Loja

#PorDentroDaGaleria: conheça a artista Jenifer Prince!

Além de fazer parte do time, ela compõe a nossa galeria de artistas convidados, sempre nos presenteando com estampas pra lá de especiais.


• 3 mins de leitura
#PorDentroDaGaleria: conheça a artista Jenifer Prince!

A Jenifer Prince é um dos talentos aqui da Chico Rei. Ela faz parte do nosso time há 5 anos e sempre soube que queria trabalhar com ilustração. Começou como estagiária e hoje, além de compor a galeria de artistas convidados, compõe a equipe de ilustradores da casa. Apaixonada pela estética vintage, seu estilo é marcado pela mistura de elementos e o passeio por temáticas como feminismo e sexualidade, com foco em narrativas lésbicas.

Durante o seu intercâmbio nos Estados Unidos, ela ganhou um concurso e foi a ilustradora responsável pela criação do pôster oficial da famosa marcha de orgulho lésbico em São Francisco, a Dyke March 2016. Demais, né?

Mas ninguém melhor do que a própria artista pra falar sobre o seu trabalho e as suas inspirações. Então, para que a gente conheça um pouco mais sobre a pessoa por trás de diversas criações de destaque aqui na Chico, batemos um papo com a Jenifer, e você confere agora:

1. Estampa Nairóbi | 2. Estampa Busy Thinking About Girls | 3. Estampa Portrait Of a Lady On Fire

Jenifer, como você se apresentaria para alguém que não te conhece?
Essa, talvez, seja a pergunta mais difícil de todas! Eu sou ilustradora e artista visual, sou lésbica e sou apaixonada pelo que faço. Sou uma pessoa muito nostálgica e acho que isso transparece no que eu crio. Apesar de ser introvertida, eu amo estar perto de pessoas, conversar e trocar ideia. Acredito que arte é um meio de transformação social e tento levar isso pro meu trabalho sempre que possível. Sou virginiana, amo astrologia e misticismo e tenho três gatos que me fazem companhia no home office!

Quando e como você se descobriu ilustradora?
Sempre usei a ilustração e o desenho como uma forma de me expressar, de por pra fora meus sentimentos e meus desejos, de dar vida, de certa forma, ao que se passava na minha cabeça, então essa atividade esteve sempre comigo, desde criança. Decidi seguir uma carreira que se relacionasse de alguma forma às artes e acabei descobrindo a possibilidade de ser ilustradora.

Pra você, como têm sido todos esses anos trabalhando com a sua arte?
Incrível! A cada novo trabalho é uma nova chance de experimentar ou aperfeiçoar uma técnica, ou de testar novos desenvolvimentos das ideias, que é algo que gosto muito. Procuro sempre aprender mais e melhorar e dificilmente aceito me contentar só com o que eu já sei, apesar de me sentir satisfeita com os resultados! Em um aspecto mais artístico, é muito prazeroso e gratificante ter essa possibilidade de me expressar e de me conectar com as pessoas através de uma ilustração minha. Toda vez que alguém me fala que sentiu algo vendo um trabalho meu, além de me sentir muito feliz, sinto que, de alguma forma, eu estou conectada àquela pessoa, mesmo que a gente nunca tenha se visto ou se falado antes. É um sentimento maravilhoso!

Quais são as suas referências principais e inspirações?
A resposta curta pra isso é: a vida. Eu realmente me inspiro muito pelo que vivo, pelos momentos que compartilho, pelas conversas que troco com as pessoas. Também me inspiro muito por filmes, TV, música e livros. Em termos estéticos, minhas maiores referências são quadrinhos e revistas pulp dos anos 40 aos anos 60. A pop arte do Roy Lichtenstein sempre me guiou muito também!

Como você define seu estilo?
Eu diria que é uma experimentação somada à estética de quadrinhos vintage.

Você tem um processo criativo? Como você lida quando rola o famoso bloqueio?
As ideias podem surgir de tantos lugares! Pode vir de uma conversa, de algo que vi em um filme, de uma música que estou ouvindo ou de um momento que vivi com alguém. Depois de já ter a ideia, meu processo criativo se baseia principalmente em testes e experimentações. Apesar de começar com um resultado em mente, eu dificilmente me apego a ele: gosto muito de testar as possibilidades que tenho. Já em relação ao bloqueio criativo, quando vejo que estou travada em algo que estou fazendo, eu tento começar outra coisa. Acredito que esse passeio entre os projetos nos ajuda a ter um afastamento daquilo que está te bloqueando e, consequentemente, a refrescar as ideias. Ultimamente tenho tentado prestar atenção no que estou sentindo: às vezes não é um bloqueio, mas sim uma exaustão, e tudo que a mente precisa é de um descanso.

Deixa um recado pro público da Chico :)
Queria agradecer a todas as pessoas que de alguma forma se sentem conectadas ao que eu crio! É muito gratificante, de verdade, eu nem tenho palavras pra descrever o quanto eu fico feliz quando vejo alguém vestindo ou pendurando em sua casa algo que fui eu que ilustrei com tanto amor. Vocês são incríveis, agradeço infinitamente pelo apoio!


A combinação Chico Rei + Jenifer Prince não poderia resultar em nada além de sucesso. E, para a nossa sorte, essa breve apresentação veio acompanhada de estampas recém-saídas do forno! Clique aqui e confira todas as novidades :)


Tags

artistas convidados


Escrito por

Tainara Mello

Redatora | Especialista em Marketing Criativo | Gerente de Marca | Estrategista de Conteúdo