Loja

Cuidados especiais


• 2 mins de leitura
Cuidados especiais

Mesmo não sendo mais o grande vilão dos equipamentos fotográficos, desde sua invenção até os anos 90, alguns cuidados são importantes para manter suas ferramentas protegidas da umidade. Atualmente, os tratamentos químicos de coating das lentes estão muito desenvolvidos, mas não é por isso que você vai guardar seu equipamento no armário. Além do que o consumismo quase nos obriga a sempre trocar de câmeras e lentes (mesmo sem precisar) muito antes de que possa aparecer algum fungo, que é a catarata da fotografia.

Tenho vontade de estapear essas pessoas que tratam seus pertences favoritos de “meu bebê”, mas neste caso é sempre bom levar seus equipamentos fotográficos (todos) para tomar banho de sol. Pode parecer engraçado, mas é verdade.

Lente Saudável

O calor inibe a proliferação dos fungos e ou qualquer tipo de praga que insiste em se alojar em equipamentos ópticos. Isso é apenas uma prevenção, mas agora eu vou ensinar como fazer uma câmara desumidificadora caseira, caso você passe por algum tipo de “acidente”. Sim, é um paliativo, mas pode ajudar e muito na recuperação de respingos de água que sua lente levou durante aquele rafting e até mesmo o seu celular que caiu no vaso quando você subia as calças.

Você vai precisar de:

– Uma caixa de isopor com tampa;
– Um frasco médio;
– Cloreto de Cálcio (que pode ser encontrado em qualquer farmácia) ou simplesmente sal grosso (a vantagem do sal grosso é que ele ainda previne do “mal olhado”).

Sal Grosso

É muito simples… Coloque os equipamentos a serem tratados na caixa junto com o sal ou o cloreto. Algumas pessoas colocam o produto dentro de saquinhos de pano, papel ou meias, mas eu prefiro deixar o produto diretamente em contato com o ar, pois se ele estiver revestido com alguma coisa, a umidade absorvida ficará retida no revestimento, logo, em contato direto com o ar preso na caixa junto com o equipamento. Também é importante colocar as lentes tombadas para que a absorção da umidade ocorra em todas as faces do equipamento. Aí, é só ir trocando o produto ao notar que está saturado ou com gotículas.

Câmara Desumidificadora

Simples, não? Ah e se você curte camisetas de fotografia, não deixe de conferir as novidades em nosso site, vem:

Bnrs_Blog_Categorias_(600x250)_ALT1_mais-legais


Tags

câmara desumidificadora, câmera, cuidado, cuidados especiais, dicas, equipamento, fotografia, manuseio, tutorial, umidade