Loja

Gambiarras que funcionam


• 3 mins de leitura

Com absoluta certeza você já tirou alguma foto “macro” com o assunto completamente fora de foco e o fundo maravilhosamente focado, não é?

Macro Fotografia

Mesmo que isso tenha acontecido na primeira vez que você tocou numa câmera, enfim… O fato é que mesmo hoje, numa época em que praticamente toda a população mundial tem uma câmera ou um telefone com câmera, ainda encontramos essas aberrações com frequência, e o mais incrível é que a pessoa que faz não percebe que uma foto dessa deveria ser deletada antes que alguém pudesse vê-la.

A REAL definição de macro é: colocar dentro do espaço de um negativo ou diapositivo de 35mm qualquer assunto em escala 1:1 ou seja, de você olhar o objeto lado a lado com o filme retratado ele deve ter o mesmo tamanho do objeto real.

Macro Real Fotografia

Poréééém, como isso só é possível com uma lente macro pura, os fabricantes de câmeras “burlaram” o significado da palavra “macro”, e hoje o macro significa apenas a distância mínima que a câmera consegue focar determinado objeto. Por que isso? Simplesmente para o fabricante dizer que sua câmera/lente faz macro, mas não faz. Se você observar, absolutamente todas as câmeras/objetivas do mercado têm “macro”, mas efetivamente nenhuma delas faz macro realmente.

Agora eu vou ensinar uma gambiarra que serve tanto para as DSLR quanto para as compactas, porém, nas compactas a câmera se confunde na hora de focar por não permitir ajustes manuais. Remova a objetiva (na DSLR), vire-a ao contrário e segure na direção da baioneta da câmera. É isso mesmo!

Gambiarra que dá certo - fotografia

É o efeito invertido de olhar os binóculos ao contrário, interessante não? Mas como trata-se de uma gambiarra, tem alguns poréns, por exemplo: como a câmera está sem lente, ela lê abertura f/0,0:

Foco Fotografia

Isso lhe dará uma profundidade de campo ínfima de aproximadamente 1mm, ou seja, tem que ser ninja pra conseguir focar no ponto que se deseja (como no exemplo abaixo), mas possibilita uma equivalência superior ao macro real, pois quanto mais grande angular for a lente, mais próxima será a foto, a ponto de eu conseguir um macro 5:1 com uma lente 18mm. Isso equivale a encher um quadro com uma formiga. É muito legal tentar…

FOTO 5

Outra alternativa são os anéis inversores (imagem a seguir) que permitem que você use o diafragma com a lente invertida, possibilitando assim um ganho significativo na profundidade de campo. As possibilidades são infinitas.

FOTO 6

Ama fotografar? Então você precisa conhecer a nossa coleção de camisetas de fotografia:

Bnrs_Blog_Categorias_(600x250)_ALT1_mais-legais


Tags

câmera, como fazer, dica, dslr, equipamento, foto macro, fotografia, gambiarra, lente invertida, macro, passo a passo, tutorial