Loja

Filmes de sucesso: 5 produções de suspense com enredos surpreendentes


• 5 mins de leitura
Filmes de sucesso: 5 produções de suspense com enredos surpreendentes

Aqueles que acompanham o nosso blog já devem ter notado que amamos sugerir produções que nos tocam com os seus enredos originais, sejam filmes nacionais ou estrangeiros. Parte disso se deve ao fato de que filmes de sucesso, geralmente, trazem boas temáticas e muita emoção, sendo ótimas companhias para um fim de tarde.

E, fala sério, quem é que não gosta de uma boa trama, cheia de reviravoltas inesperadas? E por falar em reviravoltas, filmes de suspense estão repletos delas, além de elevarem as nossas expectativas e solaparem as nossas certezas sobre a realidade criada e efetiva.

Pensando nisso, separamos alguns filmes de sucesso de suspense com narrativas fenomenais e autênticas, dignas de sua atenção, que você confere agora mesmo. Confira aí!

Seven, os sete pecados capitais (1995)

O que será que está por trás do lado sombrio da mente de um assassino? Com a direção de David Fincher, Seven, os sete pecados capitais é uma narrativa repleta de particularidades. A começar pelo fato do enredo girar em torno do modus operandi de um serial killer que mata com base nos 7 pecados capitais elucidados pela Bíblia.

David Mills e William Somerset em cena em Seven

Embora os pecados sejam absorvidos pelo universo católico, os crimes deixam de adquirir um caráter religioso e passam a manter um cunho de insanidade, explorando os limites do inconsciente.

A psicopatia é colocada em voga e, para desvendar os crimes, David Mills e William Somerset são acionados. A partir de um jogo de caça e caçador, a violência transposta em cada cena nos faz refletir sobre o verdadeiro mote moral dos assassinatos, uma vez que as vítimas estão relacionadas diretamente com os seus traços de imoralidade.

As fotografias são a cereja do bolo da película, se considerarmos que refletem traços da falta de comoção, solidariedade e compaixão diante da banalização da violência. Um filmaço para uma sexta-feira à noite.

Ilha do Medo (2010)

A direção de Martin Scorsese conta a história de Teddy Daniels, um investigador responsável por descobrir algumas provas sobre o desaparecimento de uma paciente, Rachel Solando, alocada em um hospital em Shutter Island, reservado para pacientes criminosos com problemas psicológicos.

Cena do filme Ilha do Medo

Quando os médicos e demais funcionários começam a não colaborar com as investigações de Teddy e seu parceiro, o desaparecimento da paciente começa a levantar muitas suspeitas sobre os próprios colaboradores do hospital psiquiátrico, sobretudo, sobre o enigmático médico chefe.

A narrativa começa a ganhar novos caminhos quando os investigadores descobrem que experiências ilegais, como a lobotomia, estão sendo feitas com os pacientes mantidos em cárcere. Contudo, a resistência dos responsáveis pelo hospital faz com que o caso seja resolvido a passos lentos.

Com a chegada de um furacão na ilha, os investigadores passam a ficar incomunicáveis e enfrentam dificuldades para saírem dali. Tudo começa a ir de mal a pior quando Teddy começa a perceber que os funcionários estão a sua caça.

O filme, pouco a pouco, ganha um ar de suspense psicológico nos levando diversas vezes a duvidar da realidade construída pela percepção de Teddy sobre a ilha. Ao notar que o investigador irrevogavelmente está tomado por tamanha loucura, tudo nos passa a ser dúbio.

Um contratempo (2016)

Mais um filme do talentoso Oriol Paulo, Um contratempo é, sem dúvida, uma produção memorável que merece seu voto de confiança. A narrativa gira ao redor de Adrián, um grande empresário que conhece o caos após acordar ao lado de sua amante morta e coberta de dinheiro em um quarto de hotel.

Cena do filme Um contratempo

Sendo o principal suspeito do crime, Doria se mune com a melhor advogada da cidade para conseguir um álibi e se livrar impune das afirmações. O ponto forte da narrativa é a apresentação dos fatos a partir da reconstrução de Adrián Doria e não a partir da cronologia realista dos acontecimentos.

A partir da inquisição sem rodeios da advogada de defesa, vamos descobrindo que alguns pontos da versão de Doria destoam entre si, levantando-nos a possibilidade de que os fatos são inverossímeis.

A forte personalidade da advogada aliada à sua busca pela verdade fará com que o empresário não consiga esconder os acontecimentos por tanto tempo.

Além de uma narrativa surpreendente, Um contratempo ganha pontos pela produção impecável e pelo plot twist mais do que inesperado, que vai te deixar atônito por horas.

Durante a Tormenta (2018)

Durante a tormenta é um filme mais recente, dirigido também por Oriol Paulo, mas de grande sucesso devido à narrativa bastante inusitada. Garantimos que, após assistir ao longa, você vai ficar por horas e horas refletindo até entender todas as linhas de tempo criadas.

Cena do filme Durante a Tormenta

Sim! Você não leu errado. Durante a tormenta é um filme que se sustenta a partir de linhas temporais variadas. Durante uma tempestade, um menino morre atropelado após presenciar o seu vizinho assassinar brutalmente a sua esposa.

Anos mais tarde, a casa do falecido é alugada por um casal e sua filha. Assim, na noite tempestiva de aniversário do menino, Vera é lançada para o momento fatídico e consegue se comunicar com Nico, salvando a sua vida do incidente.

O interessante do filme é que, ao salvar Nico da morte, Vera acaba mudando o espaço-tempo, criando uma realidade na qual não mantém vínculos afetivos com o seu marido e a sua filha jamais nasceu.

O grande problema é que, para recuperar a vida passada, a médica terá que abrir mão da sua nova vida, inclusive, dos novos laços criados. Segure-se no sofá que o plot twist é forte!

O poço (2019)

Mas, é óbvio que O poço, dirigido por Galder Gaztelu-Urrutia, não poderia deixar de entrar em nossa lista de filmes de suspense de sucesso. É surpreendente como o filme consegue explorar e nos impactar em multiníveis e nos deixar boquiabertos com cada mínimo acontecimento. É um “eita” atrás de “eita” e dificilmente você conseguirá tirar os seus olhos da TV.

Cena do filme O poço

Tudo começa quando Goreng decide, por livre vontade, participar de um experimento social, sem ter a consciência de que seria mandado para uma prisão vertical com vários níveis e regras, como esta: a comida vem sempre dos níveis superiores, o que faz com que os indivíduos dos níveis mais baixos fiquem sem alimento.

Levando apenas Dom Quixote consigo, Goreng conhece Trimagasi, que o coloca a par da realidade no poço. Aos poucos, o protagonista começa a perceber que está em cárcere privado e que, após 30 dias, todos estão sujeitos a níveis diferentes da prisão, o que acaba colocando os prisioneiros em situações adversas de fome, angústia, medo e insanidade.

Percebendo que a sobrevivência de todos só pode ser alcançada a partir da divisão igualitária, mas espontânea, dos alimentos, Goreng, a duras penas, descobre que no poço não há espaço para compaixão.

O desfecho ambíguo e livre para múltiplas interpretações só nos mostra como, a partir de uma narrativa de escapismo, a loucura é um prato cheio para a fome.

Está aí a nossa listinha de produções com títulos que fizeram e fazem sucesso. Se gostou das nossas sugestões, nos conte nos comentários qual delas será a sua próxima companhia e confira, ainda, a nossa seleção de filmes de terror aqui no blog.

Só não esqueça da pipoca porque todo grande suspense merece ótimas combinações.

Até a próxima!


Tags