Loja

#PorDentroDaGaleria: conheça o artista Jackson Duarte!

Ele faz parte da nossa galeria desde 2018 e sem dúvidas você já deve ter visto muita arte bacana criada por ele lá no site!


• 3 mins de leitura
#PorDentroDaGaleria: conheça o artista Jackson Duarte!

Existem diferentes formas de descrever Jackson Duarte, e todas valem a pena: nascido no Paraná mas catarinense desde os quatro anos, ele é designer, ilustrador e pai do João Francisco.

A paixão por desenho vem desde pequeno, mas ela só ganhou cara e corpo de profissão quando ele entrou pra faculdade de design gráfico.

Assim como a Chico, o Jack é seguidor de tudo que envolve criatividade e arte, e hoje você confere o papo que batemos com ele sobre a sua trajetória, seu estilo e muito mais:

1. Estampa Freedom Guitar | 2. Estampa Skull Plant | 3. Estampa In Pizza We Trust

Jackson, como você se apresentaria para alguém que não te conhece?
Olá, meu nome é Jackson Duarte, pai do João Francisco. Moro em Itajaí, Santa Catarina, sou formado em design gráfico e desde a infância tive como hobby o desenho. Amo filmes e séries. Atualmente trabalho como desenhista nas marcas Coca Cola Jeans e Triton.

Quando e como você se descobriu ilustrador?
Desde criança minha maior paixão foi desenhar. Como sempre fui mais na minha, acredito que era uma forma melhor de me expressar. Mas pra mim era apenas um hobby. Quando percebi que isso poderia ser uma carreira fui com tudo. Comecei a acreditar em mim como ilustrador durante a faculdade e me descobri mesmo como tal quando surgiu o primeiro cliente interessado no meu desenho.

Pra você, como têm sido todos esses anos trabalhando com a sua arte?  
É um trabalho prazeroso e gratificante onde eu busco evoluir a todo momento; é recompensador ver a minha arte ganhando asas nas camisetas e casas de outras pessoas. Fico extremamente feliz em saber que pessoas se identificam com a minha mensagem, traço ou até mesmo uma piadinha boba.  A arte é transformadora de várias formas!

Quais são as suas referências principais e inspirações?
Falando de profissionais, já trabalhei e trabalho com os melhores, são os que fazem parte do meu crescimento e me inspiram a cada dia, seria uma lista grande pra citar! Sempre fui apaixonado por camisetas, filmes, desenhos e música. Acho que quando a gente faz arte e trabalha com ela muita coisa pode inspirar; uma conversa, uma caminhada, enfim... Cada momento acaba se tornando inspirador dependendo da forma que a gente olha.

Como você define seu estilo?
Talvez ele ainda não se defina, quem sabe seja uma viagem por meio de vários estilos. O estilo que eu quero seguir na ilustração varia conforme a mensagem que eu quero passar, então eu amo o desenho manual elaborado, no lápis mesmo; mas também amo a ideia de transmitir o contraste de uma ideia complexa num traço super simplista. Meu trabalho acaba sendo uma busca por aprender um novo estilo, pra quem sabe um dia encontrar o meu próprio; mas eu gosto de não tê-lo.

Você tem um processo criativo? Como você lida quando rola o famoso bloqueio?
Normalmente, eu procuro sempre anotar qualquer fagulha de ideia que apareça, então uso bastante o sketchbook pra ir anotando palavras que me façam lembrar posteriormente da ideia, frases, conceitos ou um início do desenho rascunhado mesmo. É sempre bom pra mim revisitar minhas ideias antigas pra fugir um pouco do bloqueio. Então é praticamente dessa forma: ideia, rascunho, pesquisa de referência, finalização e cores.

Deixa um recado pro público da Chico :)
Quero agradecer a todos que valorizam os artistas e carregam um pouco de cada um através das nossas estampas. As camisetas literalmente mudaram o meu mundo e é muito bom transmitir a minha felicidade com isso através da minha arte. É super importante apoiar empresas como a Chico que, além de dar espaço para os artistas, tem todo um cuidado com a sustentabilidade e com a parte humana através de suas ações sociais que são fantásticas.  Sigam acompanhando meu trabalho por aqui e apoiando a Chico Rei, é através dessa corrente que a arte vai seguir transformando.


A gente faz questão de dizer sempre que a arte e a criatividade são coisas que nos movem por aqui, e não há nada mais gratificante do que dividir tudo isso com artistas tão talentosos que se juntam pelo caminho.

Agora que cê teve a chance de conhecer um pouco mais sobre o Jackson, pode aproveitar e conferir seus novos lançamentos em estampas maneiríssimas e cheias de personalidade lá no site :)


Tags

artistas convidados


Escrito por

Tainara Mello

Redatora | Especialista em Marketing Criativo | Gerente de Marca | Estrategista de Conteúdo