Elza Soares é uma das maiores artistas da história da música brasileira, são nove décadas de história de superação que continua inspirando gerações! Nas reviravoltas que teve que enfrentar em sua jornada, chegou a conquistar o Grammy Latino, conheceu Louis Armstrong e recentemente foi homenageada pela instituição de Beyoncé. Incrível!
A Chico Rei admira e aplaude a Mulher do Fim do Mundo que retrata o Planeta Fome com a raiz contagiante e reflexiva do samba, além disso, ela foi eleita pela BBC como a "melhor cantora do milênio", algo impossível de ser ignorado. Tantas dificuldades e conquistas marcam a biografia de Elza Soares, a qual resumimos especialmente para exaltar essa deusa que também é representante forte do movimento negro e feminista.
Infância de Elza Soares - Onde tudo começou!
Elza Soares nasceu no Rio de Janeiro na Favela de Moça Bonita, uma estação ferroviária que se desenvolveu e hoje é conhecida como Vila Vintém. Filha de Avelino Gomes e Rosária Maria da Conceição, Elza estreou no universo musical cantando com seu pai, que na época era operário e tirava as horas vagas para tocar violão e cantar com a filha.
Obrigada pelo pai a se casar com 12 anos de idade, aos 13 já era mãe, Elza teve sua infância marcada por dificuldades, as quais não desanimaram a jovem que tentava trilhar os caminhos da música. Lutou enquanto vivia dores que foram cicatrizadas com o decorrer dos anos no meio de tantas outras feridas e conquistas que a surpreenderam e fortaleceram.
A voz rouca de Elza Soares
Em entrevistas, a cantora conta que carregava água com a lata na cabeça, e em determinado dia, no caminho até sua casa, ela descobriu a potência extra que carregava consigo desde sempre, o scat. Com essa poderosa arma, chegou a cativar Louis Armstrong , anos mais tarde na Copa de 1962.
Ainda durante entrevistas, ela relata sobre essa técnica vocal, a rouquidão contagiante que foi popularizada por Louis e Ella Fitzgerald, porém, que ela conheceu na vivência árdua que instigou esse gemido, o scat identificaria até hoje a voz marcante de nossa rainha!
Quando Elza Soares iniciou sua carreira?
No Engenho de Dentro, Elza trabalhava em uma fábrica de sabão encaixotando os produtos. Ainda com 13 anos, em 1953, para pagar remédios de seu filho, resolveu participar do programa de calouros de Ary Barroso na Rádio Tupi. Elza conta em entrevistas que a plateia riu dela e Ary criticou suas vestimentas perguntando de qual planeta ela tinha saído. Elza respondeu:
"Do mesmo planeta que você, seu Ary. Do Planeta Fome!"
Depois de chocar a todos com essa resposta, Elza soltou a voz surpreendendo ainda mais todos presentes. Ela cantou a música "Lama", de Paulo Marques e Ailce Chaves. No meio da canção, Ary a abraçou e disse que ali nascia uma estrela! Elza conta que finalizou a canção abraçada no apresentador.
A musa trabalhou na Orquestra Garam Bailes e na Rádio Vera Cruz entre 1954 até 1960, ano em que atuou no Festival Nacional da Bossa Nova alavancando sua carreira com o disco de grande sucesso "Se acaso você chegasse". Aqui começou também sua carreira internacional realizando turnês pelo mundo.
Mesmo com o sucesso, Elza ainda enfrentava o racismo e o machismo que a privaram de divulgar e realizar diversos de seus trabalhos, o que a fez perder oportunidades durante sua jornada. Isso também se mostra em suas composições que retratam muito bem o racismo no país, deixa a força feminista presente e não deixa de cantar o romance, uma força extra para suportar tantos acontecimentos.
Elza já havia perdido seu marido para a tuberculose e dois filhos para a fome, mas ainda tinha 5 para criar. Ela deu um salto ainda maior quando foi representante do Brasil na Copa do Mundo do Chile. Tudo isso é realmente especial.
Casamento de Elza com Garrincha
Elza se tornou madrinha da Seleção Brasileira indo para o Chile em 1962 durante a Copa do Mundo. Nessa época, Garrincha e Elza já tinham um romance secreto, que foi oficializado 4 anos depois, se tornando um escândalo no país.
Nesse momento ela foi criticada e julgada pela mídia e por todo o país, ficando conhecida na época como a mulher que acabou com o casamento do jogador. Na mesma época, quando a ditadura estava em seu auge, começaram a perseguir a cantora e o jogador com ameaças e xingamentos.
Garrincha sofreu um acidente, o qual estava acompanhado da mãe de Elza, que veio a falecer. Durante esse período a imprensa e a ditadura não deixavam a cantora em paz quebrando discos, recebendo ataques e chegaram a metralhar sua casa. Devido a toda essa situação, Elza teve que se mudar para a Itália com Garrincha.
Voltaram ao Brasil, e depois de 16 anos de matrimônio Elza se separou de Garrincha em 1982, segundo a cantora, por decorrência das agressões, ciúmes, traições e principalmente pelo alcoolismo, o qual tirou a vida de Garrincha em 1983 com uma cirrose hepática.
Maiores sucessos de Elza
Nossa lenda da música brasileira teve grandes sucessos, os quais tiveram lançamento em momentos diferentes de sua vida, inclusive em seus últimos álbuns A Mulher do Fim do Mundo de 2015, Deus é mulher, de 2018 e Planeta Fome de 2019.
Dentre as músicas de sucesso de autoria da cantora, outras de versões adaptadas, gostamos de relembrar:
- A Carne - Do Cóccix até o Pescoço
- Mulher do Fim do Mundo - Mulher do Fim do Mundo
- Maria da Vila Matilde - Mulher do Fim do Mundo
- Luz Vermelha - Mulher do Fim do Mundo
- Pra Fuder - Mulher do Fim do Mundo
- O que se cala - Mulher do Fim do Mundo
- Banho - Mulher do Fim do Mundo
- Libertação - Planeta Fome
- Comportamento Geral - Planeta Fome
Outros acontecimentos da vida de Elza Soares
Elza, durante as situações que ocorreram em sua vida, teve momentos de altos e baixos que fizeram ela tentar desistir várias vezes de sua carreira. Mesmo com a perda de seus filhos, preconceitos, racismo, machismo, pressão da ditadura, etc, ela continuou recebendo a força da música em sua vida, até hoje deixando isso claro em todas as composições e entrevistas.
Indicada ao Grammy Latino e outros diversos prêmios nacionais e internacionais, teve um longa metragem indicado em várias premiações. Teve parcerias com grandes nomes da música e vem deixando seu legado, tendo uma das histórias mais inspiradoras do universo musical e encantando a todos com suas canções.
Em 1999, Elza sofreu um acidente no palco que atingiu sua coluna vertebral, levando a cirurgias que dificultaram seus movimentos, e por isso, hoje ela canta apenas sentada no palco. Mas isso fez dela ainda mais rainha, uma vez que é preparado um trono para ela se sentar cada vez que vai se apresentar, levando sua energia inconfundível através de sua voz e músicas.
Elza é tão gigante que poderíamos passar muito mais tempo exaltando sua história e suas obras, mas chegamos ao fim desse post querendo que você busque ainda mais sobre nossa amada. Se inspire com Elza Soares e não deixe de lutar como ela lutou contra o racismo, machismo, a favor de direitos e pela arte!
Esperamos que tenha gostado desse resumo da biografia de Elza Soares. Conheça também as 9 mulheres do Rock que abalaram gerações, revolucionaram e são referências até hoje!