Loja

8 livros de poesia que você não pode deixar de ler!


• 4 mins de leitura
8 livros de poesia que você não pode deixar de ler!

A literatura brasileira é uma das mais ricas do mundo e não falamos isso porque moramos aqui, mas porque é a verdade. São gêneros diferentes, formas de escrita,  traquejos sociais e culturais, entre tantas outras coisas que a tornam tão especial. Assim são os livros de poesia, cheios de herança do nosso povo, ora trazendo assuntos cotidianos e pautas sociais necessárias, ora trabalhando o imaginativo dos leitores com as indagações, os sofrimentos e júbilos do eu-lírico.

Se você gosta de poesia e ainda se arrisca fazendo alguns versos e estrofes, com certeza deve ter seus autores e livros favoritos, não é? São tantas mentes brilhantes pelas livrarias do nosso grande Brasil que é difícil escolher qual obra levar para casa. Sendo assim, preparamos uma lista super bacana desse gênero literário lírico, trazendo títulos especiais que você pode e deve colocar naquela sua pasta mental (ou física) de livros para ler antes de morrer. Confira eles:

1. Toda Poesia – Paulo Leminski

O poeta paranaense foi um fenômeno desse gênero, pois inovou a escrita e suas formas enquanto trabalhava em suas obras. A obra "Toda Poesia" nada mais é que um compilado de informações e das criações do autor, que misturou movimentos literários e formatos entre seus versos. Leminski apresenta temas diversos e que nos cercam no dia a dia, como o amor, os medos, arrependimentos, tristezas, alegrias e tantos outros.

2. Da Poesia – Hilda Hilst

Quem ama uma boa autora brasileira, certamente, não pode deixar de ler Hilda Hilst. Um bom leitor de poesia deve ler essa obra cheia de facetas sobre a vida humana. Ela reúne tudo o que a escritora escreveu e publicou em um único lugar, trazendo, ainda extras especiais, como cartas de amigos, de leitores e admiradores, entre outras coisas.

3. Um útero é do tamanho de um punho – Angélica Freitas

Esse clássico da contemporaneidade ajuda a refletir sobre o dia a dia da mulher, sobre o qual todo o livro gira em torno. A obra é cheia de humor aguçado, inteligência, reflexões e muitas outras coisas. É um livro de poemas ótimo para ler sem pressa, em dias que você deseja distrair a mente dos problemas cotidianos.

4. Poesias – Vários autores

Se você não gosta de ficar em apenas um autor, mas gosta da singularidade da criação de cada um, pode adquirir este livro. Nele, encontram-se trechos de diversos temas escritos por José Paulo Paes, Henriqueta Lisboa, Mário Quintana e Vinícius de Moraes. São menos de 70 páginas, facilmente lidas em uma tarde.

5. Receita de Ano-Novo – Carlos Drummond de Andrade

A genialidade do grande Carlos Drummond de Andrade é inegável, o autor consegue expor em palavras muitas coisas profundas que, por vezes, podemos não ser capazes de exteriorizar. Assim, o livro gira em torno do novo ano, em que as novas experiências e o passado próximo se chocam em meio à melancolia que pode surgir. O livro de poemas é cheio de lirismo, intensidade do sentir humano e aquela dose de ironia boa.

6. Poema Sujo – Ferreira Gullar

Ferreira Gullar é um dos escritores mais importantes da literatura brasileira, e esse livro também está no pódio dos melhores. Toda a escrita estava em trabalho durante os anos de exílio do autor no tempo da ditadura brasileira. Assim,  a obra é cheia de reflexões do poeta sobre a vida, o momento que ele estava passando, suas crenças e modos de pensar e muito mais. É como um tapa na cara sobre todos os perrengues que o povo brasileiro passava, entre a fome, a repressão e a morte.

7. Libertinagem – Manuel Bandeira

Não é possível falar de coisas simples e de poesia sem citar o querido Manuel Bandeira, certo? Nossa literatura seria defasada sem a sua genialidade. O escritor modernista marcou o ano de 1922 com esse livro. A temática cerceia a estética moderna que preza e pede por liberdade, desamarrando-se da classicidade sem brasilidade que prendia a arte e da versatilidade. Aqui, você encontra aquele famoso trecho "Vou-me embora para Pasárgada".

8. Tudo Nela Brilha e Queima – Ryane Leão

Ryane Leão é um fenômeno contemporâneo, dando voz aos problemas femininos e suas experiências, lutas, sexualidades, entre outros aspectos da vida. No livro de poemas, você poderá notar a profundidade da escrita de Ryane, os trechos nos fazem refletir e nos identificar. Com certeza, é uma leitura indispensável.

Esses são apenas alguns dos exemplos da genialidade de escritoras e escritores brasileiros. Cada livro traz assuntos profundos de maneiras diferentes, alguns com mais ironia e humor ácido, outros com delicadeza, visando a cura ou alívio da dor proveniente de problemas cotidianos e muitas outras questões.

O fato é que nenhuma pessoa fã de poesias pode deixar de ler essas obras aqui listadas. Sebos, livrarias e bibliotecas, definitivamente, possuem exemplares que ficarão lindos em suas mãos e em estantes. Não deixe de exaltar a literatura brasileira nunca! Para conhecer mais outras obras e qualquer outro assunto pertinente à cultura, acompanhe sempre nosso blog!


Tags

livros de poesia que você não pode deixar de ler, poesia, livro de poesia, poetas brasileiros