Loja

A História da Camiseta: sua origem e significados


• 6 mins de leitura
A História da Camiseta: sua origem e significados

As camisetas são as peças mais democráticas da moda. Não tem idade, gênero e gosto que não permita uma combinação com camisetas. A história da camiseta começa a muito tempo atrás, passa por dezenas de gerações, fez parte de muitos movimentos revolucionários e hoje é peça fundamental em todo armário! Criamos uma linha do tempo e nesse post você confere toda a história das nossas queridinhas, vem ver:

Linha do tempo da História da Camiseta

Antigüidade

história das camisetas - camiseta na antiguidade

Conta a história que na antiguidade os romanos usavam uma túnica dupla, chamada camisia, que é o que podemos considerar a ancestral das nossas camisetas. A camisia era feita em linho e sempre branca, quase como uma roupa íntima e tinha como objetivo proteger as túnicas da transpiração.

Século 4

Nessa época os tecidos eram muito ricos em detalhes, bordados com ouro, prata e pedras preciosas, imagina o trabalho que seria lavar isso tudo? Por isso, a camisia ainda era usada por baixo das peças mais trabalhadas e nobres como uma forma de evitar que elas sujassem facilmente.

Século 19

Antigamente as roupas de crianças eram reproduções em miniatura das roupas dos adultos. Já no século 19 isso começa a mudar e as roupas ficam mais infantis. E é aí que entra as nossas queridas T-shirts na história das camisetas! As crianças começam a usar a camisia nos batizados e também como vestimenta até os 5 ou 6 anos.

Ano de 1908

A história da camiseta começa a ser mais aparente lá em 1908. Exércitos europeus e americanos disputam as origens da camiseta: segundo historiadores do velho continente, os Estados Unidos copiaram seu novíssimo traje por causa da praticidade da peça, especialmente em campos de batalha superquentes . Já a escrita americana conta que a ideia surgiu na terra do Tio Sam.

história das camisetas - camisetas primeira guerra mundialhistória das camisetas - militares utilizando camisetas guerra

Ano de 1938

Como sabemos, a ideia da camiseta não era muito bem uma novidade: desde a antiguidade era sinônimo de roupa de baixo. Eles começam a aparecer para o mundo na I Guerra Mundial. E no filme “It Happened One Night’, o galã Clark Gable tira sua camisa e tcharam: nada por baixo!

história das camisetas - clark gable camisetas

Essa cena faz parte de um ponto importante da história da camiseta, pois ela desvincula a ideia de que, por baixo das vestimentas, camisetas eram necessárias. Isso fez com que as vendas das underweares caíssem 40%!

Ano de 1942

história das camisetas - capa revista life camisetas

Continuando com a história da camiseta e ressurgindo das cinzas: a capa da revista “Life” estampa um homem com camiseta de escola militar de aviação norte-americana. A imagem de apenas “roupa de baixo’ é quebrada e um novo estilo é confirmado.

Provavelmente, esta foi uma das primeiras camisetas a levar letras e figuras impressas.

Já as cores de malha surgiram de uma necessidade das forças armadas: camisetas brancas eram alvos fáceis durante a II Guerra Mundial. A solução era pintar as t-shirts com café! Até chegarem as primeiras camisetas tingidas de verde.

Ano de 1948

O candidato à presidência dos EUA Thomas E. Dewey lança a camiseta com a frase “Dew it for Dewey”, uma das primeiras camisetas de propaganda política da história.

história das camisetas - camiseta dewey dew it with

Anos de 1951-55

Marlon Brando deu uma forcinha na história da camiseta quando estrelou o filme “Uma Rua Chamada Pecado”, desfilando pra cima e pra baixo trajando a peça branca, bem simples, mas que se tornou um sex symbol! Depois, em 55, James Dean usa a pela que viraria sinônimo de rebeldia e contestação.

![história das camisetas - camiseta marlon brandon](http://45.55.129.122/wp-content/uploads/2016/07/historia-das-camisetas-camiseta-marlon-brandon.jpg)Marlon Brandon usando camiseta
 
![história das camisetas - camiseta james dean](http://45.55.129.122/wp-content/uploads/2016/07/historia-das-camisetas-camiseta-james-dean.jpg)James Dean
##### Década de 60

Contra tudo e todos: o jogo começou a virar na década de 60. Os jovens contestavam os padrões de comportamento impostos pela sociedade careta da época. A história da camiseta chegava a um dos seus ápices: saindo de baixo dos panos para ganhar o mundo!

A peça passava a ser usada por diversos grupos políticos, hippies e punks como forma de comunicação, por meio de mensagens estampadas. As mulheres também passaram a usar as t-shirts, que se tornaram unissex.

história das camisetas - hippies

O movimento da contracultura teve seu auge nos anos 60, quando jovens inovavam estilos, nadavam contra a corrente

Década de 70

As camisetas viram aliadas da publicidade: ativistas de apropriam das t-shirts estampadas em protestos e explodem as camisetas de bandas.

Ano de 1974

John Lennon havia trocado as vestimentas exuberantes dos Beatles pela moda da época: a combinação de camiseta, jeans e tênis. Também aderindo ao movimento pró-NY, veste a camiseta ‘New York City’, ainda sucesso nos dias de hoje.

história das camisetas - john lennon

Década de 90

Já nos anos 90, a camiseta faz parte do guarda-roupas de todo mundo, independente de idade ou classe! Os “yuppies”, tribo de jovens ligados ao consumismo e ao individualismo, adeptos de uma moda ostentadora, trouxe para o mercado a logomania, onde grifes de luxo estampavam bem grande suas logos nas camisetas

história das camisetas - camiseta anos 90

Anos 2000

As camisetas saem de lojas de grandes marcas e ganham as prateleiras virtuais com o e-commmerce

Ano de 2008

Da cabeça de dois estudantes da Faculdade de Artes em Minas Gerais, nasce a Chico Rei, utilizando as camisetas como suporte para arte e redescobrindo mais uma vez o sentido das t-shirts.

Camisetas famosas e seus criadores

Durante toda a história das camisetas tivemos ícones que criaram versões únicas e que marcaram para sempre muitas pessoas pelo mundo. Trouxemos aqui algumas desses serumaninhos:

Jim Fitzpatrick (1968)

história das camisetas - camiseta che guevara

Idolatrava Che Guevara e deixou esta obra sem direitos autorais para a livre reprodução!

Owsley “Bear” Stanley (1969)

história das camisetas - Grateful Dead

Desenhou este símbolo para identificar a equipe de som da banda Grateful Dead.

John Pasche

história das camisetas - lp the rolling stones sticky fingers

Com o primeiro aparecimento no encarte do álbum “Sticky Fingers”, dos Rolling Stones, este logo foi eleito como a melhor Marca de banda em 1971.

Milton Glaser

história das camisetas - i love ny

Criado em 1976 em homenagem ao Estado de Nova York, quando na época a cidade passava por uma fase difícil.

Katherine Hamnet

história das camisetas - choose life

Katherine desenha em 1983 esta estampa para uma feira budista com o intuito de alertar contra o abuso de drogas e suicídios.

Shepard Fairey

história das camisetas - barack obama hope

Em 2008 Fairey cria este poster para a campanha de Barack Obama, tendo grande sucesso nas ruas.

E nós, que somos apaixonadas por elas, fizemos um vídeo super especial que mostra o nosso processo de produção como uma verdadeira obra de arte:

E aí, curtiu o post? Acha que ficou faltando algum ponto importante na história da camiseta? Nós da Chico Rei somos verdadeiros fãs delas! Não é a toa que hoje já atendemos mais de 150.000 mil clientes em todo o Brasil e o mundo. Ficou curioso para conhecer as camisetas mais legais da galáxia? Então só dar um clique abaixo e conhecer o nosso site:

camisetas chico rei


Tags

camisetas, história da camiseta