Loja

22 de agosto: Dia do Folclore

Um brinde ao que faz o Brasil, Brasil: hoje é o Dia do Folclore! Vem comemorar com a gente com um show de brasilidade!


• 1 min de leitura
22 de agosto: Dia do Folclore

Uma definição precisa para o termo “folclore” é: conjunto de práticas e saberes de determinado povo, transmitido de geração para geração. A palavra deriva da inglesa “folklore”, junção de “folk” - povo - e “lore” - sabedoria, aprendizado. O folclore brasileiro teve origem na união dos povos indígena, africano e europeu. E essa mistura deu muito jogo.

É normal ouvir a palavra e logo associá-la a alguma entidade como o Curupira ou festejo como o Bumba Meu Boi. Essa associação está corretíssima! E assim como festas populares e lendas fazem parte do nosso folclore, nele também entram danças, jogos, ditados, expressões, rimas, canções, ritmos, artesanato e crendices. Tudo isso caracteriza a identidade social do nosso povo e reproduz costumes e tradições transmitidos ao longo do tempo.

Aqui na Chico Rei, cumprimos nossa modesta cota de propagação da sabedoria popular por meio de nossa arte. A seguir, preparamos uma seleção de conteúdos criados por nós para exaltar nossa cultura. Aproveite! Ah, e confira também nossas camisetas que exalam brasilidade! :)

A Fantástica História de Chico Rei

Salve o Bumba Meu Boi!

De onde vem a expressão “terminar em pizza”?

Odoyá, Iemanjá - uma playlist criada para celebrar a Rainha do Mar!

Versões Nacionais - versões brasileiras inusitadas de músicas gringas em uma playlist!

Chico Rei Cast - A História de Chico Rei (parte 1)

Chico Rei Cast - A História de Chico Rei (parte 2)


Tags

folclore, folclore brasileiro, cultura, brasil, brasilidade


Escrito por

Chico Rei

Chico Rei é uma marca que alia criatividade e tecnologia para a produção de camisetas que geram impacto social através de suas vendas.