Loja

Entenda e adote o estilo minimalista para simplificar sua vida de uma vez por todas


• 5 mins de leitura
Entenda e adote o estilo minimalista para simplificar sua vida de uma vez por todas

O minimalismo é o estilo que tem se popularizado muito ultimamente e vem sendo adotado por muitas pessoas. Em seu conceito básico, o minimalismo se trata de reduzir ao máximo possível quaisquer quantidades, seja em objetos, roupas, compras e outros, e a ideia é entender a utilidade das coisas antes de adquiri-las. O estilo se popularizou tão rápido justamente por ser capaz de reduzir grandemente o consumo e o acúmulo de coisas que não são necessárias em nossas vidas.

É preciso entender que o minimalismo não diz sobre viver com muito pouco ou nada – o que seria um problema para a sua vida. O minimalismo vem para simplificar e tornar sua vida mais prática e menos consumista. Para isso, é preciso abrir mão do que não for essencial e se livrar da ideia de se apegar a objetos. Assim você vive com o que considera necessário e importante e logo percebe que sua vida se torna mais prática.

Quando se fala em minimalismo na moda, a ideia central do design se mantem – evitar excessos. Mas nesse caso, é importante pensar em seu estilo pessoal e suas preferências para se vestir, como por exemplo em relação a cores, formatos e tecidos. É preciso se sentir bem consigo mesmo antes de realizar mudanças que impactam o seu dia a dia.

Como adotar a moda minimalista?

Quando se trata de vestuário, o minimalismo faz com que você aposte no básico em tudo o que for usar. Mas se engana quem pensa que só por isso o look acaba perdendo sua personalidade; muito pelo contrário! Com ele, sua personalidade e estilo ficam em destaque pela fatores como costura, mistura de tonalidades e acessórios. Veja algumas dicas para conseguir adentrar ao estilo minimalista com muito sucesso.

1. Faça uma limpeza no guarda-roupa

A moda minimalista basicamente consiste em reduzir peças das quais você não faz uso e aproveitar ao máximo as que você mais gosta. E um ótimo meio de se introduzir nesse estilo é começar a vasculhar seu guarda-roupa a procura de peças da qual você não faz mais uso. Você pode começar por aquelas que nem se lembra da última vez que usou.

Há também a possibilidade de doar essas peças sem uso a pessoas que estejam precisando. Existem muitas pessoas que, sem sobra de dúvidas, farão com que elas voltem a ver a luz do dia fora do escuro do guarda-roupa.

Além disso, é preciso entender que não existem apenas categorias de roupas que você vai ou não usar. Existem também aquelas que você não tem certeza e te deixam na dúvida quanto ao uso. Para elas, existe um critério especial de separação: se nas próximas duas ou três vezes que você retornar a limpar seu armário elas permaneceram por lá sem uso, significa que é hora de desapegar.

As vantagens dessa arrumação vão contribuir muito para o seu dia a dia. Fica mais fácil dar aquela organização e você consegue achar com mais facilidade as peças que precisa.

2. Fuja de compras por impulso

Quando você compra novas peças, você pensa apenas no quão bonita é aquela peça em particular? Ou a vê como um look completo para sua rotina e que se encaixa com outras peças que você já possui? Se sua resposta for a primeira, é importante repensar seu consumo para adquirir peças que você realmente vai usar em seu dia a dia. Isso se chama moda consciente e temos um post em que comentamos o assunto.

Provavelmente você já comprou ou conhece alguém que comprou roupas por impulso e depois viu que não conseguia encaixar a peça em seus looks, deixando-a sempre guardada em casa. Evite que isso aconteça com peças que estejam de acordo com o seu perfil e com quem você é.

O minimalismo também diz respeito a consumo consciente, então pense sempre em como aquela peça ficará junto as que você possui e, principalmente, se faz parte do seu estilo pessoal – mais importante que seguir um estilo é não mudar quem você é.

3. Opte por peças com pouca (ou nenhuma) estampa

Dito que o minimalismo preza pelo simples e básico, roupas com poucas estampadas se encaixam melhor nessa tendência. Nossa dica é focar em cores que você mais gosta, facilitando a junção de tonalidades na hora de produzir o look. A linha básica de camisetas são ótimas opções neste momento. A loja Chico rei tem ótimas opções em linha básica masculina e linha básica feminina.

É comum ver pessoas que seguem o minimalismo usando roupas de tonalidade neutra. Isso porque elas se adaptam com muita facilidade em qualquer ocasião e ainda passam um estilo muito elegante e conceitual. Se você adora roupas em tons neutros – como o cinza, o branco e o preto – vai se adaptar com muita facilidade no minimalismo. Você também pode unir peças com tonalidade neutra com as cores que gosta visto que elas combinam com qualquer cor.

Em contrapartida, há também o conceito de que o minimalismo na moda foca em estampas com formas geométricas e listras em estampas. Nesse caso, as estampas são muito bem vindas e se tornam suas melhores aliadas em questão de design, além de muita elegância ao seus looks. Entender como combinar estampas da maneira correta é um ótimo meio de ficar com estilo em qualquer look.

4. Acessórios

Os acessórios são ótimos auxiliares para ajudar a compor o equilíbrio dos seus looks minimalistas. No entanto, é preciso que você os escolha com cautela, pois se você exagerar pode acabar com seu conceito simplista.

Opte por acessórios sutis e discretos, quase imperceptíveis. Assim, você conseguirá compor lindos looks minimalistas e com a sua personalidade. Caso não queira usar, também é permitido no estilo e você passa uma sensação ainda mais leve.

Com o minimalismo, você vai perceber como seu vestuário se tornará mais prático e simples e logo perceberá que se trata de um estilo de vida. Livrar-se do apego não significa que você não deve ter nada, mas significa que nada deve ter você. Tome essa ideia como um mantra e veja sua vida se simplificar cada vez mais.

O que achou deste post? Esperamos que você tenha gostado! Se você gostou, não se esqueça de deixar um comentário e assinar nossa newsletter para se manter atualizado com várias dicas de moda e cultura. Aproveite e leia nosso post sobre a linguagem das roupas como simbologia da autoexpressão e entenda o porquê da sua roupa dizer tanto sobre você. Até a próxima!


Tags

Entenda e adote o estilo minimalista para simplificar sua vida de uma vez por todas, minimalismo, moda minimalista, chicorei