Loja

Conheça os personagens do folclore brasileiro e suas características!


• 7 mins de leitura
Conheça os personagens do folclore brasileiro e suas características!

Saci, Curupira, Iara, Cuca e tantos outros são personagens do folclore brasileiro que surgirão a partir da união de tradições culturais e identidades distintas que definem nossa origem. Influências indígenas, africanas e portuguesas auxiliaram na formação de lendas e personagens marcantes em nosso espectro cultural.

O Folclore no Brasil é tão forte que virou até série da Netflix, chamada Cidade Invisível, e foi ao ar em 2021 com um enredo muito bem construído, que tem como destaque os personagens do folclore. É uma série que vale a pena ser assistida para fortalecer ainda mais essa cultura popular!

Mas não é só de histórias que vive o folclore brasileiro, afinal, também temos comidas típicas, danças, festividades e outras formas de expressar o Folclore. Para homenagear esse incrível símbolo da nossa cultura, celebramos o Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto.

Nesse dia, em 1846, William John Thoms inventou a palavra "folklore" que se dá a partir da junção de "folk" e "lore" que, em resumo, significa cultura do saber do povo, mais precisamente a cultura popular. As comemorações acontecem durante a semana do dia 22 em diversos estados brasileiros, além disso, também acontece o incentivo do estudo sobre o tema nas escolas e até em faculdades.

Quais são os personagens do Folclore do Brasil?

Os personagens do folclore brasileiro aparecem em lendas e historias criadas por diversos povos, e se popularizaram com a inserção dos mesmos em obras de diversos autores da literatura, entre eles: Cecília Meireles, Ariano Suassuna e Mário de Andrade.

Camiseta O Auto da Compadecida - Chico Rei Camiseta - Chico Rei
A camiseta O Auto da Compadecida estampa um pouquinho das peripécias Chicó e João Grilo! Compre a camiseta O Auto da Compadecida no site da Chico Rei em homenagem a um dos maiores clássicos da literatura brasileira.

Esses personagens surgem em contos que misturam a realidade com a fantasia, através de histórias que falam sobre a natureza e a vida humana, sempre deixando uma explicação do porquê de cada ação. Neste texto, vamos falar sobre a história de alguns personagens marcantes do Folclore Brasileiro.

Iara, a Mãe D'água

Iara é conhecida como a Mãe D'água e segundo a lenda, ela vive nos rios da Amazônia. A história conta que ela atrai homens até os rios através de sua bela voz e de suas canções hipnotizantes. Mas, apesar do som angelical, a linda sereia de água doce, com seus longos cabelos pretos, afoga suas vítimas enquanto arrasta-os para o fundo do rio.

imagem ilustrativa do personagem folclórico iara mãe da água.

A história de Iara é díficil, pois ela era uma jovem moça invejada por muitas pessoas. Era uma índia corajosa e encantadora que foi morta e jogada nos rios, o que fez com que os animais aquáticos e as forças da água transformassem-na em uma sereia que busca justiça por sua morte.

Ilustração de Iara, Mãe D'água. Personagem do folclore brasileiro

Em muitas crenças relatam que ela come suas vítimas depois de mortos. Os homens que conseguem escapar precisam da ajuda de um Pajé para curar a loucura que adquirem ao serem raptados por Iara.

Saci Pererê

Esse personagem é um dos mais famosos do folclore brasileiro e sua origem é do Tupi-Guarani. De acordo com a história, Saci é um menino negro que com apenas uma perna que vive na floresta e possui poderes especiais, gerados por seu cachimbo e seu gorro vermelho. Entre seus poderes estão o redemoinho que o transporta a outros lugares muito rápido e o poder de aparecer e desaparecer sem deixar rastros.

imagem ilustrativa do personagem folclórico saci Pererê

Reza a lenda que ele nasceu do broto de bambu e se tornou um menino travesso e brincalhão. O  Saci Pereê apronta todas, mas se algum caçador ou outro ser humano tentar invadir a floresta para destruir as belezas naturais da fauna e da flora, ele impede com um assovio estridente e depois atormenta o invasor para o resto da vida. Ele também adora se divertir escondendo objetos e dando nó nos rabos dos cavalos.

camiseta do folclore brasileiro: saci pererê

Curupira

Assim como o Saci, Curupira adora fazer travessuras com as pessoas, sendo um dos grandes protetores da natureza. Seu nome, Curupira, segundo o Tupi-Guarani significa "corpo de menino". Seus pés são virados para trás e ele direcionava os homens que tentavam destruir a mãe terra para irem a outro lugar.

imagem ilustrativa do personagem folclórico curupira.
Ilustração: Marcus Maia (marcusmaia.com.br)

Muitas vezes o Curupira se disfarça de animal e quando é caçado, deixa quem está fazendo isso perdido na floresta sem esperanças de voltar. Isso também faz com que os índios locais tenham respeito por esse personagem dando a ele, de presente, cachaça e fumo.

Sketchbook Curupira - Chico Rei
Com cabelos de fogo e pés invertidos, o Curupira faz com os destruidores da floresta um jogo sinistro. Pra acompanhar melhor seus passos, abre esse Sketchbook/ hq.

Caipora

Caipora é conhecida como a protetora dos animais, geralmente andando sobre um porco do mato, ela impede que caçadores matem os animais com seu uivo forte que espanta qualquer um que ouse tentar algo contra seus companheiros. Com cabelo vermelho, Caipora pode se tornar menino ou menina. Sua origem também é indígena e é uma personagem muito representativa para nossa cultura!

imagem ilustrativa do personagem folclórico caipora

Boto cor de rosa

Originário da Amazônia, o Boto Cor de Rosa vive nos rios e durante a noite sai das águas e vaga pela cidade vestido de branco. Dizem que sua beleza atrai as mulheres ao primeiro olhar e após seduzi-las, ele volta as águas para a sua forma natural, deixando a mulher grávida.

Muitas pessoas contam que o Boto só aparece nas noites de festa, e costuma surgir no início da noite retornando às águas pela manhã. Para quem tem medo dele, aqui vai uma dica: se o ver por aí, amarre um cipó que ele vai embora na hora.

imagem ilustrativa do personagem folclórico boto cor de rosa

Cuca

"Dorme, neném, que a cuca vem pegar..." Cá pra nós, essa fazia a gente dormir rapidinho, não é mesmo? Mas você sabe porque a Cuca é considerada, de certa forma, uma vilã? Seu corpo é coberto por pele de jacaré e segundo o mito, a Cuca sequestra crianças que desobedecem os pais.

imagem ilustrativa do personagem folclórico cuca

Seus poderes são profundos, ela consegue entrar no pensamento das pessoas descobrindo traumas que muitas vezes foram até esquecidos, o que faz com que ela seja especialista em manipular ações. Com um grito que ultrapassa quilômetros, Cuca não perdoa as pessoas que tentam invadir sua caverna ou destruir a floresta.

Camisa Cuca, folclore brasileiro

Bumba Meu Boi

O Bumba Meu Boi surgiu a partir do desejo de Catarina, uma escrava que teve vontade de comer língua de boi. Conta a história que seu marido, em busca de realizar o desejo da esposa, acabou matando um boi.

imagem da festa do bumba meu boi

Com isso, o dono da fazenda prendeu Chico, o marido, mas logo depois ele foi solto, pois encontraram o boi vivo, ressuscitado por um Pajé. Começa aí a comemoração do Bumba Meu Boi.

camiseta bumba meu boi

O Bumba Meu Boi é símbolo de resistência e uma tradição que reúne milhares de pessoas todos os anos!

Boitatá

Boitatá é uma serpente de fogo que protege a mata das queimadas. O seu poder de cegar as pessoas quando olham diretamente para ela, faz com que os invasores não retornem para a floresta. Originária do Tupi-Guarani, Boitatá vive nos rios e sai quando acontecem as queimadas.

Seu poder também é queimar as pessoas que intentam fogo, sendo assim, ela não apenas cega, mas também podem queimar vivo quem invade seus caminhos em busca de destruição.

imagem ilustrativa do personagem folclórico boitatá

Mula Sem Cabeça

Uma das lendas mais famosas do folclore brasileiro é a da Mula Sem Cabeça, que conta a história de um burro ou cavalo que vaga pela cidade e no lugar da cabeça tem uma enorme tocha de fogo.

Lenda mula sem cabeça - folclore brasileiro

As origens dessa lenda são diversas e uma das versões dizia que a mulher que dormisse com o namorado antes do casamento era automaticamente amaldiçoada. Já a segunda teoria, contava que a mulher que se relacionasse amorosamente com um padre, teria como consequência a maldição da Mula Sem Cabeça.

Teorias à parte, é importante ter em mente que muitas das lendas contadas eram feitas com base nos códigos morais e éticos da época, o que também é um retrato de como certos temas eram abordados.

Mula sem Cabeça, personagem do folclore brasileiro

Festas, danças e ritmos do Folclore Brasileiro

Os personagens do folclore brasileiro possuem histórias que se modificam de autor para autor e a partir dessas influências surgiram diversas festividades, danças e ritmos. Alguns exemplos disso são as festas juninas, o carnaval, Boi-Bumbá, samba de roda, maracatu, ciranda, frevo, quadrilha e por aí vai!

Com essas grandes histórias percebemos algo em comum entre os personagens: a maioria deles protege a natureza, o que os torna ainda mais especiais. Nossa fauna e flora são riquíssimas, mas constantemento atingidas pelas queimadas, desmatamento, secas, entre outros fatores.

Por mais que nas lendas, os seres místicos protejam a mata desses problemas, no dia a dia nós somos os responsáveis! Que usemos o folclore brasileiro de inspiração para continuarmos lutando pela natureza e nossas riquezas. Esperamos que você tenha gostado desse post e te esperamos no próximo! Até mais!


Tags

folclore brasileiro, chicorei, chico rei, personagens do folclore brasileiro, personagens folclóricos