Loja

Morando de aluguel


• 2 mins de leitura
Morando de aluguel

Arrumar sua casinha do jeito que sempre sonhou pode se tornar um pouco frustrante para quem vive de aluguel. Isso porque existem tipos e tipos de contratos que permitem ou não mudanças mais significativas dentro do imóvel. Além disso, a ideia do aluguel é que seja temporário, ainda que indefinido.

Como já morei de aluguel e sofri na pele esses “embargos”, resolvi trazer algumas dicas para unir o útil ao agradável:

– Móveis: Compre sempre pensando na funcionalidade e como ele vai te resolver no dia-a-dia. Móveis planejados são lindos mas não são uma opção para quem vive de aluguel. Tem uma parede na sua casa que aquela mesa que você viu ficaria linda? Ou sua sala é bem espaçosa e cabe um sofazão? Cuidado! Pode ser uma roubada. Como disse ali em cima, seu endereço é provisório e nada te garante que quando você precise mudar novamente, o novo lar terá as mesmas dimensões generosas que o último. Resultado: Você terá que desfazer de muita coisa e comprar outras para atender o novo lar.

sala aluguel
Por isso, abuse da versatilidade de cada móvel e avalie outras possibilidades de uso, caso haja alguma mudança no futuro próximo.

– Paredes: a maioria de imóveis alugados não trazem muita restrição na pintura interna, desde que ele seja devolvido na cor original. Por isso, se eu pudesse dar uma dica preciosa, eu daria para não investir em cores escuras na parede. Aquilo na hora de devolver para imobiliária vai te dar um trabalhão. Se gosta de cores escuras nas paredes, opte por usá-las em quadros, posteres e molduras. Afinal, as marquinhas de pregos você consegue disfarçar com uma massa corrida e pintura por cima. Bem mais prático.

parede quadros

– Acabamento: Tem uma cozinha toda branca ou um banheiro meio sem graça? Hoje com os ladrilhos adesivos isso não é mais problema. Dá para deixar o ambiente mais interessante sem arrumar quebradeira. Para disfarçar o piso da sala que talvez não goste tanto, procure um tapete legal que orne com o restante.

ladrilho 3

– Espaço: Se ele é menor do que você precisa, talvez seja uma boa hora para um desapego de coisas que você realmente não usa mais. Se for maior que você precisa, volte no tópico dos móveis, releia e resista a tentação de preencher todo espaço livre que tiver. Use sua imaginação e as inspirações pinterêsticas para criar um ambiente que antes de tudo, acomode você e seus hábitos.
Boa estadia!


Tags

brasilidade