível?”

Talvez você seja, mas não por isso. Todo mundo tem todos os signos no mapa. Pode ser que você não tenha nenhum planeta posicionado na constelação de Câncer, mas isso não exclui a presença dele! Com certeza uma das casas no seu mapa está no signo de Câncer, e o astrólogo vai saber interpretar e traduzir o significado disso da melhor forma de acordo com todos os outros posicionamentos do seu mapa. :)

4. “Como pode a Astrologia ainda se basear no Geocentrismo?”

Então, a Astrologia e a Astronomia são coisas diferentes. E lá atrás a galera acreditava que a Terra era o centro do universo. Quando descobriram que na verdade era o Sol quem dominava tudo, a dinâmica mudou. E como a Astrologia trata de um estudo muuuito antigo de símbolos, e não de uma ciência, não faria sentido modificar a sua forma de leitura, uma vez que os astrólogos estudam as influências desses astros a partir do ponto de vista da Terra. Por isso, até hoje, é adotada essa perspectiva geocêntrica.

5. “Um astrólogo prevê o futuro?”

É super perigoso alguém assumir essa responsabilidade de prever o futuro hoje em dia, né? A Astrologia não é determinista, ela indica possibilidades e tendências de acordo com as posições dos astros em algum momento específico. Mas ela não controla e define nada. Como eu disse antes, ela precisa sempre de um contexto, e os contextos mudam o tempo todo. A vida é movimento!

Pra quem curte astrologia, assim como eu, a minha dica é não esperar respostas concretas de nenhum lugar. E nem querer se definir completamente a partir dos astros. A astrologia é uma ferramenta ótima para estimular o autoconhecimento, mas é isso: uma ferramenta! Quem mais sabe sobre você é você.

E assim como cada um de nós, as camisetas da Chico também têm todos os 12 signos e outras milhares de estampas lindíssimas pra deixar qualquer libriano ainda mais em dúvida! Confira clicando aqui.

Algumas astrólogas para acompanhar:

Cláudia Lisboa

Amanda Rodrigues

Madama Brona

Isabella Mezzadri


Tags

signos, astrologia


Escrito por

Tainara Mello

Redatora | Especialista em Marketing Criativo | Gerente de Marca | Estrategista de Conteúdo