Loja

5 dicas de livros de literatura infantil brasileira que educam e divertem


• 6 mins de leitura
5 dicas de livros de literatura infantil brasileira que educam e divertem

"Os livros não matam a fome, não suprimem a miséria, não acabam com as desigualdades e com as injustiças do mundo, mas consolam as almas e fazem-nos sonhar." (Olavo Bilac)

O universo da literatura infantil é muito vasto. Recheado de descobertas e grandes desenvolvimentos. Por meio da leitura, as crianças são lançadas a narrativas fantásticas, mas também são convidadas a terem novas acepções da realidade e das relações interpessoais.

É, galerinha, a leitura é capaz de mudar e salvar vidas, afinal, a partir dela nos percebemos mais humanos ao sermos lançados a um conjunto de emoções e vivências, talvez nunca sentidas.

O ponto é que quando voltamos ao mundo infantil, tudo adquire tons e novos ares de sutilezas. Livros não são capazes apenas de ensinar, mas criar valores e princípios indispensáveis a toda e qualquer existência.

Mas, vamos com calma, porque esse assunto merece muita atenção. Hoje decidimos te levar a reviver a infância para te mostrar o quanto a literatura infantil brasileira pode ser preponderante na vida dos pequenos. Vem com a gente!

Benefícios da literatura infantil

Segundo pesquisas, o Brasil em 4 anos perdeu mais de 4 milhões de leitores e bem mais do que 40% da população não tem o hábito de ler. Os números alarmantes dizem muito do nosso cenário atual, mas gritam ainda mais uma realidade de aculturação.

Deixemos as políticas públicas com quem realmente tem poder para isso e voltemos os olhos para as vantagens da literatura infantil para os pequenos. Quem sabe ao final delas você seja estimulado a levar mais obras excepcionais à garotada que te rodeia.



Estímulo da imaginação

Podemos começar dizendo que nos livros infantis conseguimos explorar a capacidade da imaginação. Como as obras contém muitas imagens e no corpo do texto só nos é apresentado o essencial, grande parte da construção da história é feita pelo imaginário da criança.

Aliás, temos na atualidade uma nova modalidade de livros em que a construção da narrativa requer a interação da criança com o objeto, estimulando ações mais lúdicas e criativas.



Aprendizado de abstrações

Nas fases iniciais do desenvolvimento infantil as crianças são constantemente estimuladas a apreensão sensorial da realidade. Logo, é comum que os 5 sentidos sejam os primeiros recursos a serem desenvolvidos.

À apreensão de representações abstratas depende fundamentalmente da apreensão das representações intuitivas. O que queremos dizer é que sentimentos e ideias necessitam de uma experiência de mundo.

Pense o quão difícil é para uma criança aprender e assimilar o que é a tristeza, o amor e a perda? Por mais que sinta, não quer dizer que os compreenda. Você certamente sente diferentes emoções durante o dia e não sabe muito bem como nomeá-las e/ou aplacá-las.

Sendo assim, podemos dizer que a literatura infantil é importantíssima para a educação emocional das crianças, fazendo com que as mesmas tenham um contato mais legítimo com sentimentos que nos são difíceis de colocar em palavras.

Educação social

Devemos ainda dizer que nas entrelinhas das obras infantis temos uma grande mina de educação social. Com as obras de grandes escritores, as crianças levam ensinamentos cívicos para a vida.

Sabemos que logo quando pequenos somos estimulados a consolidar a ideia de ética e moralidade e nos livros infantis podemos encontrar uma mãozinha. É a partir da narrativa de uma personagem que estabelece relações e laços de respeito, empatia e carinho pelos pais e amigos que contribuímos para a formação de crianças mais humanizadas.

Dicas de livros infantis brasileiros para amar a leitura

Bem, agora que listamos os grandes benefícios dos livros infantis. Que tal darmos atenção às obras de escritores nacionais?

Afinal, embora os livros estrangeiros como A árvore generosa de Shel Silverstein e O pato, a morte e a tulipa de Wolf Erlbruch possuam grandes ensinamentos sobre altruísmo e perdas, aqui em nosso Brasil também temos obras excepcionais e dignas de um bocado de conhecimento.

A Primavera da Lagarta

Este é sem dúvida um clássico da literatura infantil brasileira. A Primavera da Lagarta é uma obra produzida pela escritora Ruth Rocha, que conseguiu explorar uma série de valores a partir de uma história fabulosa.

Na narrativa, a lagarta sofre com a represália de outros animais devido ao fato de comer bastante e acabar com a reserva de alimento da floresta, algo parecido com aquilo que chamamos de bullying.

Após reunião, em uma busca incessante, os insetos se comprometem a se livrarem da pequena lagarta por só trazer prejuízos. Mas era início da primavera, estação em que as lagartas se transformam e que nós somos levados a enxergar que em alguns processos, por mais dolorosos e difíceis, são necessários para uma linda e bela evolução.

Chapeuzinho Amarelo

Que Chico Buarque já escreveu um livro infantil, muitos de vocês não estavam sabendo, não é mesmo?! E que o Chico Buarque escreveu um livro infantil com ilustrações do Ziraldo?

Pois é, chicos, Chapeuzinho Amarelo é a nossa versão brasileira da Chapeuzinho Vermelho, dos irmãos Grimm. A história gira em torno de uma garotinha que sentia medo de passar por situações do cotidiano de qualquer criança, inclusive de falar e acabar se engasgando.

O grande problema é que seus medos a estagnaram por completo, impossibilitando-a de viver. E aí que o livro é um grande instrumento para motivar e empoderar os pequenos a não se afugentarem diante de seus medos, mas a enfrentá-los com inteligência e coragem.

Menina bonita do laço de fita

Só de pensarmos em falar do Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado, já nos emocionamos. Esse é um daqueles livros clássicos que lemos enquanto o coraçãozinho fica aquecido.

A história narra o desejo do coelho branco em ter uma filha tão bonita como aquela do laço de fita, mas não sabendo de onde vem a cor da criança negra, o coelhinho se dispõe a várias presepadas como: banhar-se de graxa, tomar bastante café e comer muita, mas muita jabuticaba.

A obra é aquele alento.Tratando uma temática séria como o racismo de forma sutil, é capaz de ensinar as crianças sobre respeito, empatia e amor ao próximo, ao mostrar que essencialmente todos somos iguais, independentemente de nossa cor.

Felpo Filva

Esta é apenas uma das diversas obras incríveis da escritora brasileira Eva Furnari. A narrativa gira em torno de Felpo Filva, um coelho metido a poeta que um belo dia recebe uma carta nada amigável: uma fã o contatava para discordar de seus textos.

Embora indignado, o coelho passa a corresponder às cartas criando uma relação mais sólida com a interlocutora. O grande ponto deste livro é que ele contém muitas poesias de fácil compreensão, sendo uma ótima forma de iniciar as crianças na arte poética, além é claro de apresentar a elas a construção do amor.

Sai pra lá, vira lata

Por fim, a nossa listinha de livros infantis brasileiros não seria completa se não adicionássemos a obra de um grande contador de histórias. Sai pra lá, vira lata é de autoria de Danilo Furlan e é uma ótima ferramenta para tratar sobre a morte e a perda com os pequenos.

A narrativa nos conta sobre a vida e a morte de um cachorro de rua com uma linguagem simples, mas profunda. O que nos chama a atenção é que a morte é descrita como uma passagem da vida de forma muito serena, quase que indolor, mas, principalmente, acolhedora, como deve ser.

Tá na mão, chicos, usem e abusem das nossas sugestões, mas que elas sejam o ponta pé inicial para a construção de novos desejos literários e lembrem-se sempre que o nosso Brasilzão é solo fértil para grandes livros e maravilhosos escritores.

Até mais!


Tags

Literatura Infantil Brasileira, Literatura Infantil, dicas de livros