Loja

Conheça o Ciclo das Camisetas Chico Rei

Um passeio pelas etapas de produção das camisetas mais legais da galáxia!


• 5 mins de leitura
Conheça o Ciclo das Camisetas Chico Rei

Somos apaixonados por camisetas! Os entrelaços entre tramas de algodão, o corte exclusivo, a sensação de afago ao vestir...

São tantos detalhes que esse amor em forma de tecido foi além do tempo. Virou participante ativo de histórias que adoramos contar por aí.

A camiseta é cool, é básica e pode ser até sofisticada. É uma "coisa", tipo essa palavra mesmo. Você lança mão dela no contexto que for mais conveniente: é coisa de louco e coisa fina, tudo numa coisa só. Basta você querer.

E do lado de cá, transformamos o “fazer camiseta” em arte e agora contamos pra você tim-tim por tim-tim do nosso processo de produção.

Simbora? ;)

Confecção

Recebendo as ilustres protagonistas

É no Nordeste que iniciamos esse processo: lá que se planta o algodão de primeira linha que confecciona nossas malhas. Sustentável e de altíssima qualidade!

Enfesta que é festa

As malhas chegam por aqui em rolos e, para evitar encolhimento, todas elas ficam pelo menos 24h descansando em nossas mesas. Isso permite que a trama de algodão fique em seu estado mais natural, sem distorcer os fios. Elas são zen e odeiam tensão!

Corta, corta, corta

Nossa modelagem é exclusiva. E toda essa garbosidade não é coincidência: nosso corte é elaborado por programas de última geração, assim também garantimos o mínimo de desperdício numa relação onde todo mundo sai bem na fita: você se veste bem e o planeta agradece.

Costurando vínculos

Trabalhamos com “ilhas” de costura auto-organizadas, num processo inédito e criado exclusivamente para a Chico Rei. Uma máquina junta as mangas, outra a frente com as costas e a gola etc etc etc, além dos acabamentos específicos em cada modelo.

E sonhos!

Também temos uma célula de produção numa penitenciária masculina. O trabalho funciona exatamente como na unidade externa, assim como o carinho com todos. Além do salário, os funcionários ganham remição de pena. O ambiente de trabalho é exatamente como o do lado de fora.

Arremata, fecha a conta e passa a régua

Depois da costura, a peça passa por um controle rigoroso de qualidade. Ela é conferida e passa pelos arremates finais. Aqui se forma o nosso primeiro estoque, o de camisetas lisas. Quando é feita a compra, sua peça é reservada para ser estampada… Mas isso é papo para o próximo item ;)

Estamparia

Trabalhamos para que cada etapa de nossa cadeia de produção seja uma tela em branco, composta por infinitos horizontes criativos.

Na estamparia, então, nem se fala: amamos todas aquelas telas, tintas e possibilidades de reinventar algo que fazemos há anos com a mesma paixão.

Imagina só o desafio que é replicar com o mesmo cuidado e qualidade as mais de 3 mil estampas que já desenvolvemos por aqui? Impossível? Claro que não!

Para que cada peça carregue consigo o toque “Chico Rei”, desenvolvemos uma série de processos que deixam a arte da serigrafia ainda mais vistosa.

Agora convidamos você a saber um pouco mais sobre como sua camiseta foi estampada =)

Chá de revelação

Tudo começa com a revelação das telas, transferindo a arte do computador para o mundo real. As telas são reveladas por aqui e fazemos questão de reaproveitá-las sempre que possível, assim evitamos o desperdício de materiais.

Apresentando: a Tabela Chicotone

Temos uma tabela de cores inédita no mundo das estampas: a Chicotone. Todas as cores usadas em nossa estamparia são catalogadas com fórmulas e códigos, igual num laboratório. Quando uma estampa nova é feita, basta consultar a Chicotone e vrau: a tinta está prontinha!

Um bolo de cores

Uma curiosidade sobre a estamparia é que cada cor tem uma tela. Ou seja, cada camada do desenho tem uma cor. Tipo um bolo. Vamos aplicando camada por camada, tela por tela, até a camiseta ficar prontinha.

Seca e dobra, necessariamente nesta ordem

A estampa seca ali mesmo no “berço” onde as cores são estampadas: ele chega a 32ºC.

Já seca, ela vai para seu último controle de qualidade, a dobradoria. Além de entregar sua camiseta dobradinha e cheirosa, nesse estágio são verificados todos os pontos da camiseta para confirmar se está tudo ok.

Partiu?

Chegou a hora das camisetas irem para o estoque, um paraíso de camisetas com controle de claridade para não mudar as cores nem da estampa, nem da malha.

Agora sim: nossas camisetas estão prontinhas, esperando por mais uma viagem. Desta vez, até você!

Criação

Ideias, ideias e mais ideias: a Chico Rei nasceu dos corredores da Faculdade de Artes como uma forma de expressão.

As camisetas, por sua vez, eram telas em branco prontas para levar nossas caraminholas por aí.

Desde então, fizemos do criar a nossa rotina e não largamos mais.

No caminho, fomos encontrando pessoas que se sentiram representadas pelas nossas ideias. E lá se vão 13 anos e algumas milhares de estampas desenvolvidas.

Agora, lançamos um convite pra você entender um pouco mais sobre como nasce uma ideia por aqui.

Alerta de spoiler: é bacana demais ;)

Toró de ideias

Temos um orgulho danado do tanto de temas que trabalhamos por aqui. Num piscar de olhos, vamos do rolimã ao videogame, do pincel ao pixel.

Mas acredite: só trabalhamos com temas que realmente gostamos.

E só conseguimos isso porque temos um time bastante eclético. Aqui é open bar de pitaco ;)

Tem chão: do tema ao papel

Estamos sempre antenados ao que rola por aí e revisitamos o passado com muita criatividade.

Conversamos, debatemos e desenvolvemos. São muitas etapas para que o resultado seja realmente único. Isso envolve lápis, caneta, papel, computador, referências e muito estudo!

Ela de novo: a Chicotone (que delícia)

Todas as estampas passam por um crivo interno. Lembra quando falamos que nosso time é eclético? Então...

Depois de aprovada, o autor da estampa prepara o arquivo com as cores de acordo com a Chicotone. Voilà!

Calma que ainda não acabou!

Ainda tem chão até o lançamento! Após testes e aprovação da camiseta pronta, ela é preparada para sessões de fotos, produção de conteúdo, redação de descrições etc.

Cada peça lançada recebe carinho individual. Afinal, são feitas com carinho de pessoas para pessoas ;)

Camisetas mudam o mundo

Para além do impacto social, que tangibiliza a ideia, também podemos botar o pé no chão e nos permitir entender que elas mudam o nosso mundinho. Nós, que fazemos delas o nosso ofício. Você, que pode se expressar e gritar para o mundo o que tem na sua caixola.

São muito mais do que camisetas, e nos esforçamos diariamente para honrá-las.

Fazemos isso através de uma busca constante pela excelência. É pegar aquilo que já fazemos bem e fazer melhor. O que já fazemos muito bem e fazer ainda melhor. E assim por diante. Porque dá pra ser melhor, sempre.

É uma jornada que não tem linha de chegada. O caminho é o resultado. Processo. Repetição. Paixão.

Reunimos em vídeo o modo Chico Rei de fazer camisetas. Para nós, elas são as únicas possíveis. Esperamos que para você também:


Tags

chico rei, camiseta